No sufoco, seleção masculina de basquete se classifica para mundial
0
0

No sufoco, seleção masculina de basquete se classifica para mundial

Marcelo Romano
3 min
0
0

Com uma campanha irregular, a seleção brasileira masculina de basquete conseguiu a 7ª e última vaga das Américas para a Copa do Mundo de basquete que vai ocorrer em agosto, no Japão, Indonésia e Filipinas. O Brasil nunca ficou fora do evento. 

Seleção masculina de basquete em jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo
Seleção masculina de basquete em jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo

Desde a última edição do mundial, a Federação Internacional da modalidade instituiu uma classificação nos moldes do futebol: eliminatórias com jogos ida e volta ao longo dos anos para apontar os classificados. A campanha do Brasil, agora comandado pelo jovem e vitorioso técnico do Paulistano e Flamengo, Gustavo de Conti, começou em 26 de novembro de 2021. 

Na 1º fase, contra adversários da América do Sul, 5 vitórias mas uma preocupante derrota para a modesta Colômbia. Na 2º fase, contra adversários do resto da América, a seleção oscilou demais. Em agosto de 2022 perdeu de Porto Rico fora de casa e do México em casa. Em novembro a recuperação: vitória contra os EUA ( obviamente sem os craques da NBA) e o México, ambas fora de casa. A classificação parecia encaminhada, mas um novo tropeço diante de Porto Rico em casa, agora em fevereiro, deixou tudo para o último jogo. Uma derrota para os EUA geraria um novo vexame do basquete brasileiro, pois 7 países teriam direito a vaga. O jogo foi dramático, com os americanos chegando a estar a frente no placar. Somente no último período, o Brasil conseguiu abrir uma pequena vantagem para garantir a vitória. 

Para quem acompanhou nos anos 80 e 90 a geração de Oscar e Marcel e depois, o período entre 2010 e 2016 a geração que tinha os atletas da NBA, Leandrinho, Nenê, Varejão e Thiago Spliter, o elenco atual está muito abaixo tecnicamente. Hoje, o Brasil só tem um jogador na NBA, Raulzinho, que sequer tem atuado na seleção. Inclusive não jogou no pré-olímpico que poderia dar a vaga para a Olimpíada de Tóquio. 

O principal nome da seleção é Bruno Caboclo, que surgiu como grande aposta, jogou na NBA, teve problemas na liga, rodou alguns clubes, mas hoje mais experiente aos 27 anos, atua na Alemanha. O elenco conta hoje com uma mescla se jogadores experientes como Marcelinho Huertas, Benite e Rafael Hettsheimer, revelações como Yago e Gui Santos e alguns destaques do nosso campeonato brasileiro como Lucas Mariano e Georginho. 

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo vai ocorrer em abril. Diante das principais seleções européias como França, Espanha, Eslovênia, Alemanha e Lituânia, as chances do Brasil são nulas. Se a seleção enfrentar adversários da Ásia, África e mesmo das Américas, exceto EUA e Canadá, poderá avançar de fase. A Copa do Mundo dará vaga olímpica para os 2 melhores das Américas.