Iniciando a TEORIA D I S C
0
0

Iniciando a TEORIA D I S C

Agora vamos conhecer a TEORIA DISC na pratica: senhores sem mais delongas iniciaremos agora nessa conversa sobre essa teoria que esta escrita com detalhes no Livro "As emoções das pessoas normais" escrito em primeira edição de 1928.

Renan Franciscatto
3 min
0
0

Agora vamos conhecer a TEORIA DISC na pratica: senhores sem mais delongas iniciaremos agora nessa conversa sobre essa teoria que esta escrita com detalhes no Livro "As emoções das pessoas normais" escrito em primeira edição de 1928.

É um enorme prazer estar aqui batendo papo com meu amigos e colegas novamente. Para que não me conhece meu nome É Renan Franciscatto sou medico veterinário, empresario, coach, palestrante e analista de perfil comportamental Cis Assessment.

Vamos então trocar uma ideia sobre a Teoria DISC.

vou repetir aqui a frase que resume um pouco da natureza humana:

"Não há nada essencial no interior que não seja ao mesmo tempo percebido no exterior"

Hugo Hofmannsthal poeta austríaco dos maiores do século 19.

Advogado e doutor em psicologia Por Harvard William Moulton Marston então com 35 anos de idade apresentou um método de compreensão dos padrões comportamentais no livro "As emoções das pessoas normais" o título deixava claro que seus estudos não se propunham a fazer uma análise de certos distúrbios mentais, mas sim entender as emoções quotidianas das pessoas comuns.

Antes de escrever este livro Marston recebeu um financiamento so exército norte americano para suas pesquisas, para responder basicamente uma questão. Por que o soldados respondiam de maneira diferente ao mesmo comando ou seja a mesma ordem. Para entender essa diferença ele começou a estudar a relação estímulo-resposta, ou seja, pessoas diferentes respondem de maneiras distintas a um mesmo estímulo. Claro que hoje parece óbvio mas naquela época havia muita controvérsia. Dai partiram os estudos de Marston.

Depois de analisar os padrões de comportamento e as reações instintivas de milhares de pessoas ele classificou o comportamento humano como o somatório de 4 fatores básicos que forma o a acrônimo D I S C.

Ou seja:

"D " de dominância "dominance" em inglês que reflete em exercer o controle sobre, predominar

"I"  de influência ou seja "influence" em inglês pessoas que identificam-se em influenciar uma ação, persuadir

"S" de estabilidade do inglês "steadiness" que significa manter-se constante ser estável, e;

"C" de " conscienctiouness" em português traduzido como conformidade, que é agir de acordo ser conforme.

Imagine uma figura que é dividida em 4 quadrantes. Dois a direita dois à esquerda e dois a cima e dois abaixo imagine aqui uma linha dividindo os quadrantes da esquerda e da direita quanto mais a direita mais as pessoas que preferem ouvir a falar estas estão mais próximas da estabilidade e conformidade a esquerda pessoas que preferem falar a ouvir estão mais próximas da influência e da dominância

Agora acima pessoas que predominam em ter conexões com as outras estão mais próximas da influência e da estabilidade e abaixo pessoas que predominam querer resultados, focadas em tarefas e regras, essas estão mais próximas da dominância e conformidade.

Agora vamos quadrante Por quadrante no quadrante inferior esquerdo encontramos o fator dominância de "dominance " em inglês é nesse espaço que se encontram pessoas cuja necessidade de influenciar se volta para ação em Resultados Quem apresenta esse fator básico de comportamento valoriza muito poder de decidir, seja sobre suas próprias ações seja sobre as ações de 3ºs Por exemplo sabe aquele chefe que pede tudo pra ontem e com a máxima urgência? certamente ele tem o fator dominante em seu perfil.

No quadrante superior esquerdo encontramos fator de influência de " influence" em inglês aqui estão os indivíduos cuja necessidade de influenciar está voltada para a conexão com muitas pessoas, aqueles que apresentam esse fator gostam de influenciar a partir da persuasão pois valorizam o diálogo e a interação social. Por exemplo o seu colega intusiasmado, divertido e otimista às vezes sonhador e sempre de bom humor pode ter o fator influente em seu perfil.

Por enquanto é isso pessoal!

Logo mais abordaremos as características de cada perfil mais detalhadamente.

Obrigado pela atenção.