OLHA A COBRA! TUDO SOBRE A TRADIÇÃO E A VOLTA DA FESTA JUNINA PRESENCIAL.
0
0

OLHA A COBRA! TUDO SOBRE A TRADIÇÃO E A VOLTA DA FESTA JUNINA PRESENCIAL.

Cantigas populares, chapéu de palha, quentão, forró e bandeiras... Essas são algumas das características chaves de uma das festas mais populares do ano, mas você sabe de onde surgiram essas e mais algumas tradições desse período tão marcante...

Junior Medeiros
5 min
0
0

Cantigas populares, chapéu de palha, quentão, forró e bandeiras... Essas são algumas das características chaves de uma das festas mais populares do ano, mas você sabe de onde surgiram essas e mais algumas tradições desse período tão marcante?

Apesar da ressignificação cristã que a festa tem, ela surgiu como uma festa pagã, no período pré gregoriano. A tradição europeia comemorava a fertilidade do solo e o começo de bons frutos, tanto na sorte como na colheita.

O nome junina, remete a um dos deuses associados a esse bom presságio de colheita, a deusa Juno. Juno era a protetora do parto, da mulher, do casamento, e ao celebrar em seu nome, ela traria ao povo fartas colheitas. Inclusive, a quermesse, popularmente conhecida como católica, é na verade, um simbolo à comida

Porém a igreja católica não via com bons olhos o tom da celebração e a sua popularidade, então, para ressignificar o período, a adoração à Juno se tornou uma homenagem a João Batista, que era descrito na bíblia como “aquele que batizava” sendo assim, uma preparação para a vinda de jesus.

Umas das técnicas da igreja também foi relacionar o Junino com o calendário litúrgico, e como Junho caía, no período de solstício de verão da Europa, como tempo bom para colheitas, foi adotado a festividade.

Em entrevista, o fã de festas juninas e católico, Hygor Furlanetto, dispara ter se surpreendido com a descoberta.

“Eu sempre vi como uma celebração a São João e Santo Antônio, a minha avó sempre reza para os santos o mês inteiro de junho, e saber que foi uma apropriação me deixa meio chateado, mas eu ainda amo chocolate quente pipoca e paçoca, então vou continuar comemorando.

E apesar da modificação, associar os santos à festa junina não está errado (dentro da tradição católica) pois desde que virou uma festa sobre o mês de junho, a festa junina também tratou de prestar homenagem aos três santos do mês de junho: no dia 13, Santo Antônio; no dia 24, São João; e no dia 29, São Pedro. E em um misto de coincidências, sorte e soberania Inglesa, o teor cristão da festa se popularizou

Apesar da origem, a festa junina tem muita força no brasil, e grande parte dos costumes e tradições relacionadas à festa vieram do modelo católico brasileiro.

Entre as comidas típicas estão: caldo, canjica, galinhada, paçoca, pé de moleque, pipoca, espigas de milho frito, bolo de milho, maçã do amor, pamonha, tapioca, cocada... Pelo brasil ser um território muito grande, alguns costumes variam de região para região. Por exemplo: Suscuz paulista, arroz carreteiro, feijão tropeiro e pão de queijo são exclusivos do Sudeste, enquanto o cuscuz original, carau, Mingau de milho e vatapá são predominantes nordestinos.

E de bebidas são as mais conhecidas: chocolate quente, batida de maracujá, licor tipo amarula, conhaque, suco de milho, e o mais famoso, quentão. O quentão também varia de costume, alguns o fazem com cachaça, e outros com vinho, mas ambas as versões são nacionalmente importantes.

Notou como a maioria das receitas eram totalmente feitas de, ou incluíam milho? Essa incrivel coincidência explica o fato do milho ser um dos principais símbolos da festa, junto com os chapéus, as bandeirolas, os balões e fogos de artifício. O curioso fato da maioria das receitas da festa serem derivado do milho, se deve ao explicado anteriormente, período de prosperidade na colheita, que é quando os milhos crescem mais rápido, mas as coincidências param por aí.

O entrevistado Hygor Furlanetto sempre fica esperançoso com esse período de muito milho.

“Meu avô tem uma plantação enorme de milho e mandioca, e minha avó vende e entrega pamonha. Durante o ano todo as vendas são boas, (sempre tem aqueles clientes fiéis) mas durante o mês de junho, estoura de vender pamonhas. No ano passado, minha avó conseguiu vender duas mil pamonhas durante o mês de junho, e agora então, que as festas voltaram presencialmente, a esperança dela é até perder as contas”

Nos últimos dois anos a pandemia impediu a aglomeração, levando consigo a alma da festa junina, durante o ano de 2020, foram criadas até mesmo caixas de aniversário, caixas de páscoa, de festa junina e etc, que consistia numa caixa com coisas típicas, como comidas e decorações, e com elas, o próximo passo era fazer uma ligação pelo zoom, discord ou derivados. Mas agora com a volta das aglomerações, cidades e instituições já marcaram seu evento.

A fef por exemplo, está realizando o seu segundo arraiá, com estrutura maior que a anterior, horas complementares para quem contribuir com alimentos, o evento contará com o cantor Glauber Lima, e acontecerá nessa sexta feira, dia 03/06. A prefeitura de Valentim Gentil já confirmou a presença do evento este ano, mas sem maiores informações, e em Votuporanga, a escola dinâmica também fará seu Arraiá. Também foi confirmado pela prefeitura de Valentim Gentil uma quermesse e dois leilões beneficentes. Os eventos citados, além dos comes e bebes, contarão com tradições como: Corrida do Saco, Quadrilha, Boca do palhaço, correio elegante, Fogueiras de São João, Pau de sebo e outros.

De onde quer que venha, ou pra onde quer que vá, essa tradição de séculos agora pode continuar.