OS PRINCIPAIS INGREDIENTES DA CERVEJA
0
0

OS PRINCIPAIS INGREDIENTES DA CERVEJA

Quem gosta de cerveja levante a mão! Não é novidade que essa é uma das nossas paixões nacionais, mas quantos de vocês sabem quais são os ingredientes desse néctar dos deuses? Fique aqui com a gente e confira as informações que preparamos pra ...

Luís Fernando
5 min
0
0
Email image

Quem gosta de cerveja levante a mão! Não é novidade que essa é uma das nossas paixões nacionais, mas quantos de vocês sabem quais são os ingredientes desse néctar dos deuses? Fique aqui com a gente e confira as informações que preparamos pra quem tem curiosidade sobre esse tema.

Água:

A água não só representa a maior parte da composição das cervejas (representa de 90 – 95% da composição da cerveja ), como pode impactar diferentes aspectos da bebida. O sabor, cor, amargor, são influenciados pelo ingrediente.

Apesar disso, é bom todos ficarem alerta. A origem da fonte de água não influencia na qualidade final da cerveja. Hoje em dia a água que é usada no processo de produção de cerveja passa por um tratamento prévio.

Atualmente, já existem diversas técnicas que possibilitam que os cervejeiros adaptem a água para a composição desejada para produzir o estilo de cerveja escolhido. Os cervejeiros retiram (ou adicionam) sais e minerais, ajustam o pH, entre outras mudanças.

Malte:

Em palavras simples, malte são os grãos usados na composição da cerveja. Os mais utilizados são malte de cevadas, porém, outros cereais, como centeio e trigo, também podem ser malteados e usados. O malte é produzido pelo processo chamado de malteação, que consiste em controladamente induzir a germinação do grão para que seus açúcares, conhecidos também como amido, fiquem mais disponíveis.

São esses açúcares, contidos nos cereais, que serão usados como alimento para as leveduras durante a fermentação da cerveja. Também é na malteação que são ativadas as enzimas que ajudarão na quebra do amido , ajudando no trabalho das leveduras.

Para quem não entende muito do assunto, isso tudo pode parecer complicado, mas a influência do malte ou dos grãos que passaram pelo processo de malteação pode ser percebida por qualquer consumidor. Na hora da secagem desses grãos, para que possam ser estocados, eles ganham diferentes tonalidades, que influenciarão diretamente a cor e sabor da nossa querida cervejinha. Além da cor, aroma e sabor também são diretamente influenciados pelo malte.

Lúpulo:

O Lúpulo, conhecido por muitos como o “tempero da cerveja”, é uma planta trepadeira que se desenvolve em climas frios. Essa exigência climática faz com que o Brasil não seja considerado um produtor relevante do produto.

O lúpulo é o ingrediente responsável pela intensidade do amargor da cerveja. Além disso, o aroma da bebida também depende dele. Antes de ser descoberto, o tempero da bebida era feito pelo Gruit, uma antiga mistura de ervas.

Nessa época, na Europa, cada mestre cervejeiro tinha a sua receita própria de Gruit. Os ingredientes que eram utilizados eram muitos, porém, entre eles estão: erva-de-são-joão, artemísia, zimbro, noz moscada, anis e canela.

Não é só sabor amargo que vem do lúpulo. Pessoa, não podemos falar de beneficios para saúde quando falamos de cerveja (antioxidantes) e conservantes, o que contribui para a estabilidade e tempo de validade da cerveja. Mais do que isso, a qualidade da espuma e também está ligada a ele.

Levedura:

A levedura, um tipo de fungo, é um dos ingredientes mais importantes da cerveja, é ele o responsável por fazer a soma de todos os outros se transformar na deliciosa bebida que nós conhecemos e consumimos. Tudo através da fermentação. Lembra quando falamos sobre os açúcares liberados pelos grãos, após o processo de malteação? Então, é a levedura quem vai transformá-los em álcool e gás carbônico.

Existem as leveduras de baixa fermentação (Saccharomyces pastorianus) e as de alta fermentação (Saccharomyces cerevisiae). Além delas, também são comuns as leveduras selvagens, como as Brettanomyces. Aromas e sabores da cerveja são influenciados pela levedura.

Ainda não acabou

Água, malte, lúpulo e leveduras são os principais ingredientes das cervejas, porém, passam longe de serem os únicos. Vamos falar um pouquinho sobre os outros membros dessa deliciosa receita.

E precisamos levar em conta que a cerveja é uma bebida muito antiga e hoje pode ser encontrada em diversos estilos. Por esse motivo, diversos ingredientes podem ser incorporados a sua receita e seria quase impossível listá-los aqui.

Frutas, raízes, , condimentos, plantas, flores, madeiras, açúcares e sementes são alguns desses outros ingredientes. O que vai determinar a sua aplicação são a criatividade e habilidade do cervejeiro.

O que seria a cerveja Puro Malte?

As cervejas Puro Malte são aquelas que usam em sua composição apenas o malte da cevada, como fonte de açúcares. Isso não é apenas um costume, é uma regra exigida pela legislação brasileira. As Cervejas Bohemia e Serramalte são dois ótimos exemplos.

Apesar disso, são muito comuns as cervejas com adição de milho, arroz, trigo, centeio, que também fornecem os açúcares para as receitas. A nossa legislação permite que até 45% da composição da iguaria seja de um dos dois grãos. O uso desses ingredientes pode ser motivado por diferentes motivos, desde deixar o corpo da bebida mais leve,até deixar mais encorpada

Bora experimentar?

Agora que você já conhece os ingredientes básicos da cerveja, quer uma dica de amigo? Leia sempre os rótulos das que vai consumir e fique atento aos sabores. Você se surpreenderá com a variedade e também com as diferenças entre elas. É um hábito muito divertido, além de saboroso!

Fonte: Ambev