36

A Importância da Cultura Pop no Hip-Hop

By Load

Last update Last year4 Min.

Salve pessoal, aqui quem fala é o Load!
Eu sempre penso muito como os quadrinhos e hip-hop conversam bastante entre si. São duas formas de arte que amo e que acabaram me ajudando muito.
Jedies, X-Men, Batman, entre outros, são nomes que normalmente sempre ouvimos em eventos e revistas de quadrinhos, mas começaram a ganhar cada vez mais espaço no caderno de rimas de alguns MC´s.
Esse tipo de referências, muitas vezes têm um peso enorme como por exemplo pudemos ver no clipe de This is America de Childish Gambino que é repleto delas. Essas analogias são, em sua maioria, fundamentais para que o artista construa trabalhos que geram debates em várias questões acabando por ajudar nas interpretações de quem escuta.
Mas hoje em especial eu resolvi focar no nosso Rap Nacional e mostrar um pouco das referências que alguns artistas trazem em suas músicas! 
Algumas pessoas acham que o Rap fala apenas de pobreza, racismo ou violência policial, e é claro que sabemos que abordar esse tipo de tema é algo que está na raiz do rap por ser uma música de resistência e que precisa mostrar a realidade, mas existe muito mais nesse gênero e quem pensa que que é só sobre isso está muito enganado. Só de olhar de olhar de relance as últimas movimentações do cenário, é possível ver muitos artistas trazendo a tona abordagens que não são tão novas assim, mas que ampliam as fronteiras do estilo.
A cultura pop sempre esteve envolvida no Hip Hop ultilizando muito além de somente samples de jogos como os Beatmakers fazem (aliás até tenho um vídeo disso no meu canal sobre isso) mas os Mc´s também utilizam da cultura pop para fazer analogias analogias e deixar mais denso o conteúdo pra suas letras.
O rap é um dos estilos musicais que mais passa informações em seu conteúdo, o Mc na maioria das vezes sempre está buscando informar o ouvinte, foi assim desde o início, e acultura pop sempre está envolvida, fica nas nossas mãos ter a bagagem de conhecimento necessária (ou ir atrás dela) pra poder tirar o máximo de aproveito da obra. Exemplo disso é música Dragão Mimado.
Nessa letra Parteum usa Star War como uma de suas referências, e como sabemos Qui-Gon Jinn é um dos Jedies. A tal Força é o poder que torna os Jedies guerreiros especiais, e eles lutam em defesa de objetivos nobres. Nesse exemplo Parteum te mostra que tem uma personalidade como a do mestre Jedi e se identifica com a postura do personagem.
Aliás, citar filmes parece ser uma das muitas especialidades do Parteum. Estranho no Ninho, Operação Dragão, Talentoso Ripley, Mágico de Oz e Kill Bill são alguns dos títulos já citados em suas letras.
Usar da cultura pop pra passar uma postura ou ideia é algo comum, e ao mesmo tempo podemos dizer que existe essa troca já que hoje em dia temos muitos animes que fazem o mesmo, utilizam do Rap pra passar informações e sentimentos, como podemos ver no anime Devilman Crybaby da Netflix.
No Anime um dos personagens rima sobre sua vida e lugar onde mora, apresentando ao telespectador toda aquela situação sem precisarmos de muitos episódios. Você entra no universo atraves da música, pois eles utilizam como uma crítica à sociedade e também te faz pensar em qual a diferênça entre os Humanos e os Demônios, já que qualquer um pode ser um demônio.
Isso mostra como o Rap pode trabalhar com assuntos variados fugindo da mesmice e ir além da música. Porém não se pode perder o foco de resistência e crítica que é a base para esse estilo musical, gosto sempre de lembrar da música Rei da montanha do Facção Central, em que Eduardo usa a Marvel como parâmetro de popularidade, mostrando que com um sequestro ele conseguiu a popularidade das mídias.
Esses artistas consomem tanta cultura pop como qualquer um de nós, mas ultilizam dela para criar referências fazendo analogias com nossa realidade nos ajudando a refletir sobre as situações que viveram ou presenciaram, e isso chama nossa atenção. Muitas vezes podemos ouvir um artista, por exemplo, se comparando com alguma figura histórica ou até mesmo personaem de um filme e não pegarmos a referência, e é esse gatilho, por isso é tão importante esse recurso, ele faz com que a gente queria ir atrás de pesquisar e aprender, porque sentimos que faltou algo pra consumir a obra como um todo.
Entretanto galera, o rap por muito tempo foi considerado uma música inferior, devido a forma da composição, por suas letras não seguirem a métrica formal das rimas e versos de uma canção "comum" e por ser cantanda com base de outras músicas já gravadas. Mas para quem conhece a história e sabe da sua importância, compreende como isso tudo funciona,  porque na verdade o Rap é isso, comunicação, informação e entretenimento.
Então é importante termos noção das referências e buscar estudar pra entendê-las.