Microdose de PunkYoga #004
0
1

Microdose de PunkYoga #004

'Pantanal' expôs como a virilidade surge do ódio contra o feminino, na Folha. 

Nathan Fernandes
5 min
0
1
Email image

Esses dias assisti a série documental Vale Tudo com Tim Maia, da GloboPlay. Deve ser a décima nona produção que usa o livro do Nelson Motta como base. E EU GOSTO DE TODAS, inclusive do livro. Dessa vez, como bem disse meu amigo Tiago Dias, a história destaca bastante o fascínio que o Tim tinha pela música — o que geralmente é encoberto pela lama de escândalos. E o mais legal de tudo é que quem narra a história é o próprio Tim, através de entrevistas que deu no passado.

Putz, é sensacional! Adoro Tim Maia! Adoro minha camiseta do Tim Maia!

Se você não conhece muita coisa além de Descobridor dos Sete Mares, recomendo demais ouvir essa coletânea que a gravadora Luaka Bop, do David Byrne, lançou nos EUA

Email image

O que eu andei lendo, vendo e ouvindo no último mês:

🤫 Bolsonaro pediu para excluir de entrevista fala sobre aborto, diz ex-editor da Playboy, na Agência Pública. O Jardel foi meu chefe nos quatro anos em que trabalhei como estagiário e repórter da Playboy, ver ele contando a história no vídeo me fez voltar às noites de fechamento regadas a whisky ao lado dele. 

🤓 Não sou seu negro, na Quatro Cinco Um. Resenha impecável do livro do Jeferson Tenório, O Avesso da Pele, que ganhou o Jabuti. Livro intenso e necessário. Acho que foi o único romance que consegui ler nesses meses. 

🙂 Pucallpa, o coração místico da Amazônia, na Carta Capital. Uma reportagem da incrível viagem que o Carlos Minuano, editor da Psicodelicamente, fez pela Amazônia peruana. 

🤔 Por que Deus não me amaria? Como o judaísmo faz parte da trajetória da cantroa Assucena, na Elástica

😠 'Pantanal' expôs como a virilidade surge do ódio contra o feminino, na Folha

🧐 Che Guevara: A história do famoso retrato do guerrilheiro, morto há 55 anos, n'O Globo.

🤓 O presente infinito, texto que a vencedora do Nobel de literatura desse ano Annie Ernaux escreveu pra revista piauí

🤓 Buracos negros podem esconder um segredo alucinante sobre nosso universo, no New York Times. Me lembrou desse texto que escrevi para a Galileu: O que Taylor Swift e a Teoria das Cordas têm em comum

Email image

VÍDEO: Orçamento secreto, no Greg News, mostra de forma tristemente hilária como o governo que ajudou a matar 700 mil brasileiros compra apoio político pra não acabar na sarjeta. No dia em que solto esta newsletter, a piauí publica uma reportgem sobre os primeiros presos desse esquema nojento

VÍDEO: Bolsonaro: Last Week Tonight with John Oliver, da HBO. Só depois de ver esse vídeo no YouTube descobri que a HBO simplesmente não colocou o episódio na plataforma oficial. Sem justificativa nenhuma. Estranho, não? Dá pra assistir com legendas automáticas no YouTube. 

VÍDEO: João Gordo canta 'Cavaleiro de Aruanda', com Ronnie Von, no Conversa com Bial

VÍDEOFamília de queijeiros da Serra da Canastra moderniza produção com apoio das filhas, no Globo Rural. Como disse meu amigo Ale, "quem não chorar é porque tá morto". Uma incrível história sobre o tempo. 

Email image

PODCAST: O Diabo no imaginário político do Brasil, no Café da Manhã, da Folha

PODCAST: Vida de trisal: curiosidades da rotina a três, no podcast do Fantástico

PODCAST: Improviso e encantamento: territórios de Exu, no Música Negra do Brasil

PODCAST: Comida de santo, comida de gente, no Prato Cheio

PODCAST: Cansei de Ser Sexy, no É Nóia Minha. Se você ficar feliz com esse episódio, não leia esse texto no qual o Adriano Cintra, que foi um dos fundadores da banda, explica porque ele odeia as meninas do CSS. Por mais que só tenha um lado da história, é sempre triste quando um relacionamento acaba em briga. 

O Ale, que indicou a reportagem queijeira, é um dos melhores jornalistas de política do Brasil. Nessas eleições, ele tá na produção de dois podcasts essenciais pra entender esse momento maluco. Eu sei o que vocês fizeram nas eleições passadas, do portal Metrópoles, e Paredes são de vidro, do Jota. Os dois valem à pena. 


Vi na ótima newsletter da Lalai esses cursos gratuitos do Homeosteasislab, na área de arte e tecnologia em português. Me inscrevi em "Introdução à Tecnologia Criativa". Por quê? Não sei, mas parece legal...

Ansioso por esse evento O Texto e o Tempo, para leitores e escritores de newsletter, organizado pela Vanessa Guedes, que também tem uma newsletter ótima chamada Segredos em Órbita

Eu adoro chegar no fim da semana para ler as resenhas sinceronas que minha amiga Lorena Amazonas faz dos filmes no @AssisteEsse, me polpa de ver muita coisa ruim, e me ajuda a matar a saudade de ouvir ela falando. Também adoro as indicações certeiras do @CaraDaLocadora

É isso!

Em quinze dias eu volto com a edição mensal. 

Com amor & anarquia, 

Nathan

Se você chegou aqui através de um link, deve tá pensando: "Como eu assino essa newsletter maneira?". Ora, é só deixar seu e-mail aqui. E dá pra ler as edições anteriores aqui também. Se não curtiu e tá aqui lendo esta última linha, admiro sua capacidade de autoflagelação.