Ressurgimento dos trens de passageiros em São Paulo
0
0

Ressurgimento dos trens de passageiros em São Paulo

A pouco mais de 100 dias no governo do estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas já fez inúmeras promessas, uma delas é para restabelecer o transporte de passageiros sobre trilhos...

Mauro Rodrigues
2 min
0
0

A pouco mais de 100 dias no governo do estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas já fez inúmeras promessas, uma delas é para restabelecer o transporte de passageiros sobre trilhos entre cidades.

O estado de São Paulo tem uma malha ferroviária enorme, e segundo o governador ele irá reativar o transporte de passageiros em alguns ramais no estado. O projeto inicial será o TIC (trem Entre Cidades) entre São Paulo e Campinas, e os trens que podem ser utilizados é o double-decker (dois andares) de 12 carros com 300 metros de comprimento segundo o próprio edital disponibilizado pelo governo estadual.

Email image

Esse seria o primeiro trecho segundo o edital do governo estadual a ser feito, saindo da estação Barra Funda indo até a estação central de Campinas, esse trecho seria feito em 60 minutos e valor aproximado de R$40,00 a passagem. Existe projetos para estender esse ramal até a cidade de Araraquara.

Um dos ramais em estudo seria o entre Sorocaba e Campinas passando pelo aeroporto de Viracopos, outro ramal seria de São Paulo a São José dos Campos e São Paulo a baixada santista. Todos esses ramais de transporte ferroviário estão em projeto para licitação.

O Estado de São Paulo tem um histórico enorme de transporte ferroviário, muitas cidades do interior têm ainda suas estações de trem conservadas e algumas até tombadas pelo patrimônio histórico.

Além desse projeto do Governo Estadual Paulista para ressurgimento do transporte ferroviário, existe o Expresso Turístico da CPTM, que aos finais de semana fazem viagens (um dia) para 3 cidades do estado, Jundiai, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, saindo da estação da luz para essas cidades de manhã e retornando a capital a tarde.

Essa primeira parte do projeto prevê início das operações no começo da década de 2030, vamos aguardar e ver se ficara somente em projeto ou irá virar realidade e ajudara muito o estado com criação de empregos e aumentar o turismo nas cidades por onde os trens iram parar.