5

Nikon com nova estratégia para câmeras

By Leo Saldanha

Last update Last year2 Min.

Confuso ou acertado? Eu deixo para você decidir
A Nikon fez um anúncio de nova câmera nesta semana. Até aí nada especial, o que me chamou a atenção foi outra coisa: o que ela indicou na sua comunicação. 
O novo modelo traz uma série de recursos muito semelhantes ao Z50, outra câmera da marca. Para saber os detalhes do lançamento (as especificações estão aqui). O que podemos dizer das novidades?
Confuso ou acertado - Outra coisa que me chamou a atenção foi o vídeo promocional que mostra um fotógrafo dizendo o que faz a câmera ser diferenciada, etc. De novo, nada muito diferente de outras divulgações da Nikon e de outros fabricantes. O que merece um olhar mais cuidadoso é que em determinado momento do vídeo aparece a esposa do fotógrafo dizendo que a câmera também serve para os momentos da família. Ou seja, a Nikon parece querer dizer: você pode ter nossa câmera para o seu trabalho e ainda deixar sua família fotografar e filmar. E também com a vantagem do fotógrafo poder usar a linha de lentes da série Z nesse equipamento. É fato que fotógrafos e fotógrafas tem suas famílias e podem usar a câmera tanto no trabalho quanto nesses momentos caseiros. Podem compartilhar essa mirrorless com o esposo, namorada, namorado, filhos e amigos. Você compartilharia?
Talvez a estratégia da Nikon seja apelar ao profissional para ter uma segunda câmera e que ela seja mirrorless. Tanto para quem tem câmeras deles quanto para as de outros fabricantes. Uma câmera mais para curtir, viajar, passear e também servir para sua paixão. Seja foto de natureza, arquitetura, rua e outros. E de novo, a família também poder usar…
O acerto do apelo vintage/retrô. A Z fc (já tem gente chamando de Z Futebol Clube) traz o diferencial do design. Embora o corpo seja em boa parte de plástico com alguns detalhes em alumínio. Mas o charme mesmo está nos controles manuais e justamente como o fotógrafo controlar manualmente do jeito que quiser fotografar. Para a família pode ser a chance de aprender mais sobre fotografia (embora eu desconfie que as pessoas vão deixar no automático). 
Quem não gosta do antigo que vira novo? Apelar para o vintage parece bem acertado. Sobretudo em tempos tão digitais. Só lembrando que a Z fc é um modelo bem digital e sofisticado. Isso para quem entende de fotografia, para o consumidor comum ou para a família...aí não sei. E nisso o design antigo é mais um atrativo não? 
 Logo, parece que a marca errou e acertou. Ou será que só confundiu as coisas? É câmera para o fotógrafo? segunda câmera para curtir foto? câmera para Nikonzeiro apaixonado pela clássica FM2 (na qual ela teve inspiração lá do modelo dos anos 1980). Ou será que vai ser usada mais como filmadora? pois ela filma com qualidade 4K. No fim, minha sensação é que o fc dessa Nikon Z fc está mais para a família clube que qualquer outra coisa. Resta saber se os fotógrafos vão querer compartilhar essa câmera com a família.
Ps - Nikon também deixou bem claro que a nova estratégia coloca as câmeras sem espelho como seu foco principal. Abaixo o vídeo de divulgação que me fez refletir e escrever...