Série Obi-Wan Kenobi: análise e opinião sobre o episódio 1.
0
0

Série Obi-Wan Kenobi: análise e opinião sobre o episódio 1.

Obi-Wan Kenobi está novamente entre nós. Depois do lançamento de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, em 2005, muitas coisas foram deixadas de lado na saga. Algumas delas, bem simples, foram alguns cenários, como Coruscant, e seus lug...

Projeto Star Wars
6 min
0
0

Obi-Wan Kenobi está novamente entre nós. Depois do lançamento de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, em 2005, muitas coisas foram deixadas de lado na saga. Algumas delas, bem simples, foram alguns cenários, como Coruscant, e seus lugares mais conhecidos, tais como o Templo Jedi. Na primeira cena da nova série, vemos logo de cara uma paisagem muito familiar e logo é mostrado o Templo Jedi mais famoso da saga. Aparentemente parecia uma cena comum de treinamento dos pequenos Jedi, e até imaginei que Obi-Wan Kenobi apareceria fazendo uma visita, algo que se assemelharia a uma passagem do livro “Um Novo Amanhecer”, onde Caleb Dume faz algumas perguntas para o próprio Obi-Wan Kenobi. Imagine a surpresa quando as portas abriram e em vez de Obi-Wan, era um grupo de Clones da Legião 501. Era a Ordem 66!

Email image

Falei em uma publicação um dia antes do lançamento da série, que tinha a impressão de que a Terceira Irmã, uma das Inquisidoras e vilãs da trama, acabaria indo para o lado do Obi-Wan, até porque o nome dela já tinha sido revelado: Reva. Pegando como exemplo o game Jedi: Fallen Order, a Inquisidora Segunda Irmã, teve seu nome revelado lá para o meio do game, e ela, bem no final, estava voltando para o Lado da Luz. Isso ganha um pouco mais de corpo quando justamente a cena da Ordem 66, mostra ela ainda como uma Padawan. Será que vão mostrar o lado dela também para tentar justificar essa virada? Veremos nos próximos episódios.

https://www.instagram.com/p/CeB36_Cuk4F/
https://www.instagram.com/p/CeB36_Cuk4F/

Também falei nas publicações sobre expectativas para a série, algo que acabou acontecendo logo nas primeiras cenas. Peguei como exemplo o caso de Cal Kestis e seu amigo, também no game Jedi: Fallen Order. Em um interrogatório, a Segunda Irmã fala que há um Jedi em um grupo de pessoas que trabalhava em Bracca. Caso não aparecesse, todos morreriam. O amigo de Cal tenta convencê-la do contrário, mas ela acaba o matando. Vendo isso, Cal Kestis não se segura, aciona o seu sabre de luz e ataca a Inquisidora. E até disse na publicação o seguinte:

Um bom exemplo do que Obi-Wan Kenobi pode sentir em uma situação dessa: salvar uma pessoa e acabar se revelando e pondo em risco o pequeno Luke, ou deixar acontecer?”.

https://www.instagram.com/p/Cdv2RwiOb7o/
https://www.instagram.com/p/Cdv2RwiOb7o/
https://www.instagram.com/p/Cdv2RwiOb7o/
https://www.instagram.com/p/Cdv2RwiOb7o/

Na série Obi-Wan Kenobi, o Grande Inquisidor foi na mesma linha, quando chega em um local procurando por um Jedi que supostamente estava escondido em um estabelecimento. Ele fala para o dono do local:

Então o que o Jedi faz? Ajuda você e arrisca ser exposto ou segue adiante? Se ele fosse esperto ele seguiria adiante, mas o Código Jedi é como uma coceira: ele não consegue evitar, então ele aparece e salva seu estabelecimento”.

No caso, não foi Obi-Wan Kenobi, mas um outro Jedi que também estava em Tatooine. Porém, pouco depois, uma situação parecida quase aconteceu.

Quando finalmente apareceu Obi-Wan Kenobi, foi algo simples, ele trabalhando, tentando levar uma vida normal, mas tão simbólico. Ver de fato Ewan McGregor de volta no papel trouxe grandes momentos na lembrança, de uma época boa que respirava Star Wars de verdade. Ainda na apresentação do personagem, vemos mais uma situação em que os Jedi “não conseguem se segurar”, quando um dos seus colegas, acaba sendo empurrado por um personagem que comanda o local.

