São Paulo contará com eventos na normalidade até outubro
0
0

São Paulo contará com eventos na normalidade até outubro

Ticplus.com
2 min
0
0

O atual governador do Estado de São Paulo, João Dória mencionou nesta terça-feira (06) que o último trimestre do ano seria ‘maravilhoso’. Em São Paulo a perspectiva do governador é que até setembro a população maior de 18 anos já esteja ao menos, parcialmente imunizada.

Para o mês de julho, a realização de eventos-teste de avaliação da segurança ainda está programada. Segundo o governador, os eventos ocorrerão parcialmente, com porcentagens de lotação subindo gradualmente até atingir 100%.

João Dória e os eventos-teste em julho

A partir de dia 17 deste mês ocorrerão cerca de 30 eventos feitos para testar a segurança dos protocolos de segurança. Na última quarta-feira (07), o governador mencionou que o objetivo dos testes é criar métodos seguros e com apoio do setor privado para a realização dos eventos.

Dória ainda afirma que nos eventos em questão, os participantes serão testados e rigidamente monitorados. Os 30 eventos serão monitorados e adotarão medidas sanitárias que garantam a não disseminação do vírus. Os setores são:

  • cultura;
  • negócios;
  • lazer;
  • esportes;
  • turismo.

As flexibilizações recorrentes no estado também demonstram empenho do governo para a retomada dos eventos. Recentemente, a taxa de ocupação dos restaurantes também passou de 40 para 60%

Segundo o governador, as medidas se devem graças ao avanço da vacinação. Além disso, a previsão de volta às aulas é também um grande indício de que as rotinas estão retornando à normalidade. Nas escolas estaduais e técnicas, é previsto que a retomada das atividades se dê no mês de agosto.

Nos últimos 4 meses, o estado de São Paulo registrou pela primeira vez um número de pacientes internados menor que 9 mil. Os dados, por sua vez, se referem aos leitos de tratamento intensivo (UTIs).

As médias diárias de mortes por covid-19 também estão caindo nos últimos dias. Nesta quarta-feira (07) a média de vítimas diárias foi de 465. Em comparação com o período de 14 dias atrás, o valor caiu 20%.

Os eventos de julho

Aparentemente, as tentativas de retomada do setor surtiram efeitos. Para este mês, já estão programados eventos como feiras criativas, nas cidades de São Paulo e Campinas. 

Com a grande crise de alguns setores da economia, a proposta traz grandes esperanças para produtoras de eventos, por exemplo. Com a vacinação, alguns shows nos EUA já ocorrem com lotação máxima, e a perspectiva é que ainda neste ano possamos observar isso no Brasil.

Em agosto, os eventos-teste para nichos musicais englobarão diferentes gêneros musicais. Ao todo, os shows musicais serão divididos em 9 eventos noturnos de:

  • eletrônico;
  • sertanejo;
  • pop rock;
  • funk.
Email image

Vale lembrar que serão adotadas máscaras, uso de álcool gel, testagem a partir de antígeno com resultados imediatos. Estes, por sua vez, precisam da aprovação da Anvisa e haverá fiscalização dos participantes por dias após o evento.

Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência afirma que a variante Delta é o principal motivo do mantimento das medidas ainda hoje. Como os efeitos ainda são desconhecidos, é importante manter as medidas de distanciamento mesmo com a vacinação.

No Brasil, estes efeitos ainda precisarão ser estudados, muito embora a variante Delta concorra com outra já enfrentada pelos brasileiros, a Gama. Por isso, as medidas de distanciamento são mantidas, mas com a perspectiva de melhora, graças à vacinação, que diminuiu casos de contaminação e mortes por covid.