A PREGAÇÃO AO LONGO DOS TEMPOS
4
0

A PREGAÇÃO AO LONGO DOS TEMPOS

U

Lindomar Borges Mendanha
2 min
4
0

Lindomar Borges Mendanha*

Resumo a pregação durante o período da pré-reforma foi a principal ferramenta utilizada por alguns pregadores para transmitir as verdades bíblicas e desmistificar muitos figurinos e crenças que não condizia com a realidade do cristianismo verdadeiro, em consequência do desses teor sermões vários sacerdotes e pregoeiros dessa época foram martirizados por defenderem aquilo que acreditavam ser o certo pois a igreja estava se preocupando apenas com tradição e até então, porem essa atitudeca de homens se tornou o principal combustível para o surgimento da reforma protestante.
A história do púlpito tem apresentado características semelhantes ao longo da história da igreja, mais nota se diferenças de acordo com períodos distintos da própria história eclesiástica, durante a pré reforma e reforma os pregoeiros de púlpitos começaram a direcionar seus sermões ao povo no sentido de esclarecer bíblicas que estavam sendodas sufocadas pelos sacerdostes, que até então estavam imbuídos em passar ao povo uma tradição, sendo que a igreja não mais se preocupava com o ensino da palavra tomando um rumo inserto e entrando por um terreno perigoso, isso fez com que surgissem homens como Jonhon Russ e wyclif que foram pré reformadores que empenharam suas vidas no ensino das verdades bíblicas sendo que em consequência de suas pregações foram martirizadas.

Pregadores

pré-reformadores.
O pregador Francisco de Siena (1380-1444).
"John Stott, A glória da pregação um esboço histórico s/d pg 23,24", fez essa declaração inesperada : " se essas coisas que você pode fazer apenas ou ouvir a missa ou ouvir o sermão – você deve dispensar a missa, e não o sermão, existe menos perigo para sua alma em deixar de ouvir a missa, do que deixar de ouvir o sermão".
John Wycliffe (1329-1384). Que era um escritor polifero e por responsável instigar a primeira Bíblia completa em inglez (traduzida da vulgata) que, pregador por si mesmo, teria sido responsável pela tradução, ele foi um zeloso com as escrituras, e com base atacava o papado, como indulgências, a transubstanciação e as riquezas da igreja, a mesma afirmava que o dever de pregar era dos sacerdotes.
Segundo o pregador Herasmo de Rhoterdan (Johon Stott a Glória da pregação : um esboço histórico s/d ed. Vida pg.24.) " A função mais importante do sacerdote é o ensino, mediante pode instruir, admoestar, repreender e consolar. Os leigos podem batizar. Todos os membros da igreja podem orar. O sacerdote nem sempre batiza, nem sempre absorve,


mais sempre deve ensinar, qual é o proveito de ir até a mesa do senhor sem saber o significado disso Conclusão Diante dessa afirmação de Herasmo de Rhoterdan e sob a análise de alguns pré-reformadores citados, fica claro que uma das principais motivações que impulsionou e gerando acabou a reforma protestante foi o abandono da palavra de Deus ou, seja a igreja se embrenhou em uma tradição criteriosa e em figurinos para os parâmetros bíblicos e sem lógica, formando um gama de fieis sem convicções de fé e frios de esperança, o que levou os pré-reformadores a seus discursos para a palavra sob uma interpretação e coerente para a volta para a , que forma de discurso serviu de combustível para o surgimento de pensadores e teólogos como Lutero e Calvino que se tornaram pais