Pesadelos atormentam Obi-Wan, e não por acaso. Anakin Skywalker, seu ex-aprendiz e todos os seus atos e consequências posteriores, fazem com que Obi-Wan Kenobi não consiga nem ter um momento de descanso, procurando ajuda de seu mestre Qui-Gon Jinn.

Outra perspectiva

E se eu dissesse para você que Leia Organa aparece na série? Alguns até teorizavam de que ela poderia aparecer e, sinceramente, não estranharia, ainda mais vivendo esses tempos estranhos, em que uma série leva o nome de um personagem e corta para outro cenário totalmente diferente (em si, não é um problema, como já disse na ocasião da série do Boba Fett, mas a estranheza é natural que aconteça). Felizmente, até aqui, eu me diverti bastante com a pequena Leia, uma rebelde desde criança. Não preciso contar a conversa dela com o pai Bail Organa, né? Algo também muito simbólico ver os dois juntos. Quando pai dela fala que em breve ela irá para o Senado Júnior, a resposta dela não poderia ser mais sensata e direta: “O Senado é chato”. Embora eu goste das cenas das tramas políticas nas Prequels, no geral, ela não deixa de estar certa. Bail Organa, respondendo Leia que disse que não queria ser Senadora, responde: “É por isso que provavelmente vai ser uma das melhores”.

Quando ela é sequestrada, Bail Organa chega a ir pessoalmente pedir ajuda para Obi-Wan Kenobi. Além de ele ter uma comunicação direta com o Senador, surpreende um pouco a atitude do Bail, porque ambos, Obi-Wan e ele, sabem o risco que isso põe tanto a Leia, como o próprio Luke. Evidentemente é a filha dele, e ele vai querer o melhor para ir ao resgate dela, mas se nem ele consegue protegê-la, nem o tal “Exército” que a Leia pergunta para o Obi-Wan quando resgata ela. Tanto é que Kenobi estava tão grudado em sua missão com Luke, que ele até recusou ajudar o Jedi em Tatooine, o que certamente doeu nele, bem perceptível em suas expressões.

Os Inquisidores podem ser péssimos duelistas (perdendo até para Padawans) e até mesmo em perseguições, mas são definitivamente bons pesquisadores. Se em Jedi: Fallen Order, a Segunda Irmã descobriu quase tudo sobre o que Cal Kestis estava procurando, a Terceira Irmã na série de Kenobi também achou uma ligação entre Bail Organa e ele, que como sabemos, eram muito amigos durante as Guerras Clônicas, fato que a fez mandar que Caçadores de Recompensas irem atrás da Princesa de Alderaan.

Enfim, o nosso herói decidiu ajudar, e quase literalmente desenterrando o passado, pegou o seu sabre de luz que estava junto com o de seu aprendiz e foi ao resgate da irmã daquele que ele, nesses 10 anos, protegia de longe.

Conclusão

Se você conheceu a saga agora, ou mesmo não sabe em que tempo se passa a série, não se preocupe, pois a abertura do primeiro episódio já lhe oferece todo o contexto e o que ocasionou os eventos da série.

Foi um bom começo de série, bem mais empolgante e emocionante que a anterior (The Book Of Boba Fett). Espero ver um pouco mais sobre a relação entre Obi-Wan e Owen Lars, que já o confrontou dizendo para deixar ele e, principalmente Luke, em paz, lembrando a Obi-Wan Kenobi sobre Anakin Skywalker. Além dos Inquisidores, e claro, Darth Vader e que papel ele terá no meio dessa confusão: de bastidores ou ação? No mais, que os próximos episódios sejam épicos e que não sejam tratados como algo qualquer. É a série de Obi-Wan Kenobi. Não pode ser qualquer coisa, ainda mais com as histórias que temos sobre ele vivas em nossas memórias.

Você pode contribuir financeiramente com este canal independente: https://pingback.com/projeto-star-wars/como-voce-pode-ajudar-a-pagina

Deixe seus pings e compartilhe um conteúdo único sobre Star Wars no Brasil.

Instagram: https://www.instagram.com/projeto.starwars/

Gettr: https://www.gettr.com/user/projetostarwars