Recanto da Escrita | Artigo | Empreendedorismo - Parte #001
0
0

Recanto da Escrita | Artigo | Empreendedorismo - Parte #001

Bom dia, hoje é dia 13 de maio de 2021.

Rogério H.P Pontenegro
3 min
0
0

Título: Criando o meu próprio trabalho

Bom dia, hoje é dia 13 de maio de 2021.

Estava pensando aqui como abordar um assunto nessa primeira coluna, sobre a transformação do trabalho na nossa sociedade nesse momento de crise acompanhado pela Pandemia. Essa será um pouco diferente, e mais experimental.

Vamos lá.

Galeria de imagens pingback
Galeria de imagens pingback

Estou desde o começo de 2020 fora do modelo tradicional de trabalho que é o de emprego, eu trabalhei como auxiliar de limpeza por mais de 15 anos, e nesse meio tempo formado em Letras, tive um período de três anos dando aula como professor eventual na educação fundamental e de ensino médio do Estado de SP. Nesses três anos não trabalhei como auxiliar de limpeza, mas eu voltei a ser auxiliar de limpeza. Ta ok!

Nesse ano de 2021 eu sigo trabalhando no meu projeto empreendedor da LiterArte 1983, porém eu trabalhei fazendo bico alguns dias também de limpeza, não é algo que pretendo voltar tão cedo.

Você foi demitido, e agora conseguiu voltar para a trabalhar no modelo de emprego, beleza!

Mas você não quer voltar a ser empregado, e não ter que aturar mais um chefe chato? Ou aturar pessoas na qual você não foi com a cara, crie o seu trabalho.

Mesmo empregado, também crie o seu trabalho pra ter uma oportunidade de mudar, se você quiser assim. O trabalho pode tá associado a empreendedorismo, ou não. Depende como você quer levar isso adiante. 

Acabei de ver no meu feed no Instagram um perfil: "Não era amor, era cilada. O outro lado do empreendedorismo e dos discursos românticos de autonomia e liberdade", no começo eu estranhei, mas eu li e notei que são pessoas que não se enquadraram como empreendedores e discutem sobre a cilada que pode ser realmente você empreender.

Uma coisa que notei é: o empreendedorismo e o trabalho tem em comum: você ajudar uma pessoa a resolver um problema. De início é essa o começo da jornada e foque no trabalho de desenvolvimento, trabalho e estudo. 

Um cara que super indico acompanhar no Instagram é Fernando Barra, que publicou o livro e tem um perfil no instagram que fala de trabalho: Meu emprego sumiu 

Sem dúvida aprendi a fazer o mapa do trabalho e de como começar uma nova jornada de trabalho. Eu alinhei a tabela de trabalho com o meu propósito. Eu sou da área da educação, formado em Letras, com contos publicados em antologias na área literária e editorial. No ano de 2019 eu trabalhei na cultura, e fiz cursos gratuitos na Fabrica da Cultura de Diadema: Fiz Teatro, Gestão de Projetos Culturais, Criação de aplicativo e Jogos de Game.

Uma sugestão pra quem quer descobrir o que quer fazer, ainda mais na área da economia criativa: é fazer cursos gratuitos nas Fábricas da Cultura (pra quem for de São Paulo ou no Grande ABC, mas especificamente em Diadema e São Bernardo do Campo). 

Já não é de hoje que venho perseguindo essa vontade de empreender, são mais de 2 ou 3 anos tentando descobrir, e nisso juntei ideias como negócios criativos em um conglomerado de projetos dentro da LiterArte 1983. É apenas o começo, pivotei alguns projetos por demandarem recursos que não tenho no momento, como por exemplo ter uma Kombi para torná-la itinerante e rodar com ela para outros lugares. Como também ter a minha biblioteca de desapego de livros.

Tudo isso é uma construção do meu próprio trabalho, e nem isso escapa das dificuldades enfrentadas numa sociedade que tem as suas diversas prioridades e que no momento não possuem um apresso pela educação, arte e cultura. Infelizmente temos que mercantilizar isso dentro do mercado para sobreviver.

Nisso moldados e criamos um modelo de trabalho próprio, empreendendo dentro da economia criativa.

Siga a minha newsletter e acompanhe o meu trabalho.

Obrigado

Rogério H.P Pontenegro