lettra
lettra
O poder do longo prazo
5
0

O poder do longo prazo

Em 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram a Apple, respectivamente cada um com 45%, 45% e 10% das participações acionárias da companhia. Jobs cuidaria da engenharia elétrica e marketing, Wozniak cuidaria da responsabilidade g...

Erick
3 min
5
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

Em 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram a Apple, respectivamente cada um com 45%, 45% e 10% das participações acionárias da companhia. Jobs cuidaria da engenharia elétrica e marketing, Wozniak cuidaria da responsabilidade geral do produto e engenharia elétrica, e Wayne cuidaria da engenharia mecânica e documentação (com sua alegada experiência em "juridiquês").

Com a escolha do nome da companhia e assinatura de todas as partes no documento da sociedade, Jobs deu início aos planos de fazer empréstimos, e Wayne se acovardou. Ele lembrou do fracasso da sua antiga companhia, não estava preparado para tal aventura e não queria passar por aquilo novamente. Onze dias depois, voltou com uma "declaração de retirada": em pagamento por seus 10% da companhia, ele recebeu 800 dólares, e pouco depois mais 1500. Caso tivesse permanecido sua participação na empresa, ao final de 2010 tal participação valeria em torno de 2,6 bilhões de dólares.

Durante a entrevista, Wayne estava morando sozinho numa pequena casa em Pahrump, Nevada, onde sobrevivia com um cheque da previdência social, e diz que não se arrepende da decisão: "Os dois eram verdadeiros redemoinhos, eu conhecia meu estômago e ele não estava preparado para um passeio daqueles."

O ponto é que é extremamente conveniente falar sobre o assunto, agora que deu certo. Agora que sabemos que Wayne teria uma participação gigantesca de uma das empresas mais (ou a mais) valiosas do planeta. Agora que sabemos que MGLU3 subiu mais de 200% desde o ano passado. Agora que sabemos que o Bitcoin saltou mais de 20.000% desde 2015. E outro fator que também não estamos levando em consideração: este "pensamento" empreendedor não era tão forte back then. Dito isso, é mais conveniente ainda falar sobre isso hoje. Sem mencionar o estilo extremamente radical de Jobs: ele ia trabalhar fedendo e fazer negócios de chinelos, vivia num universo próprio e muitos enxergavam aquilo como uma bomba relógio.

O risco é proporcional à possibilidade do retorno. Um questionamento que faço a mim mesmo quando preciso tomar tais decosiões é: por quê não? qual é o pior cenário possível? o que poderia dar errado? É claro que tais questionamentos precisam ser feitos racionalmente, e não à beira da emoção, e acredito sim que Wayne tenha tomado tal decisão racionalmente.

Penso que para mim seja conveniente pensar desta maneira, pois não tenho filhos, e ninguém depende de mim. Desta forma, não sei se estou vendo o cenário com o melhor julgamento possível. Dentre quaisquer decisões, carrego comigo um lema: sempre tome conta do seu longo prazo.