Porque cheguei aqui - 01
0
0

Porque cheguei aqui - 01

Já são alguns anos de internet e essa "vida virtual" meio que me cansou. Eu testei praticamente todas as redes sociais até chegar o Tiktok. Pra mim, esse ponto na história da humanidade, mostra que a gente já deu errado há muito tempo. As vid...

Iane
3 min
0
0

Já são alguns anos de internet e essa "vida virtual" meio que me cansou. Eu testei praticamente todas as redes sociais até chegar o Tiktok. Pra mim, esse ponto na história da humanidade, mostra que a gente já deu errado há muito tempo. As vidas agora se resumem a stories de 30 segundos, feed "bonito e organizado", trends e o que eu considero o ponto mais fundo do poço: os cancelamentos. A cada nova polêmica, eu observo esse modos operantis e fico com menos esperança, faz sentido pra você?

As sessões de apedrejamento geralmente começam na praça pública da internet, o Twitter. Com o máximo de 280 caracteres, não tinha como sair coisa boa, que assunto que se desenvolve em tão poucas palavras? Esse é um dos motivos pelos quais cheguei até aqui, eu gosto de textão. Gosto muito. Prefiro ler 15 páginas frente e verso do que assistir 5 minutos de alguém falando do mesmo assunto no YouTube. Os cancelamentos no Twitter geralmente são incendiados pelos sommeliers do "politicamente correto", que basicamente são pessoas/humanos/gente que apontam o dedo para outras pessoas/humanos/gente e expõe ao mundo algum suposto erro, porque eles acham que houve um errou. E se eles acham que você errou, você errou e ponto. Não pense que é só se desculpar e/ou se retratar. Vão atrás do seu emprego, dos seus familiares e amigos, da sua reputação e depois te jogam de lado pra pular pro próximo coitado que será o novo alvo.

Eu sou contra o linchamento virtual propagado pela cultura do politicamente correto, porque depois de Jesus, acredito que ainda não existiu alguém que tenha o direito genuíno de fazer um julgamento e twittar "OH FULANO, OLHA ISSO AÍ QUE VOCÊ DISSE, SE CURVE E PEÇA DESCULPAS". Essa pessoa, com CERTEZA já falou ou fez algo que poderia se enquadrar em uma dessas mesmas regras que ela impõe, mas mesmo assim, estar na zona safe da internet, onde você pode fingir ser quem você quer faz com que ela se sinta no direito de agir assim. E isso é bizarro demais pra mim.

Atualmente estamos num dos piores momentos da internet desde que ela existe no Brasil, é segundo turno das eleições. Lula vs Bolsonaro, Direita vs Esqueda. As redes sociais viraram um verdadeiro inferno, você não consegue muitos minutos de entretenimento sadio em nenhuma rede. Quando você menos espera, dá de cara pelo feed ou stories com uma pessoa raivosa e revoltada, destilando veneno sobre algo que ela não concorda (e isso vale pra ambos os lados). Ou com alguém querendo que você compre algo. E essa é mais uma das razões pela qual estou aqui, os textos não emitem som e eu posso interpreta-los de acordo com o meu entendimento.