Diferenças entre Produto e Projeto
0
0

Diferenças entre Produto e Projeto

A maioria das pessoas possuem um certo entendimento da diferença entre um produto e um projeto, mas o que está mudando nas empresas é a busca por uma mentalidade e cultura de produto.

Lucas
4 min
0
0

A maioria das pessoas possuem um certo entendimento da diferença entre um produto e um projeto, mas o que está mudando nas empresas é a busca por uma mentalidade e cultura de produto.

Podemos encontrar uma infinidade de conteúdos sobre o que é um produto, mas uma minoria tenta focadas nos conceitos e diferenças de uma mentalidade de projeto.

Então vamos começar falando de projetos. O que é o pensamento de projeto?

Ao analisarmos diferentes projetos percebemos que eles possuem características em comum que os diferencia de atividades rotineiras. Geralmente, eles possuem objetivos bem definidos e prazos de conclusão. E tendemos a pensar em termos de projeto como coisas que precisamos fazer.

Para o Guia PMBOK, os projetos são esforços temporários para criar um produto, serviço ou obter um resultado exclusivo. Possui uma natureza temporária, tem início e término definidos.  

Aqui já podemos ver a principal diferença entre produto e projeto: o foco do projeto é a entrega. Seja a entrega de um produto, de features ou de qualquer coisa que foi definida para desenvolvimento. Aqui a principal medida é o tempo de execução e cronograma.

Um projeto apresenta outras características importantes além do objetivo final e prazo das tarefas. Podemos citar alguns, como: escopo, riscos, custos, qualidade, planejamento, documentação, aprendizados, entre outros. Para cada uma dessas etapas existe um vasto campo de conhecimento e estudos, com diferentes ferramentas e técnicas a serem aplicadas.

No caso de projetos, o sucesso pode ser definido como pegar as especificações de algo previamente, estabelecer um cronograma com entregas bem definidas ao longo do caminho e depois atingir as datas determinadas.

Agora vamos falar um pouco sobre produto.  

Produto nada mais é do que algo que foi desenvolvido para resolver um problema, atender a necessidade de alguém, e pode ser tanto físico quanto virtual.

No caso de produto o foco muda: o foco do produto é resultado. E por sempre estar buscando atender uma dor ou resolver um problema, o produto está sempre mudando e evoluindo.

Quando o foco está no produto é comum escutarmos sobre Discovery e Delivery.

Discovery é a etapa em que o time busca entender o problema a ser resolvido e buscar formas de criar uma solução que faça sentido para o consumidor. Aqui são levantadas as hipóteses referente ao produto final. Já o Delivery é a etapa de desenvolvimento, onde busca transformar as hipóteses em algo visível para o consumidor.

O foco no produto permite manter o objetivo no resultado, pois está sempre em busca de aprender e em adaptações para resolver o problema do consumidor da melhor forma.

Essa é uma grande mudança da mentalidade do pensamento do projeto. No lugar de focar em tempo de execução, datas e cronograma, o foco está no objetivo que queremos alcançar, no impacto gerado. Por não possuir um foco em entregas e sim em resultados, é difícil impor restrições de datas. Principalmente porque não temos uma visão de como vamos atingir o objetivo de antemão. Isso não quer dizer que entregas não são importantes. A diferença está que nosso objetivo é o resultado, mas ainda é necessário entregar o que foi planejado para atingir o resultado desejado.  

Também devemos levar em consideração que o gerenciamento de produto e os produtos gerados são envolvidos em algum nível de gerenciamento de projetos. Por mais que o objetivo seja o resultado, devemos estabelecer datas e reuniões para avaliação do desenvolvimento e alinhamento com diretores e stakeholders. A diferença está no comprometimento somente após avaliar o que precisa ser feito e validar o caminho com pequenas entregas e avaliações.

Para uma pessoa ou empresa com mentalidade de produto o risco não está atrelado a perder uma data, mas sim errar a proposta de valor que está oferecendo ao cliente. É uma busca constante para entregar resultado com o objetivo de diminuir ou anular as dores do usuário.

No blog da softplan é apresentado uma tabela bem didática referente as diferenças entre projeto e produto.

Email image

Fontes:

vidadeproduto.com.br/

softplan.com.br/blog/