Loading...Loading...
12

O homeschooling sempre foi a opção superior

By Superbloom

Last update 2 weeks ago3 Min.

Marco Aurélio foi o imperador romano de 161 d.C até a sua morte em 180 d.C.
Ele também foi o escritor das Meditações de Marco Aurélio, uma espécie de diário reunindo lições que ele quis guardar para si mesmo.
Por fim, ele foi um filósofo, dedicado à corrente do estoicismo:
O estoicismo enfatiza a busca pela paz interior e certeza ética, apesar do aparente caos do mundo externo, através da emulação, na conduta pessoal de cada um, da ordem e legalidade da natureza.
Tradução própria da introdução da edição Dover Thrift.
O estoicismo, por sua vez, é completamente independente do cristianismo mas se encontra em muitos lugares com ele.
O cristianismo também possui essas ideias de integridade, de certo e errado, e de valorização da natureza terrestre e humana não como algo a ser venerado mas sim como algo que possui um desenho superior e que nos fornece lições de ordem e moralidade.
Interessado por tudo isso, comprei uma cópia das "Meditações" (é um livrinho pequeno) e comecei a ler.
E então, logo nos primeiros quatro parágrafos, eu me senti obrigado a parar para refletir sobre o impacto do que estava escrito ali.
Veja só:
[1] Do meu avô Verus, eu aprendi boas morais e o controle do meu temperamento. [2] Da reputação e memória do meu pai, a modéstia e um caráter masculino. [3] Da minha mãe, piedade e beneficência; e abstinência, não só de maus atos, mas também de maus pensamentos; e ainda, simplicidade no meu estilo de vida, bem removido dos hábitos dos ricos. [4] Do meu bisavô, o não haver frequentado escolas públicas e ter desfrutado de bons professores em casa; e ter compreendido que, em tais questões, um homem deve gastar liberalmente.
Eu escrevo semanalmente sobre homeschooling e educação em geral aqui na Pingback.
Portanto, é óbvio que esse quarto parágrafo me chamou a atenção, ainda mais no contexto dos parágrafos anteriores, que ilustram alguns dos valores que são melhores transmitidos quando uma criança é educada em casa por pais e familiares que ensinam explicitamente e dão o exemplo.
Vejamos então: O que esse parágrafo nos revela sobre o homeschooling?
Ele revela que o homeschooling não é uma moda passageira.
Ele revela que os problemas das escolas públicas são milenares, possivelmente inerentes, e portanto nunca serão resolvidos por políticos prometendo soluções para a educação.
Ele ilustra um cálculo econômico individual onde a educação é valorizada de tal forma que a família investe mais tempo e mais recursos nela.
Ele suporta a minha tese de que a melhor educação do mundo está não na melhor escola, mas sim na casa que seleciona individualmente a melhor forma de ensino para cada disciplina — sendo que as vezes isso significa o melhor professor para cada disciplina, como no caso do Marco.
E ele suporta (não explicitamente, devo admitir) a minha tese de que existem princípios pedagógicos que fazem com que o ensino tutorial do homeschooling seja naturalmente melhor tanto para o desenvolvimento moral quanto para o desenvolvimento intelectual dos nossos filhos.
Em resumo, ele revela que o homeschooling sempre foi (e provavelmente sempre será) a opção superior.
Gostou deste artigo? Então clique no botão abaixo para receber meus artigos semanais no seu email:
Já se inscreveu? Então considere também compartilhar este artigo com alguém: