Inumanos - Volume Dez (2001) - um clássico do rap underground brasileiro.
0
3

Inumanos - Volume Dez (2001) - um clássico do rap underground brasileiro.

Salve, Quero falar um pouco sobre o lendário album Volume Dez dos Inumanos, um clássico do rap underground brasileiro.

Aori Sauthon
2 min
0
3

Salve,

O que você estava fazendo em 2001 ? Já era nascido? rs

Em 2001 eu comecei a trabalhar numa obra definitiva na minha vida e carreira:

O album "Volume Dez" dos Inumanos.

projeto gráfico afro futurístico by Tonho Quinta Feira
projeto gráfico afro futurístico by Tonho Quinta Feira

Beeem antes do rap ser pop, nós levamos o rap para os grandes centros das cidades, mais especificamente para L.A.P.A (Laboratório Avançado Pequena África), Rio de Janeiro.

Do release da época:

"Inumanos - Inteligência Natural União Maior Através de Núcleos Originários do Subterrâneo - traz o underground à tona em Volume Dez. Rio de Janeiro, século XXI. A cidade maravilhosa já não é a mesma dos tempos de Tom Jobim e no lugar dos boêmios de Copacabana, músicos da Lapa apontam outras direções. E dessa vez a direção é o hip-hop.

Juntos, os cariocas MC Aori e DJ Babão assumem a forma de Inumanos, grupo que ficou conhecido na cena local em 2000, quando realizava as primeiras batalhas de freestyle (gênero em que os MCs improvisam rimas com o fim de “derrubar” seu “adversário”) ao lado da Brutal Crew - coletivo de músicos e produtores do qual a dupla faz parte, configurando uma cena que reúne gente como Marechal e os meninos do Quinto Andar. Antes disso, ainda adolescentes, eles já se aventuravam pelo mundo da música em uma banda de rock(!) (que tocava covers de Iron Maiden!!!), o que de certa forma é elucidativo, já que uma das características da dupla é a grande variedade de samples incomuns usados em Volume Dez: de Clementina de Jesus a Black Sabbath, passando por Sérgio Mendes. Aori atua ainda como MC de apoio de Marcelo D2 e Babão já rodou o vinil pro Rappa tocar.

O álbum de estréia, considerado pelo próprio Aori “um resumo de suas vidas”, traz cenas de toda a vivência da dupla traduzidas em rimas improváveis que contracenam com colagens e batidas igualmente inusitadas em 13 faixas. Um disco de rap extremamente original que chega às lojas desprendido de qualquer tendência ou referência óbvia. Além dos próprios Inumanos, contribuíram para essa identidade sonora o beatmaker francês Damien Seth e o músico Pedro Garcia (Planet Hemp), além do coletivo Instituto, que masterizou Volume Dez e reforçou a frente Inumana."

Esse álbum, que entre idas e vindas e sacudidas do mercado, só foi lançado em 2006 numa tiragem limitadissima de 1000 cópias, se encontra AGORA em todos os canais de streaming para deleite de fãs, curiosos, nerds e geeks de todo o mundo.

escute aqui:

Boa audição e bom final de semana, a lenda dos INUMANOS continua !