Você prefere ser feliz ou ter razão?
0
0

Você prefere ser feliz ou ter razão?

E ai você prefere ser feliz ou ter razão?

Renan Franciscatto
3 min
0
0

E ai você prefere ser feliz ou ter razão?

Ter razao pode significar estar sempre certo, a qualquer custo. é fazer valer suas verdades, mesmo que machuque ou magoe pessoas queridas.

Ser feliz pode significar viver em harmonia, ter a capacidade de compreender os outros, dar-lhes oportunidades de crescimento sem abrir mão de seus valores.

Qual dessas frases descreve melhor o seu comportamento no dia a dia?

Com qual delas voce se sentiria mais satisfeito em vida?

Meu nome é Renan Franciscatto sou veterinario cardiologista, empresario, coach, palestrante e analista comportamental CIS ASSESSMENT.

Hoje nesse bate-papo aqui com vocês colegas e amigos vou falar dos 4 fatores do comportamento da Teoria DISC.

Mas antes é preciso lembrar uma base fundamental para entender, analisar e decifrar as pessoas ha que se ter dedicação e um interesse genuíno por elas.

Entender o que os outros estão nos comunicando é decisivo para o sucesso de uma relação interpessoal. Isso em todos os âmbitos: familiar, profissional, social, etc.

Assim é preciso saber o que esta por trás das expressões e comportamentos humanos.

E para iniciarmos o processo, a jornada e mergulharmos nesse conhecimento é preciso ter os equipamentos básicos e esse equipamento é o auto conhecimento, então vamos lá, vamos conhecer a nos mesmos.

O interesse de entender como as pessoas agem, pensam e decidem não é de hoje.

Há estudos desde 500aC, com Empédocles e a teoria dos humores, que sugeriu que os elementos essenciais da natureza naquela época fogo, terra, água, ar interferiram na forma de como agíamos no mundo.

Mais a frente em 370aC com Hipócrates, aquele considerado o pai da medicina, propôs que o nosso temperamento era influenciado pelo equilíbrio de 4 fluídos corpóreos, o sangue, a bile negra, a bile amarela e a fleuma.

Caso o sangue predominasse naquele indivíduo ele teria temperamento sanguíneo, teria reações rápidas, seria alegre ou agitado.

Caso a bile negra fosse predominante, o indivíduo teria temperamento melancolico, de reações lentas e intensas , e seria do tipo triste.

Se fosse a bile amarela como fluido predominante, o individuo teria temperamento colérico, de reacoes rápidas intensas e seria do tipo entusiasmado.

Se a fleuma fosse predominante seria um indivíduo de temperamento fleumatico, ou seja suas reações seriam fracas e lentas e ele seria do tipo calmo.

Então esses estudos ainda passaram por muitos desenvolvimentos durante 2000 anos onde a teoria dos humores e dos temperamentos foram se desenvolvendo até atingir a TEORIA DISC, que realmente poderia dar conta da dimensão e das nuances do comportamento humano. Mesmo assim até hoje nos deparamos com questões de perfil comportamental que nos desorienta ou nos surpreendem. Algo que tem a ver com o ditado popular que diz que " de medico e louco todo mundo tem um pouco".

Não precisa acreditar no que estou falando, nem ler nenhum livro sobre esse assunto, basta ter alguns anos de vida para saber mais ou menos que algo os agrada e algo nos incomoda, de modo geral sabemos disso. Mas poucos sabem a razão de isso ser assim, o porque aceitamos certas pessoas e condições e não toleramos outras. E muito menos sao os que conseguem se ver e se entender, organizadamente, em um sistema com certas regras podendo assim ser mais ou menos previsível.

Então para que esse papo não seja meramente um falatório gostaria que participassem respondendo algumas perguntas e que saibam que se responderem de forma sincera e reflexiva, não tenha dúvidas estarão dando um enorme passo para se conhecerem e estarão a meio caminho para começar a decifrar os outros.

são elas

1) quais são as suas maiores qualidades?

2)  e seus maiores defeitos? digamos pontos que precisam melhorar?

4) como voce encara os seus desafios?

5) você é melhor em falar ou em ouvir? porque?

6) e se você pudesse explorar 100% das suas potencialidades? quem voce seria?

7) afinal quem é você?

Respondeu? não deixe de responder e interagir nessa jornada....

Agora vamos conhecer a TEORIA DISC na pratica:

Desenvolvida Por William Moulton Marston a teoria disc e a metodologia mais usada hoje no mundo para compreender o comportamento das pessoas já nesse 1º contato com o DISC você será capaz de identificar certos padrões comportamentais e começar a ter uma ideia mais clara do que significa afinal entender de gente vamos lá...

"Não há nada essencial no interior que não seja mesmo tempo percebido no exterior"

Hugo Hofmannsthal poeta austríaco dos maiores do século 19....guardem essa citação e reverberem até nosso proximo bate papo que ai sim entraremos no DISC de cabeça.

Até a próxima!