Atlético Mineiro, “campeão” dos pênaltis em cinco anos de Brasileirão
48
6

Atlético Mineiro, “campeão” dos pênaltis em cinco anos de Brasileirão

O Atlético Mineiro foi o time que mais pênaltis teve a favor nas cinco últimas edições do Campeonato Brasileiro. As estatísticas da Opta Sports mostra que vencedor da Série A neste ano teve quase meia centena de penalidades máximas a seu favo...

Mauro Cezar Pereira
2 min
48
6
Hulk bate pênalti para o Atlético contra o Fluminense na Série A 2021 - Foto: Pedro Souza/Divulgação/CAM
Hulk bate pênalti para o Atlético contra o Fluminense na Série A 2021 - Foto: Pedro Souza/Divulgação/CAM

O Atlético Mineiro foi o time que mais pênaltis teve a favor nas cinco últimas edições do Campeonato Brasileiro. As estatísticas da Opta Sports mostram que vencedor da Série A neste ano bateu quase meia centena de penalidades máximas entre 2017 e 2021. O Galo também viu muitas marcações contra, ficando em segundo neste ranking, atrás apenas do Santos.

Ao todo os atleticanos tiveram 47 penais assinalados para si e 32 dados aos rivais. O Grêmio foi o outro time que superou a marca das quatro dezenas, com 41, dez à frente do Flamengo, terceiro dessa lista. O Santos foi o que mais pênaltis contra viu serem apontados pelos árbitros. O outro clube que chegou à casa dos 30 a favor de seus adversários foi o Palmeiras, com 33 a favor.

Fonte: Opta Sports
Fonte: Opta Sports

No saldo, o Atlético Mineiro acumula 15, com 32 contra e 47 a favor, seguido bem de perto pelo Grêmio, com 14 (27 x 41). O Flamengo apresenta 10 (21 x 31) e o Internacional nove (18 x 27). Santos, Fluminense, São Paulo, Sport, Ceará, Vitória e CSA tiveram o mesmo número de penalidades máximas contra e a favor nesse período de cinco anos na primeira divisão nacional.

Algumas equipes tiveram saldo negativo, ou seja, viram seus oponentes baterem mais penais contra eles do que cobraram na direção da meta adversária. Caso de Fortaleza, Coritiba e Red Bull Bragantino, com menos um cada; Corinthians, menos dois; Cruzeiro, Atlético Goianiense e Goiás, menos três; Chapecoense, menos sete; Avaí e Paraná, menos oito; Botafogo, menos 15; e Athletico, menos 18.

Curiosamente os times que estão nos extremos dessa tabela estão na final da Copa do Brasil. Há casos curiosos, como o do Paraná, que em 38 rodadas disputadas, em 2018, teve apenas um penal a seu favor. Entre os que estiveram em todos os campeonatos desde 2017, o Flamengo foi o com menos penais contra si, 21, seguido do Corinthians, 23, e São Paulo, 24.