Mergulhando no Sermão da Montanha
5
0

Mergulhando no Sermão da Montanha

O Sermão do Monte

Ariana Souza
3 min
5
0

O sermão da montanha é o alicerce, é a fundação, é a estrutura, o pilar de todo cristão, é o nosso norte, é para onde devemos olhar e dar a real importância, pois nele contém a essência do que devemos nos tornar; a essência de Jesus.

É no sermão que o evangelho de Jesus se baseia e se fundamenta para a renovação e transformação do ser humano. A base não está em discussões teológicas, em opiniões que nos dividem e nos afastam mas, nos princípios ensinados por Cristo.

Salvo estamos quando praticamos a bondade, a humildade e os ensinos do Mestre, salvo estamos, de nós mesmos, quando olhamos para Jesus, reconhecemos que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Salvo estamos quando praticamos seu evangelho e seguimos seus passos até a eternidade.

No sermão da montanha temos os ensinos primordiais para nos lapidar e nos moldar, para nos tornar semelhantes ao Pai.  Nele temos seus passos, o caminho estreito e difícil de percorrer, mas cheio da verdade e da vida, que tanto precisamos para não nos perdermos na nossa jornada terrena. 


Monte das Bem-Aventuranças
Monte das Bem-Aventuranças

O sermão da montanha foi ensinado por Jesus no Monte das Bem-Aventuranças ou Monte das Beatitudes e está situado entre as cidades de Tabgah e Cafarnaum. O sermão é o princípio de tudo e, logo no início de seu ministério, pouco mais de um ano após seu batismo, Jesus orientou à todos a respeito do caminho ao qual devemos tomar.

Localização das cidades de Tabgha e Cafarnaum
Localização das cidades de Tabgha e Cafarnaum
https://www.jw.org/pt/biblioteca/biblia/biblia-de-estudo/apendice-a/events-in-jesus-life-on-earth/
https://www.jw.org/pt/biblioteca/biblia/biblia-de-estudo/apendice-a/events-in-jesus-life-on-earth/

Mas antes, no deserto da Judéia, João deu testemunho daquele que haveria de vir, que batizaria à todos os seus com o Espírito Santo e com fogo, pois só assim conseguiríamos seguir seus passos, pois seu Espírito ensina e orienta e seu fogo consome em nós tudo o que não é d’Ele, tudo o que não pertence ao seu Reino.

Região do deserto da Judéia
Região do deserto da Judéia
Email image

Então Jesus veio da Galiléia para a Judéia ser batizado no Rio Jordão, por João,  para que o mesmo testificasse o que ele ouviu; e para que fosse reconhecido publicamente como o Filho de Deus, o Filho amado!

"E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele  sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus." 

O batismo é necessário para confessar Jesus publicamente diante dos homens, para que possamos ser iniciados no seu ministério, para sermos lapidados e preparados para servir a grande Obra. 

“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.” 

“Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.“ 

Após o batismo Jesus iniciou seu ministério, mas antes de levar o seu evangelho ao povo, Ele retirou-se para o deserto, para que seu corpo e Espírito fosse provado, em circunstâncias extremas, por aquele que não quer ver o Reino de Deus prosperar.

A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 

Portanto Jesus veio a nos ensinar que, uma vez que decidimos segui-Lo, provações difícieis virão mesmo nos primeiros passos e em todo momento oportuno. Por isso Jesus nos convida a vigiar e orar;

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” 

Quando decidimos seguir seu ministério damos um passo rumo ao novo, porém devemos deixar tudo o que não pertence ao Reino e, muitas vezes, pode ser difícil e doloroso. Mas se não estivermos preparados para deixar o passado, seguir adiante e olhar para Jesus, não somos dignos de segui-Lo.

“Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” 

A palavra de Deus nos mantém firmes no caminho; alimentar dela diariamente nos faz mais fortes para resisitir às investidas do mal, assim como Jesus fez no deserto, pela palavra fez que o mal se retirasse, por ora.

"Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. "

Então Jesus seguiu para a Galiléia, passou por Nazaré e foi morar em Cafarnaum, nos confins de Zebulom e Naftali. E nestas terras Ele proferiu o sermão da montanha.

Localização de Zebulom e Naftali
Localização de Zebulom e Naftali
Localização de Cafarnaum
Localização de Cafarnaum
Email image