A VERDADEIRA CELEBRAÇÃO DO NATAL É SOBRE ADORAR
0
0

A VERDADEIRA CELEBRAÇÃO DO NATAL É SOBRE ADORAR

Sabemos que natal é uma época de renovo, união, harmonia e família. Porém a principal reflexão que quero descrever neste momento é que a nossa principal atitude e propósito deve ser adorar a Jesus, nesse aspecto quero simplesmente trazer conc...

Tarcísio Gregory
3 min
0
0
ADORAR A JESUS
ADORAR A JESUS

Sabemos que natal é uma época de renovo, união, harmonia e família. Porém a principal reflexão que quero descrever neste momento é que a nossa principal atitude e propósito deve ser adorar a Jesus, nesse aspecto quero simplesmente trazer conceitos natalinos e adjetivos a respeito de festas e a celebração do nascimento de Jesus em si, mas sim o que é adoração como podemos adorar a Ele.

Muitos cristãos discordam com frequência da forma mais apropriada ou genuína de louvar a Deus, mas essas discussões normalmente refletem apenas diferenças de formação e de personalidade. Muitas formas de louvor são mencionadas na Bíblia, e sim, louvor é só uma das características da adoração, então vamos aprofundar nisso.

Adoração através do louvor pode ser feito confessando, cantando, colocar-se de pé em referência, ajoelhar-se, dançando, manifestando alegria, testificar da verdade, tocar instrumentos musicais e erguer as mãos (Salmos 7.17; 149.3; 150.3; Esdras 3.11; Neemias 8.6; Hebreus 13.15). O melhor estilo de adoração é aquele que mais genuinamente representa seu amor por Deus, baseado na formação e na personalidade que Ele lhe deu.

Gary Thomas escreveu algo que é chocante, porém muito sábio: "Se Deus propositalmente nos fez todos diferentes, por que deveríamos todos adorar a Deus da mesma forma?".

Lendo obras cristãs clássicas e entrevistando cristãos maduros, Gary descobriu que os cristãos têm utilizado caminhos variados há dois mil anos para desfrutar intimidade com Deus: ao ar livre, estudando, cantando, lendo, dançando, criando obras de arte, servindo outras pessoas, sendo solidários, desfrutando da comunhão e participando de dezenas de outras atividades.

Em seu livro Sacred Pathways [Caminhos Sagrados], Gary identifica nove perfis com maneiras diferentes pelas quais as pessoas se aproximam de Deus e o adoram: 

1. Os naturalistas: são mais motivados a adorar a Deus ao ar livre, em ambientes naturais;

2. Os sensitivos: adoram a Deus com os sentidos e apreciam belos cultos de adoração que envolvem a visão, o paladar, o aroma e o toque, não apenas a audição; 

3. Os tradicionalistas: adoram a Deus por meio de rituais, liturgias, símbolos e estruturas rígidas;

4. Os ascetas: preferem adorar a Deus na solidão e com simplicidade;

5. Os ativistas: adoram a Deus pelo confronto com o mal, combatendo a injustiça e trabalhando para tornar o mundo um lugar melhor;

6. Os misericordiosos: adoram a Deus demonstrando seu amor a outros e suprindo as necessidades deles;

7. Os entusiastas: adoram a Deus com celebrações;

8. Os contemplativos: adoram a Deus por meio do louvor;

9. Os intelectuais: adoram a Deus ao estudá-lo, isto é, fazendo uso da mente.

Não há um "modelo único" de aproximação para adorar e desenvolver amizade com Deus. Uma coisa é certa: você não glorifica a Deus tentando ser alguém que Ele nunca quis que você fosse. Deus quer que você seja você mesmo. "Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores (João 4.23).

Lembre-se de uma coisa: ADORAR É AGRADAR A DEUS.

Abs.

Feliz Natal!