Você controla como você joga
46
0

Você controla como você joga

Você não controla o que seus companheiros de time fazem, você controla como você joga. Você não controla o que os jornalistas falam sobre você, você controla como você joga. Você não controla o que a torcida fala sobre você. Você controla como você

Daniel Martins
0 min
46
0

Em  minha última reflexão abordei um assunto que vale tanto para o esporte quanto para a vida: sempre retorne aos fundamentos. Se você ainda não tiver lido, da uma conferida depois :).

A questão é que isso me fez refletir tantos conceitos que levo do esporte para a minha vida pessoal e profissional. Hoje vou compartilhar mais um desses conceitos com vocês.

Ninguém precisa ir longe para ver alguém reclamar de algo ou alguém: é o dia que está muito quente, o computador que trava demais, o colega de trabalho que não está rendendo ou o treinador que não dá uma oportunidade no time titular.

Todas essas situações tem uma coisa em comum. Já sabe qual é?

Quem está reclamando nunca controla o motivo da reclamação, em todos os casos citados são fatores externos, que independem do interlocutor para ocorrerem ou não.

Email image

Mas o que você controla?

Falando de atletas, sejam eles amadores, de colegial, que ganham milhões para jogar, ou que estão iniciando suas carreiras, o pensamento mais poderoso que eles podem ter é: "eu controlo como eu jogo".

Você não controla o que seus companheiros de time fazem, você controla como você joga.

Você não controla o que os jornalistas falam sobre você, você controla como você joga.

Você não controla o que a torcida fala sobre você. Você controla como você joga.

Você não controla o que o juíz faz. Você controla como você joga.

A única coisa que você controla, se não ficou claro o suficiente, é como você joga, agora, nesse segundo.

Tudo o que você controla é como você joga, o esforço que você faz, as decisões que você toma e os princípios pelo que você é guiado.

Email image

Mas e os resultados?

Essa parte é super importante. Você não pode julgar-se pelos resultados obtidos, eles também estão fora do seu controle. Por melhor que você jogue pode ser que eles não venham do jeito que você quer e no tempo que você quer.

Isso não significa que você deve desistir (óbvio né hahah). Mas sim que o seu foco não deve mudar.

Você não deve focar nos resultados só porque não os obteve de primeira. Você deve continuar focando em como você joga e em melhorar o seu jogo. Qualquer coisa fora disso é perda de tempo, não te levará a lugar nenhum. (achei importante deixar claro que você deve traçar metas, mas não vislumbrá-las em estado de inércia)

A prática no dia a dia

Como a maioria de vocês já sabe, não é do dia para  a noite que o seu comportamento vai mudar e você vai direcionar seu foco todo para como você age.

Até você deixar de reclamar, terceirizar a culpa das coisas não funcionarem, ou de indispor e ser menos produtivo por algo que está fora do seu controle é uma longa caminhada. Eu às vezes me perco nisso.

Mas o hábito de sempre lembrar que você só controla como você faz as coisas vai mudar sua vida. Uma dica é deixar um lembrete em algum lugar visível.

Coloque um post-it em algum lugar, crie um plano de fundo, um bloco de notas, faça uma tatuagem hahah, não importa como, mas ter alguma coisa física para lembrar do pensamento, é como eu faço e uma das melhores maneiras de enraizá-lo.

Thats all folks!

Espero que tenham gostado, se não tiver lido os outros textos ainda, clique aqui para ir até meu canal e não deixe de inscrever-se em minha newsletter para não perder meus conteúdos =).