LEGENDS E CÂNON
0
0

LEGENDS E CÂNON

Após a Disney comprar os direitos de Star Wars, a Lucasfilm começou a revisar algumas histórias publicadas como livros e games. Desde 1977, Star Wars inspirou várias outras obras dentro do próprio universo da saga. A mais conhecida foi a Tril...

Projeto Star Wars
3 min
0
0

Após a Disney comprar os direitos de Star Wars, a Lucasfilm começou a revisar algumas histórias publicadas como livros e games. Desde 1977, Star Wars inspirou várias outras obras dentro do próprio universo da saga. A mais conhecida foi a Trilogia Thrawn lançada em 1991 (Herdeiro do Império), 1992 (Ascenção da Força Sombria) e 1993 (O Último Comando). Para muitos, a trilogia de livros escrita por Timothy Zahn é considerada a verdadeira continuação do Episódio VI: O Retorno de Jedi.

Email image

O Universo Expandido é tudo aquilo está além dos filmes, logo todas as histórias que podem complementar os filmes. No entanto, nem sempre houve uma preocupação com a coesão e as contradições, o que gerava dúvidas entre os fãs.

Em 2000, a Lucasfilm decidiu organizar o cânone, afim de tornar as histórias do Universo Expandido mais clara e com ligação possível. A partir desse novo modelo, foi estabelecido um novo modelo canonicidade. Eles são denominados pelas seguintes letras: G, T, C, S, D e N.

G CÂNONE

Também chamado de George Lucas Cânon era todo o conteúdo criado pelo próprio George Lucas, logo os 6 filmes. Era o nível cânon mais alto.

T CÂNONE.

Denominado também de Television Cânon se refere ao conteúdo criado para a série The Clone Wars. Era o segundo na hierarquia.

C CÂNONE

Chamado de Cânone de Conteúdo apresentava a maior parte de conteúdo de SW, como séries, games, livros, HQ’s, etc.

S CÂNONE

Secundary Cânon é onde está o conteúdo mais antigo de Star Wars, produzido em uma época onde não havia preocupação com o Universo Expandido. O conteúdo produzido nessa era tinha várias contradições entre as histórias e era somente usado como inspirações para possíveis obras que viessem a serem construídas.

D CÂNONE

Detours Cânon era o nível de canonicidade criado para marcar a série de humor “Star Wars: Detours’’.

N CÂNONE

Não Cânon, logo onde as histórias foram criadas já com o intuito de não fazer parte do cânon.

As diferentes hierarquias de canonicidade se sobrepõem, portanto se houvesse alguma divergência era usado o nível mais alto. Por exemplo, a Jedi Adi Gallia morre em uma HQ por General Grievous. Já em The Clone Wars Adi Gallia morre para Savage Opress. Como a HQ (C Cânon) está abaixo de The Clone Wars (T Cânon), Adi Gallia morre para Savage Opress, pois The Clone Wars está em uma hierarquia de canonicidade maior do que a HQ.

Instagram: @projeto.starwars