O Guardiola gosta mais do Bielsa do que deveria!
0
1

O Guardiola gosta mais do Bielsa do que deveria!

Ano passado eu fiquei... digamos, "encantado" com a postura do Guardiola ao receber a medalha de prata quando perdeu a final para o Chelsea, achei ele muito altivo e respeitoso.

Randall Neto
4 min
0
1
Email image

Ano passado eu fiquei... digamos, "encantado" com a postura do Guardiola ao receber a medalha de prata quando perdeu a final para o Chelsea, achei ele muito altivo e respeitoso.

O que acaba sendo uma exceção, pois o normal é fecharem a cara, tirar a medalha do pescoço e coisas do tipo.

Ele ficou olhando de forma reverente para a medalha de prata e numa live, conversando com um amigo, que é técnico, perguntei se ele, diante de uma grande derrota, tem essa atitude do Guardiola, de valorizar o vice, ou é como o Bielsa, que diz que tem vontade de morrer?

A resposta do meu amigo não importa, até porque foi muito polida, mas esse entroncamento aqui, do Bielsa com o Guardiola, sim.

Porque eu ando achando que a admiração do Guardiola pelo Bielsa vai além do desejável - sobretudo, se você torce para o time treinado pelo Guardiola!

No caso de ser torcedor de um time treinado pelo Bielsa, você pode ter uma certeza inabalável: você não verá seu time ser campeão!

E eu acho curioso que tanta gente se inspira no Bielsa, mas se torna vencedor e o Bielsa mesmo... um amigo talvez tenha matado a charada: "todos esses caras sempre precisaram trabalhar, o Bielsa sempre foi rico".

Faz algum sentido. E se pensarmos que o Guardiola já é rico, talvez seja o caso dele também se comportar assim, de forma a amar mais o futebol do que a vitória.

O que pode até ser bonito e lírico, mas o futebol é um jogo onde você precisa fazer mais gols que o time do amiguinho pra ganhar e ganhar mais vezes do que os outros times dos outros amiguinhos pra ser campeão.

É disso que se trata o futebol!

Mas o Guardiola e o Bielsa parece que ficam debatendo sobre como seria legal se o goleiro fosse um jogador de linha e coisas do tipo.

A coisa que eu mais gosto no Guardiola é que ele me faz pensar que o Abel Ferreira e ele têm algumas semelhanças. Semelhanças bem desagradáveis, como a insistência teimosa em jogadores ruins.

O Walker, que é um Pará Inglês, quase nunca sai do time. E o City, com toda a grana do mundo, tem no time um cara como o Sterling, que é um amálgama das ruindades do Rony e do Wesley em um jogador que se movimenta de forma esquisita.

Mas quanto ao jogo de quarta-feira, quando acabou, a postura do Guardiola me "incomodou". Porque parecia que ele estava "curtindo" aquele momento.

Faltou dizer "cara, que barato, você viu como o Real virou? Foi muito legal, um belo espetáculo..."

Me incomodou porque até onde eu entendo, era a função principal dele, ali, impedir tudo aquilo que foi, de fato, o mó barato para quem não torce pro City ou tem um filho que torce pro City.

Quando eu falo isso, as pessoas logo pensam que estou sugerindo cenas lamentáveis, cera, goleiro caindo, Felipão jogando outra bola em campo, mas não. Existem 1001 maneiras de evitar dois gols em 90 segundos, depois dos 90 minutos...

E eu sei que àquela altura, a maioria dessas 1001 maneiras não dependia dele e que ninguém imaginava que pudesse acontecer. Acho que alguns jogadores ali já estavam com a cabeça no jogo do Newcastle, pela Premiere League, que estão disputando palmo a palmo com o Liverpool.

Não sabemos. Foi um desses momentos em que o futebol se mostrou em todo o seu esplendor e reafirmou aos descrentes, porque é tão fascinante.

E eu acho que o Guardiola, no íntimo, gostou de tudo aquilo!

E é por isso que neste momento, eu posso dizer que prefiro o Abel treinando o meu time, que estaria querendo morrer no vestiário ao final de um jogo assim...