História da Moda Brasileira
263
0

História da Moda Brasileira

Assim como tudo no Brasil, a moda aqui é produto de uma forte miscigenação que remonta ao período colonial. Vem descobrir mais no texto de hoje!

Maria Clara Rocholi
1 min
263
0

Assim como tudo no Brasil, a moda aqui é produto de uma forte miscigenação que remonta ao período colonial. A vinda de africanos e europeus, juntamente aos indígenas nativos, contribuiu para a construção de uma identidade com diferentes origens. No entanto, Portugal foi, por muito tempo, o principal ditador da moda brasileira. 

Apesar do calor escaldante na colônia, no século XVI as mulheres optavam por pesados vestidos de veludo e tafetá, num estilo que seguia a corte inglesa de Henrique VII, rei que dominava o cenário mundial na época. Porém, com o passar dos anos, o vestuário nacional foi tomando forma e absorvendo, cada vez mais, referências culturais. 

Email image

Em 1808, com a vinda da família real e a abertura dos portos às "nações amigas", as mercadorias importadas dominaram o comércio. Nesse contexto, a alta sociedade adotou o hábito de realizar suas compras em ruas chiques do Rio de Janeiro, como a Rua da Direita e a do Ouvidor , por isso, os tecidos nobres e as joias se destacaram muito.

<i>Imagem/Reprodução: Rua da Direita</i>
Imagem/Reprodução: Rua da Direita

Maaaaaaas, como nem tudo são flores, ou melhor, ostentação, a proclamação da República, em 1889, transformou toda a indústria fashion.  A conjuntura política da época abriu espaço para roupas mais práticas que garantiam maior liberdade, especialmente para as mulheres. A partir daí, a mudança constante nunca mais abandonou o Brasil.

Após a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1919), houve uma nova reformulação no vestuário: a carência de matéria prima na Europa e a redução drástica nas importações impulsionou a indústria têxtil aqui. Foi quando surgiram as primeiras confecções na indústria brasileira, que viria a ser palanque para grandes nomes como Zuzu Angel, Clodovil e muito mais!

<i>Zuzu Angel e Clodovil</i>
Zuzu Angel e Clodovil

Mas esse assunto vai ter que ficar para semana que vem! Inscreva seu e-mail na opção "seguir canal" para receber avisos sobre novos posts e me siga no Instagram (@cacarocholi). Te vejo no próximo domingo com mais sobre os primeiros estilistas do Brasil!