Imbatível!!! Rayssa Leal é campeã mundial de skate street
0
0

Imbatível!!! Rayssa Leal é campeã mundial de skate street

Mais um domingo de emoção e conquista para o esporte olímpico brasileiro. Rayssa Leal venceu o mundial de skate street, válido pela Federação Internacional de Skate, entidade responsável pela organização da modalidade na Olimpíada. O título d...

Marcelo Romano
2 min
0
0
Foto: Julio Detefon  
Foto: Julio Detefon  

Mais um domingo de emoção e conquista para o esporte olímpico brasileiro. Rayssa Leal venceu o mundial de skate street, válido pela Federação Internacional de Skate, entidade responsável pela organização da modalidade na Olimpíada. O título disputado nos Emirados Árabes, ainda foi válido por 2022 já conta pontos para a classificação visando Paris 2024.  Rayssa tem agora 15 anos. Aos 13 foi medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio. No ano passado, a “ fadinha” venceu o mundial pela Street League de Skate no Rio de Janeiro e todas as 4 etapas do circuito da entidade. Ou seja, ninguém vence a brasileira em competições importantes desde o início de 2022. 

O mundial teve 86 inscritas no feminino. O vice campeonato ficou com a australiana Chloe Covell de apenas 12 anos. O bronze foi para a japonesa Momiji Nishiya, atual campeã olímpica. O Brasil ainda colocou mais duas atletas na final: Gabi Mazetto foi 6º e Pamela Rosa 8º. 

O  título mundial neste domingo foi o mais impressionante da carreira da Rayssa. Durante as eliminatórias, ela sofreu uma queda na quinta-feira, que lhe causou uma contusão no braço direito. Com isso, passou apenas em 14º lugar entre as 16 que avançaram para as semifinais. No sábado foi 2º colocada entre as 8 que avançaram a final. No domingo, mesmo com alguns movimentos prejudicados, voou para o título.  

Na decisão, Rayssa estava em 4º lugar após duas voltas obrigatórias para todas as 8 atletas. Depois cada atleta realizou 5 manobras, com as duas melhores notas sendo válidas. Rayssa zerou em 3 das 5 notas. Porém na 3º manobra, a brasileira  obteve uma nota de 87,22, a maior em toda a competição. Com a soma das 3 notas notas ( melhor volta e duas melhores manobras), Rayssa ficou 2,07 pontos a frente da australiana Chloe.

No masculino o Brasil colocou o medalhista olímpico Kelvin Hoefler na final, mas ele acabou em 4º lugar. O novo campeão mundial é o francês Aurelien Giraud. Em 2024 será nome forte da França competindo em casa para buscar o ouro. O bronze do mundial ficou com o japonês Ginwoo Onodera, de apenas 12 anos. 

Nesta semana tem o outro mundial de skate, o park, que também é modalidade olímpica.