Comunicação efetiva: Pilar vital para o desenvolvimento humano
0
0

Comunicação efetiva: Pilar vital para o desenvolvimento humano

Muito mais do que um processo de decodificação de informação, comunicar é partilhar. A capacidade de se comunicar é algo tão vital para a nossa existência quanto comer, respirar ou dormir. Comunicar-se diz respeito ao nosso senso de identidad...

Shana Wajntraub
3 min
0
0

Muito mais do que um processo de decodificação de informação, comunicar é partilhar. A capacidade de se comunicar é algo tão vital para a nossa existência quanto comer, respirar ou dormir. Comunicar-se diz respeito ao nosso senso de identidade: ao nos comunicarmos conseguimos nos colocar no mundo como pessoas e como seres humanos. A comunicação é o recurso mais precioso que temos disponível para dar vida aos nossos pensamentos, para alinhá-los com as nossas emoções e desejos e transformá-los em ação.

Assim, a boa comunicação é um dos pilares fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal e para a construção de uma uma carreira sólida e experiências de vida bem sucedidas. Entretanto, sabemos que aproximadamente 56% da população é tímida.

Os principais sintomas das pessoas tímidas são a respiração acelerada, palpitação cardíaca e sudorese nas mãos. O corpo parece estar se preparando involuntariamente para enfrentar uma situação de perigo. Os músculos se contraem, as pupilas dilatam e a vasodilatação súbita faz a face enrubescer rapidamente. O estresse causado pela timidez, pelo medo de falar em público ou pelo desconforto de interagir com outras pessoas é tão real que os seus sintomas são físicos.

Você já passou por algo assim?

A força da comunicação está na voz, na fala, expressão corporal, argumentos, conteúdo. Pensemos em Barack Obama que certamente não nasceu presidente dos Estados Unidos. Uma das, senão 'a' personalidade mais influente do mundo viu a sua performance diante do público melhorando ao longo do seu mandato à medida que foi sendo superexposto e altamente capacitado para essa superexposição. A postura sempre coerente com sua entonação de voz, o bom humor e um sorriso cativante fizeram de Obama um ícone carismático do século XXI.

Obama faz uso frequente do storytelling, uma técnica muito eficiente para construir narrativas que transmitem valores ou crenças e convidam para reflexões.

A boa notícia é que este processo é reversível. E para ajudá-los a fazer apresentações impecáveis, começar a vender, persuadir e influenciar pessoas segue algumas dicas:

  • Escrever o roteiro e o discurso previamente
  • Ensaiar em frente ao espelho e/ou graver utilizando o seu celular
  • Praticar com alguém de sua confiança
  • Utilize a respiração para controlar o nervosismo
  • Evitar vícios de linguagem como é, né, tipo, a nível de, etc.
  • Adequar o discurso ao público-alvo e situação
  • Falar com entusiasmo e convicção
  • Ser simples e objetivo

Dicas de leitura/video:

1) O poder da presença – Autora: Amy Cuddy

2) TED: Falar, convencer, emocionar : Como se apresentar para grandes plateias? Autora: Carmine Gallo

Artigo publico no Jornal da Sincor: https://www.sincor.org.br/jcs/comunicacao-efetiva-pilar-vital-para-o-desenvolvimento-humano/