O VAR valida o roubo
2
4

O VAR valida o roubo

No imaginário do torcedor é fundamental que haja espaço para o erro. 

Rica Perrone
3 min
2
4
Email image

No imaginário do torcedor é fundamental que haja espaço para o erro. 

"O juiz não viu", "Ele entendeu errado", e a gente vai levando mesmo gritando ser um assalto. No fundo, na dúvida, a gente segue acreditando.

Credibilidade é fundamental a qualquer negócio. Sem isso você está fadado a perder clientes. E com razão.

Quando criaram o VAR me lembro que a primeira coisa que escrevi era que o VAR ajudaria, mas que se fosse mal conduzido, validaria o roubo na cabeça do torcedor e geraria um sentimento de abandono. 

Por consequência, descredito. E por obviedade, desinteresse. 

Ou seja, o VAR é o momento em que o torcedor passa a ter certeza que o futebol não é honesto. E isso é um tiro no pé de bazuca. 

O VAR não pode errar. 

O que todos estão vendo, inclusive 3 árbitros, com vídeo tape, câmera lenta e corte de imagem, é indiscutível. A não ser em lances interpretativos. 

Quando o Edu marca pro Cruzeiro e o VAR traça as linhas e anula o gol, não há um só cruzeirense que vá dormir com o "erro" na cabeça. Pra ele, foi intencional. 

Será que não tem um cretino pra dizer "a linha tá errada?" em 1 minuto de análise? 

Não. Acho que não.

E não tendo, seguimos com duas dúvidas terríveis: A primeira é o porque um erro desses acontece sendo a única função do VAR atuar em momentos como esses?

A segunda e mais importante é porque clubes investem milhões para decidir seus futuros domingo a tarde com o caixa do Itaú apitando o jogo como um bico? 

Como pode um esporte de bilhões ser definido por alguém que está fazendo um extra? Que não treinou a semana toda, não se dedica integralmente a aquilo? 

A quem interessa isso?

Some os dois fatores a chegada do VAR, que possibilita o torcedor ter a mesma visão do árbitro, e temos a óbvia conclusão de "roubo". E portanto, um torcedor menos apaixonado e menos interessado no futebol.

O VAR é uma arma. E como tal deve ser usada por quem atira muito bem. Caso contrário, pode acontecer um acidente irreversível. E cada torcedor que passa a acreditar que o futebol é manipulado é um acidente irreversível.

Clubes, porque choram tanto ao invés de se movimentar pra ter uma arbitragem profissional? Será que não interessa ao dirigente eventualmente não ter em quem botar a culpa?

Ou será que o torcedor está certo em imaginar coisas?

RicaPerrone

- Assine o canal! É baratinho e ajuda a manter os textos sempre aqui!