O BRASILEIRO SABE O QUE É LIBERDADE?
7
0

O BRASILEIRO SABE O QUE É LIBERDADE?

Setembro começou, o mês da independência do Brasil, porém, será que o brasileiro é realmente livre e independente?

Tarcísio Gregory
3 min
7
0
Imagem: Uol.com.br
Imagem: Uol.com.br

Setembro começou, o mês da independência do Brasil, porém, será que o brasileiro é realmente livre e independente?

Vamos analisar tendo como parâmetro o maior exemplo do ocidente do que é liberdade, os Estados Unidos da América.

Muito bem, façamos um balanço e vejamos o que os Estados Unidos oferecem à pessoa que procura grandes ou pequenas riquezas. Para começar, lembremo-nos, todos nós, de que nesse país todo cidadão cumpridor da lei goza de liberdade de pensamento e liberdade de ação, sem paralelo no mundo inteiro. Muitos de nós jamais  fizemos um balanço das vantagens dessa liberdade. Jamais comparamos essa liberdade ilimitada com a liberdade reduzida de outros países, podemos incluir aqui o Brasil.

Lá existe liberdade de pensamento, liberdade na escolha e no gozo da instrução, liberdade de religião, liberdade política, liberdade na escolha de um negócio, profissão ou ocupação, liberdade de acumular e possuir, sem ser molestado, toda a propriedade que pudermos acumular, liberdade de escolher nossa residência, liberdade de matrimônio, liberdade através de oportunidades iguais a todas as raças, liberdade de locomover-se de um Estado a outro, liberdade na escolha dos alimentos e liberdade de concorrer a qualquer posto, na vida, para o qual estejamos preparados, mesmo à Presidência.

Eles têm outras formas de liberdade, mas essa lista dará uma visão geral das mais importantes, que constituem oportunidades do mais elevado grau. Essa vantagem de liberdade é tanto mais visível quanto os Estados Unidos são o único país que garante a cada cidadão, nativo ou naturalizado, uma lista de liberdades tão amplas e variadas.

Em seguida, recapitulemos algumas bênçãos, que a liberdade tão difundida colocou ao alcance de suas mãos. Tomemos, como exemplo, a família americana média (isto é, a família de renda média) e somemos os benefícios de que dispõe cada membro da família, nessa terra de oportunidades – e de muitas oportunidades! Depois da liberdade de pensamento e ação vem alimentação, vestuário e abrigo, as três necessidades básicas da vida.

O americano médio tem direitos de propriedade assegurados de uma maneira que não se encontra em nenhum outro país do mundo. 

Se o brasileiro aprender o quanto a liberdade, no sentido completo da palavra, significa para cada indíviduo, lutaria por ela até com sua vida. 

Infelizmente a cultura no Brasil, principalmente devido a influência de seus vizinhos na América Latina, sempre foi voltada para um coletivismo e populismo barato que acaba privando aqueles que querem e agem em prol de sua individualidade, ou seja sua liberdade.

Não quero que esse texto seja extenso demais, aqui estou apenas expondo um racíocio, dando um exemplo muito claro de um país que mais prosperou na história devido a liberdade que cada cidadão detém.

Setembro de 2021 pode ser um marco por uma luta muito válida. Se ainda podemos nos manifestar pela liberdade ampla e irrestrita, como especifiquei anteriormente, devemos lutar. Vida sem liberdade não é vivida. Vida sem liberdade é apenas sobrevivência.

Incentivo a você a lutar, se manifestar de alguma forma pela liberdade, se houver união em torno de apenas essa luta, haverá algum progresso considerável nessa nação.