Leia e Poe Dameron (Parte 1): personagens que deveriam liderar a Trilogia Sequel
0
2

Leia e Poe Dameron (Parte 1): personagens que deveriam liderar a Trilogia Sequel

Durante o Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, foi possível observar a maneira como os novos personagens reconheceram os personagens clássicos. A Rey, por exemplo, quando soube que o BB-8 poderia ter informações em seu banco de dados...

Projeto Star Wars
4 min
0
2

Durante o Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, foi possível observar a maneira como os novos personagens reconheceram os personagens clássicos. A Rey, por exemplo, quando soube que o BB-8 poderia ter informações em seu banco de dados que poderiam levar a Luke Skywalker, ela fala: “Luke Skywalker?! Achei que ele fosse um mito”. O mesmo acontece quando ela e Finn dão de cara com Han Solo:

Email image

Rey: Essa é a Millennium Falcon?! Você é Han Solo?!

Finn: Han Solo, o General da Rebelião?

Rey: Não, o contrabandista.

Finn: Não era um herói de guerra?

Isso música para os ouvidos. É como se eles conhecessem verdadeiros heróis de guerra, pessoas que fizeram história. Seria praticamente a mesma reação que fãs teriam, embora em níveis diferentes. Porém, com o passar do tempo e dos filmes, isso foi deixado um pouco de lado. Entretanto, um em especial ainda permaneceu com um pouquinho mais tempo de tela: Poe Dameron e Leia Organa.

Muitos acham o Kylo Ren o melhor personagem da trilogia. Para mim, esse título vai para o Líder Negro da Resistência, até porque o cara é piloto, então ele já ganha uns pontos comigo. Embora todos tenham certa habilidade de pilotagem, o Poe Dameron foi retratado mais especificamente nesse setor, além de ser praticamente um braço direito da Leia, alguém que ela confia para missões quase impossíveis e de extrema importância.

No Episódio VIII: Os Últimos Jedi, ele foi designado para dar uma enrolada na Primeira Ordem, enquanto os transportes da Resistência evacuavam da base em D’Qar. No meio disso, um pequeno conflito entre os dois se iniciou, quando Poe ignorou a ordem de Leia para retornar para a Frota para saltarem para o hiperespaço, com ele resolvendo atacar o Encouraçado e perdendo os Bombardeiros no processo, apesar de ganharem a batalha. Desprezando se isso surtiu efeito pouco depois ou não, vou tentar focar na relação entre os dois.

Poe Dameron nasceu pouco antes da queda do Império Galáctico, filho do Sargento Kes Dameron e da piloto Shara Bey, ambos serviram na Aliança Rebelde na Batalha de Endor, Kes em terra e Shara na órbita. Por si só, Poe Dameron viveu o momento de transição do Império Galáctico para a Nova República. Ele cresceu em um período de paz (lembrando que no atual cânon, a Nova República é bem diferente da retratada no Legends, com a do cânon sendo mais covarde e sendo mais negligente com os Imperiais que se refugiaram nas Regiões Desconhecidas). Poe até chegou a servir na Nova República, porém suspeitando de uma possível ameaça ao governo vigente, ele decidiu se juntar à Resistência. Ou seja, Leia Organa e Poe Dameron estavam na Resistência pelos mesmos motivos, sendo que no caso dela foi ainda pior, pois ela foi taxada como uma maluca ao tentar alertar sobre o perigo da Primeira Ordem.

A relação entre os dois foi um ponto muito importante no Episódio VIII, tendo um conflito entre eles, não sendo um embate entre inimigos, mas de divergências entre líderes em uma guerra desesperada, com Leia até rebaixando-o do posto de Comandante. Claro que tem toda a confusão entre o Poe e a Holdo enquanto a Leia estava desacordada, alguns criticaram “por que ela não contou logo qual era o plano?” “Precisava esconder dessa forma para só piorar momentos depois?” De fato. Embora eu também veja como uma forma de mostrar a briga dentro de um grupo e justamente as divergências que ocorrem, ainda mais em uma guerra. Mas, a maneira como foi feita, pode ter sido cansativa. Fora que o Poe Dameron parecia ser o único querendo achar uma saída, com todo mundo calmo enquanto a Supremacy disparava contra a Raddus.

Entretanto, em meio a uma guerra em que cada vez mais a Resistência perdia aliados, seja pela Primeira Ordem, seja pelo medo, Leia via em Dameron seu herdeiro na liderança do grupo. Evidentemente, ele não tinha o mesmo peso dela como referência para outros, embora conhecessem suas habilidades, até porque ele havia destruído a Base Starkiller. O que demonstra essa passada de bastão foi justamente quando os remanescentes da Resistência tentavam encontrar uma saída da Base Rebelde em Crait, quando Poe diz: “Venham comigo”. Obviamente, todos olham para Leia esperando a ordem definitiva vinda dela em um claro sinal de que ela ainda era quem dava a palavra final. Então, ela responde: “Por que estão olhando pra mim? Vamos com ele”.

Instagram: @projeto.starwars

Gettr: ProjetoStarWars