Eleições, Guerra, Crypto, Digital e por que você é pobre!
0
0

Eleições, Guerra, Crypto, Digital e por que você é pobre!

O que tem a ver uma coisa com outra? Sei que parece meio sem sentido mas vou tentar explicar um pouco desta reflexão que me veio na cabeça recentemente. Deixo bem claro que o assunto principal aqui não é política, nem guerra, nem digital, tam...

Gustavo
6 min
0
0

O que tem a ver uma coisa com outra? Sei que parece meio sem sentido mas vou tentar explicar um pouco desta reflexão que venho tendo recentemente. Deixo bem claro que o assunto principal aqui não é política, nem guerra, nem digital, tampouco crypto...

Mas então do que diabos estamos falando??

O tema central que quero tratar aqui é informação...

Como assim?

Recentemente, tenho refletido sobre o quão carente de informação o cidadão médio brasileiro é e como isto pode prejudicar o entendimento e principalmente a tomada de decisão referente a assuntos de grande importância e impacto em sua vida.

Eleições e guerra:

Deixando de lado qualquer preferência entre os candidatos, vamos analisar o cenário de informação disponível para o cidadão médio até um dia antes ( 02 de outrubro) e comparar com os resultados finais do primeiro turno das eleições de hoje ( 03 de outrubro):

Dentre as diversas pesquisas divulgadas na mídia, no G1 que é um dos maiores portais de notícias ( da rede globo) no sábado ( 1 dia antes das eleições) aparecia uma projeção de 51% para Lula e 37% para Bolsonaro:

Email image

Havia uma grande confiança entre apoiadores do Lula de uma vitória em primeiro turno. Curiosamente o mesmo fenômeno acontecia no lado bolsonarista, segundo uma matéria da gazeta do povo:

Email image

O resultado final do primeiro turno foi: Lula (48,4%) e Bolsonaro (43,2%). De forma geral, as fontes de informação mais comuns disponíveis para o brasileiro médio, o impossibilitariam de ter uma leitura de cenário que fosse precisa e minimamente compatível com os resultados que viriam pela frente. 

O mesmo acontece quando falamos de guerra...

Se pegarmos como base novamente o "mainstream" e o que é discutido e noticiado diariamente nos principais veículos de mídia no Brasil nos últimos 7 anos por exemplo, fica impossível sequer ter uma idéia do cenário geopolítico atual, e com excessão de eventos e fatos pontuais como a invasão da Russia a Ucrania (como noticiado pela mídia ocidental) ou operação militar especial (como noticiado por veículo russos), ou a retirada turbulenta das tropas americanas do afeganistão, no geral é impossível que o brasileiro que acessa apenas informação média disponível no mainstream tenha noção do delicado cenário geopolítico mundial e do quão próximo estamos de uma 3ª guerra mundial (que ja iniciou há muito tempo em diversos fronts não convencionais).

Apenas para citar um exemplo e ir encerrando o assunto guerra (que também não é o foco central aqui) vamos pensar no famoso "dia D" que ocorreu durante a segunda guerra mundial. Para quem não sabe, este foi o dia do desembarque surpresa das tropas aliadas na Normandia, e foi uma missão extremamente bem sucedida e determinante para a vitória sobre os nazistas. Sem muitos detalhes, pouquíssimas pessoas tinham ciência desta operação e foi o sigilo dela que permitiu o sucesso, já que Hitler sabia que eles atacariam mas não sabia por onde nem quando. Não há dúvidas da importância de informação em uma guerra.

Crypto, Digital:

Seguindo com os pontos elencados no título, resolvi pegar umas ilustrações apenas para demonstrar algumas questões referente a crypto:

Buscas pelo termo "bitcoin" em 2021 (google trends)
Buscas pelo termo "bitcoin" em 2021 (google trends)

Note que houve um pico de pesquisas neste perído do dia 16 ao 22 de maio de 2021.

Outra imagem:

Gráfico de Bitcoin para USD (dolar) do CoinMarketCap
Gráfico de Bitcoin para USD (dolar) do CoinMarketCap

Curiosamente o pico de buscas por bitcoin, ou seja, o maior volume de gente interessada em bitcoin, se deu justamente na mínima, ou seja no momento de desvalorização da moeda. Não se trata aqui de querer precisar com exatidão o que está acontecendo em cada momendo de uma curva de um gráfico qualquer. Entretanto fenômenos similares são percebidos frequentemente no mercado financeiro. Algumas vezes, no período que antecede algumas grandes quedas, há um aumento consideravél das buscas por determinado ativo. E de forma geral, estas buscas quase nunca são de pessoas extremamente bem informadas.

E no Digital ?

O mesmo acontece no digital. Quando digo digital, estou me referindo ao mercado digital, que é onde atuo. Mas a esta altura você ja percebeu que também não é este o assunto principal desta minha reflexão. Quando você se depara com um novo hype, uma nova tendência, um novo assunto em alta, extremamente massificado, saiba que provavelmente ja não é mais tão novidade assim. Se é que algum dia foi. 

Analise o seguinte título:

"O novo mercado que esta deixando diversas pessoas ricas..." 

Suponha que você se depara com esta informação e que não seja um verdadeiro golpe (infelizmente existe grandes possibilidades de ser). Você adquiriu esta informação de forma passiva, e o mais provável, caso você vá adiante e tente descobrir qual é este novo mercado que está deixando as pessoas ricas, é que você esteja lado a lado com uma manada de gente que também adquiriu esta informação de forma passiva, e não com uma pesquisa aprofundada realizada de forma ativa e crítica. Em outras palavras, você esta com a mesma fonte de informação da pessoa comum, da massa.

Por outro lado, se você tem acesso a locais, pessoas, conteúdos mais aprofundados (em diferentes línguas) você com certeza se encontra em vantagem e acima da média geral

e por que voce é pobre?

Desculpe se pareceu rude colocar desta forma, mas o ponto aqui não é exatamente a sua condição financeira apenas. Ao longo de todo este texto, eu passei por diversos tópicos que num primeiro momento estão completamente desconectados, mas o elo que tento utilizar para conectá-los é o tema informação. Em qualquer das áreas que seja você está em desvantagem se não tem acesso a informações para além da média e do que é senso comum. 

Quando falamos de alguém rico, geralmente estamos falando de alguém que é referencia em determinada área e que sem sombra de dúvidas entende e possui mais conhecimento do que a grande maioria sobre aquela área ou mercado em que atua. E provavelmente também possui mais acesso a pessoas e informações do que média geral.

Da mesma forma, quando imaginamos alguém pobre, pensamos em alguém que não tem o mesmo nível de informações e acessos disponíveis. Não é anormal, portanto, pensar que, dentre outras coisas, algo que talvez seja fundamental para alguém que queira crescer financeiramente, intelectualmente, ou em qualquer campo que seja, é dedicar tempo e energia suficiente para desenvolver boas redes de informação em todas as áreas possíveis, que somadas podem expandir a caixa de ferramentas disponíveis para se tomar decisões e agir

Portanto, se existe algo que é vital para seu crescimento é fugir do lugar comum, não beber da mesma fonte que todos bebem, ter autonomia e disposição para encontrar e formar fontes de informação que te ajude a estar entre os primeiros, e não entre os últimos...

Compartilhar conteúdo
Inscrever-se na comunidade

Inscrever-se na comunidade