Moral da História
0
0

Moral da História

Assisti agora à tarde ao filme "Razão e Sensibilidade", disponível no acervo da Brasil Paralelo.

hermetocomercial@gmail.com
2 min
0
0

Assisti agora à tarde ao filme "Razão e Sensibilidade", disponível no acervo da Brasil Paralelo.

De há muito a beleza nas artes foi decretada desnecessária, havendo sido substituída pela obrigação em chocar/impressionar. Assim, os pintores renascentistas foram substituídos por borrões ininteligíveis ou por desenhos de criança de pré-escola; a arquitetura dos construtores de Catedrais da Idade Média (Idade das Trevas, hein!) foi substituída pela chinelice brasilística de Niemeyer; a música "evoluiu" de Bach e Beethoven para Anita e Pablo Vittar.

No cinema e na literatura decidiu-se que não deveria mais haver heróis ou vilões perfeitos e que a "moral da história" era dispensável como irreal na imperfeição do mundo em que vivemos.

Só que essa mensagem quase que obrigatória dos livros e filmes não era destinada a ser executada na vida real. Era uma utopia a ser perseguida - e justamente aqueles perseguidores da Utopia não entenderam isso. Ninguém nunca vai ser perfeito nesse vale de lágrimas e defeitos, mas a BUSCA dessa perfeição deve ser constante, por que é justamente ela - a busca - que nos evolui.

Então a "Moral da História" é FUNDAMENTAL, pelo menos em uma literatura que busque a Evolução no seu sentido virtuoso.

"Razão e Sensibilidade" nos fala de Honra, de Caráter, de Compromisso, de Amor Próprio, Solidariedade e Desprendimento. E, sim, os bons se dão bem e os maus se dão mal.

Há quem diga que o mundo real não é assim, mas, para além da utopia já comentada, devemos seguir a análise além do momento em que o vilão se dá bem, já que se busca tanta realidade assim.

O bem gera o bem; o mal gera o mal. Tu podes tomar a fortuna e até a mulher de teu próximo, mas a história está longe do ponto final. O roubo e a vilania estarão no teu entorno, teus amigos serão tão mal-havidos e fúteis como a fortuna roubada e a mulher sem caráter que tomaste com ela será agora, perigosamente, a TUA esposa.

As conseqüências virão.

Então, o comportamento gerado pela "Moral da História" dos filmes antigos bem poderia estar te PROTEGENDO desse Mundo Real que tanto louvas... ...e que pensas atingir só a mim.

.