CONTESTANDO UM BEST-SELLER
10
0

CONTESTANDO UM BEST-SELLER

Matheus Reig de Oliveira
0 min
10
0

Como é incrível o fato de lermos um livro e considerarmos ele, por inteiro, como uma verdade absoluta! Isso pode durar um bom tempo ou, se você for um leitor assíduo isso dura até o próximo livro, o qual vai te fazer contestar as teses tão certeiras recentemente aprendidas.

Ao passo que somos convidados e aguçados a ler um livro pela sua capa, ao mesmo tempo somos intimidados por uma absurda verdade que nos intimida bem ali escrita na capa: “Autor Best-seller”. Porém, será que eu posso contestar alguma, todas ou apenas uma das teses e afirmações que lá estão? Nesse primeiro texto nós iremos mergulhar nessa mundo, não como critica ao autor em si, entretanto trazendo uma ótica diferente de como se faz um Outlier e que tudo que leio (exceto um livro existente) pode ser analisado e contrariado.

O título por si só ja me prendeu naquele dia (nessas livrarias de aeroporto, sabe rsrs). Fora de série, outlier, autor Malcom Gladwell que além de autor best-seller era também colunista de um famoso jornal… Vish: junções que não tinham como dar errado me mostrariam como realmente ser fora da curva ou acima da média.

No entanto, todavia, haja vista, o autor destaca a OPORTUNIDADE que todos os outliers tiveram. OPORTUNIDADE até para treinar… Pera aí: quer dizer que até para treinar, batalhar, exercitar horas afio e noites a dentro em cada área, ser subjugado por outrem em determinadas situações por ter convicções inefáveis tem como precursor uma oportunidade e é isso?

Me vejo obrigado a citar um dos quatorze princípios de da Amazon (o qual falaremos na semana que vem) que fale de: FRUGALIDADE! Isso mesmo… Fazer mais com menos, engenhosidade para momentos difíceis e orçamentos restritos, onde a auto-suficiência e a invenção são AFLORADAS pelas OPORTUNIDADES.

A oportunidade não é o fator decisório de uma carreira de êxito, mas o que eu faço com ela pode ser. Dizer que grande parte do sucesso de Gates está no ano de seu nascimento, em sua escola, em um determinado projeto é realmente “rasgar”tudo que ele fez para que essas janelas se abrissem.

Provoque suas oportunidades. Se arme de frugalidade. Decida ser Outlier.