Adoradores em espírito e em verdade
0
0

Adoradores em espírito e em verdade

                                                                     Evangelho de João Cap 4.

Natanael Faria
3 min
0
0

                                                                     Evangelho de João Cap 4.

O texto nos mostra duas quebras de paradigmas de Jesus. O primeiro paradigma quebrado foi de ter se relacionado com os samaritanos, onde nem judeus e nem samaritanos davam-se um com outro, e não satisfeito, Jesus conversa com uma mulher sozinho, onde nenhum judeu o fazia, pois, a mulher na sua época não falava com homens a não ser na presença do marido.

Jesus inicia a conversa com essa mulher pedindo água, uma coisa simples, pois seus discípulos saíram para procurar comida, e ele estava cansado devido a viagem. Só que a mulher o questiona com os dois pontos que coloquei acima. Como pode um Judeu falar com uma mulher, ainda mais ela sendo samaritana? Mas o propósito de Jesus naquela cidade era diferente, ele queria mostrar aquele povo que ele era o messias que eles esperavam, não é atoa que ele ao dizer a mulher que se ela bebesse da água do poço, ela sentiria sede novamente, mas, se ela bebesse da água que o próprio cristo desse, jamais sentira sede. Ele é água viva, ele era o messias que estavam procurando, a mulher de inicio não entende, mas acha que cristo era apenas um profeta, porque ele diz algumas coisas da vida dela na qual, provavelmente uma pessoa que era de fora da cidade não saberia, a não ser pela iluminação de Deus.

O ponto mais importante dessa conversa, é quando ela o questiona dizendo:

“-Nossos pais adoravam neste monte, vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve orar.”

Jesus a responde dizendo que o pai não procura quem o adorava no monte ou em Jerusalém, ele procura quem o adora em espírito e em verdade. E nesse momento Jesus se revela a ela como o cristo que eles estavam esperando.

Nosso momento atual não é diferente, onde passamos por um caos mundial, e muita das vezes não podemos estar na igreja para cultuar a Deus como nos acostumamos. Mas Cristo, nessa conversa vem nos mostrar que não é o local, mas sim a intenção que temos no coração. Independente da onde seja, o acesso a Deus é direto, o véu foi rasgado, basta que seja em espírito e em verdade. Em momentos de tribulação que a Bíblia diz que nossa fé é fortalecida, pois o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Teria um momento melhor que esse? Onde independente da circunstância ele nos fala que quer adoradores que o adorem em espírito e em verdade? Nos pequenos detalhes nossa fé é colocada a prova, e são esses pequenos atos que nos fortalece em cristo, pois é ele quem sustenta. Independente do que aconteça, ele nos prometeu que estaria conosco. Que sejamos Sal da terra e Luz do mundo, para que assim possamos fazer diferença no nosso ambiente e nosso testemunho possa produzir mais adoradores de cristo que não apenas fale que o amam, mas que guarde seus mandamentos, e que o adore em espírito e em verdade.

Boa noite a todos!

Natanael Faria.