2 anos atrás eu não consegui aprender Java e isso me ensinou a respeitar o meu tempo
0
0

2 anos atrás eu não consegui aprender Java e isso me ensinou a respeitar o meu tempo

Essa semana nas lembranças de stories do Instagram apareceu pra mim essa imagem aí embaixo de dois anos atrás: a primeira vez que eu tentava aprender Java.

Jeniffer Bittencourt
3 min
0
0

Essa semana nas lembranças de stories do Instagram apareceu pra mim essa imagem aí embaixo de dois anos atrás: a primeira vez que eu tentava aprender Java.

Email image

Pra quem não sabe entrei na faculdade de Sistemas de Informação em maio/2019 sem nunca ter visto nada de programação na vida, e sim, eu achava que poderia aprender tudo. Logo que comecei a ver algumas coisas iniciais já quis aprender direto o Java por ser uma linguagem bastante utilizada e assim comecei a fazer um curso.

Foi aí que veio minha primeira frustração: eu não consegui entender como funcionavam as coisas direito no Java, não conseguia aprender e a cada aula ia ficando mais aterrorizante.

Depois de conversar com algumas pessoas mais experientes na área, decidi deixar o Java de lado e focar em melhorar meus conhecimentos em lógica. Depois disso acabei indo pra outras vertentes de estudo e me focando mais em aprender HTML, CSS e JavaScript.

Agora, em junho desse ano, tive a oportunidade de voltar a aprender Java, e bateu aquele medo de não conseguir aprender de novo e de não ser pra mim, mas fui com medo mesmo.

Hoje, dois meses depois de começar a estudar Java, no meu ritmo e respeitando meu tempo de aprendizado, percebi que não era aquela coisa assustadora que foi pra mim há 2 anos, e está sendo super prazeroso esse aprendizado.

Quis contar essa história aqui pois sei que, assim como eu, muitos de vocês já tentaram aprender algo e acabaram se sentindo frustrados por não conseguir avançar e aprender como gostariam e em algum momento acabaram se questionando se realmente estavam no caminho certo ou se aquilo era pra você.

E se tem uma coisa que eu aprendi com isso tudo é: respeite o seu tempo e não se compare com outras pessoas. A evolução do aprendizado é contínua e individual, algumas pessoas conseguem aprender mais rápido e acelerando etapas, enquanto outras pessoas precisam ir mais devagar e conhecer melhor as bases, são processos de aprendizado únicos e não existe melhor ou pior.

Talvez o fato de você não estar conseguindo aprender algum conceito ou linguagem agora é porque você precisa mudar o método que está aprendendo, precisa ir mais devagar ou ainda não está pronto para aprender aquilo e precisa de mais conhecimentos de base.

Me conhecer e entender como meu aprendizado funciona me ajudou a me cobrar menos e entender que avançar um passo de cada vez e no meu tempo, também vai me levar onde eu desejo chegar. Que naquele momento há 2 anos, quando tentei aprender Java da primeira vez, eu ainda não estava preparada pra aprender esse conteúdo e que não tem nada de errado com isso.

E vocês, já tentaram aprender algum conteúdo e não deu muito certo? Me conta aqui nos comentários como foi =)