XXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia da II Semana)
Antífona de Entrada Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Evangelho (Lucas 5,1-11)Aleluia, aleluia, aleluia.Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5 1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -,3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.4 Quando acabou de falar, disse a Simão: "Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar".5 Simão respondeu-lhe: "Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede".6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: "Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador".9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: "Não temas; doravante serás pescador de homens".11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.Palavra da Salvação.
Reflexão sobre o Evangelho:(02/09/2021 – Lucas 5,1-11) Na pesca milagrosa, Jesus socorre Pedro, Tiago e João em suas necessidades, já que eram pescadores e a partir deste auxílio os convida a colocarem-se em seu seguimento. O bonito do relato está também na obediência de Pedro ao mandato de Jesus para lançar a rede em águas mais profundas. O Senhor os atraiu a si, os salvou da situação de frustração em que se encontravam porque foram obedientes. Também conosco acontece a mesma coisa, constantemente, o Mestre sai ao nosso encontro e de várias formas nos surpreende chamando-nos ao seu seguimento. Jesus nos mostra que nos ama até o extremo. Ele é o Messias, o Filho de Deus, o que tem palavras de vida eterna. Ouçamos hoje a voz do Senhor que nos chama a irmos com Ele para águas mais profundas, sejamos obedientes ao seu pedido e tenhamos a certeza de que quem obedece ao Senhor nunca erra. Deus abençoe você!