Ser Legends ou Cânon importa? (Parte 2).
25
0

Ser Legends ou Cânon importa? (Parte 2).

Há alguns meses fiz um post falando se determinado material de Star Wars fosse Legends ou Cânon importaria. Como disse e reafirmo: não importa. Nesse meio tempo, surgiram mais sobre o assunto, então decidi fazer uma segunda parte abordando ou...

Projeto Star Wars
4 min
25
0

Há alguns meses fiz um post falando se determinado material de Star Wars fosse Legends ou Cânon importaria. Como disse e reafirmo: não importa. Nesse meio tempo, surgiram mais sobre o assunto, então decidi fazer uma segunda parte abordando outros elementos importantes na discussão.

Email image

Como falei na ocasião, quando uma enquete fosse feita para escolher Legends ou Cânon, isso deveria se restringir ao Universo Expandido, pois os filmes são canônicos, então ninguém rejeitaria o cânon, visto que os longas, ainda mais os produzidos por George Lucas, fazem parte do que se chama cânon. Além disso, as séries também são canônicas, como The Clone Wars, portanto ninguém deixaria de lado.

Muitos até dizem que o Legends tem mais de 40 anos e que o Cânon não tem nem 10 anos e que seria uma comparação injusta. Bom, até menos de 10 anos atrás, o que hoje se taxa como “Legends” era canônico, sem contar que essa divisão veio justamente após a Disney ter comprado a Lucasfilm. Obviamente nem tudo seguia uma linha cronológica, pois eram histórias pontuais em determinadas eras, entretanto se encaixavam perfeitamente. Um exemplo que cito com frequência que não faz o menor sentido não ser canônico são os livros Darth Plagueis, Kenobi, além das Trilogias Bane e Thrawn, etc. Por falar nela, a Trilogia Thrawn foi a que impulsionou o Universo Expandido logo de início sem ter demorado muito. É um clássico até hoje.

“Ah mas o Legends é confuso”. Não. Antes mesmo dessa divisão bizarra da Disney de definir tudo o que veio antes dela não é cânon e tudo o que veio a partir dela é cânon (típico de um “deixe o passado morrer”), em 2000, a Lucasfilm decidiu organizar o cânone, afim de tornar as histórias do Universo Expandido mais clara e com ligação possível. A partir desse novo modelo, foi estabelecido um novo modelo de canonicidade. Eles são denominados pelas seguintes letras: G, T, C, S, D e N (recomendo que vejam a publicação que fiz sobre: https://pingback.com/projeto-star-wars/legends-e-canon). Então, a Lucasfilm já tinha seus critérios de definir as histórias. Você pode questionar e não considerar certos aspectos (afinal, cada um tem seu cânon), mas já havia uma organização. Fora que “ah Legends é confuso”, assim como o atual cânon também. Olha a Trilogia Sequel.

Quando falam que o Legends é confuso e que em uma determinada HQ, por exemplo, o Luke está de um jeito, e em outra HQ, no mesmo período, ele está de outro, isso é a descrição perfeita dos novos filmes VII, VIII e IX. A diferença do Luke Skywalker do Episódio VIII para o IX é considerável. Assim como quando falam que o Legends é confuso, citando o exemplo de que o Luke é clonado ou até mesmo o Palpatine, e A Ascensão Skywalker fez o que? Se esperava que justamente a nova direção não fosse por esse caminho, aprendendo com alguns erros e o que eles me fazem? Vão lá e fazem a mesma coisa pior ainda.

Outro fator que levam em consideração é que os livros (a Trilogia Thrawn por exemplo), por ser um livro, teria mais elementos para se aprofundar na história do que uma trilogia como a Sequel. Mas e a Trilogia Original? Os Episódios IV, V e VI tiveram menos tempo e olha o que temos hoje em dia (afinal estamos aqui por causa dela).

O que se esperava quando a Disney comprou a Lucasfilm é que justamente eles organizassem essas histórias e lançassem novamente. Isso até foi feito, mas as velhas histórias vieram com o selo “Legends”. Imagine uma pessoa que decidiu se aventurar em Star Wars, ela tá começando agora. Aí ela ver em uma livraria os seguintes livros: “Kenobi” (Legends) e “Herdeiro do Jedi” (Cânon). Supondo que ela pesquisou previamente algumas coisas, ela viu que quando um livro vier como “Legends” ele não faz parte do cânon. Qual desses livros esta pessoa vai escolher? Pode até ser que ela escolha “Kenobi” por ser o Kenobi, mas logo de cara a pessoa vai segregar na hora da escolha.

“Ah mas as histórias Legends ainda estão sendo lançadas. Se você quiser ter o Legends, ele vai estar lá sempre”. Será? Primeiro que, sim, estão lançando materiais, no entanto de forma bem lenta, isso se forem publicar. E se você quiser procurar na internet, muitos deles não estão acessíveis, muitos em inglês. Isso se chegar aqui

Instagram: https://www.instagram.com/projeto.starwars/

Gettr: https://www.gettr.com/user/projetostarwars