Dia 29 de Agosto - Domingo
0
0

Dia 29 de Agosto - Domingo

Fonte: Ronaldo Wilhans

Vagner Veríssimo dos Santos
3 min
0
0

Fonte: Ronaldo Wilhans

Catedral Divino Espírito Santo - Barretos SP
Catedral Divino Espírito Santo - Barretos SP

Evangelho: Marcos 7,1-8.14-15.21-23

Aleluia, aleluia, aleluia.

Deus, nosso Pai, nesse seu imenso amor, / foi quem gerou-nos com a Palavra da verdade, / nós, as primícias do seu gesto criador! (Tg 1,18) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo,

1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus.

2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.

3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos.

4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”

6 Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.

7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’.

8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

14 Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei:

15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior.

21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios,

22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.

23 Todas essas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Higiene é coisa boa, conveniente e saudável. O erro dos fariseus e de alguns doutores da Lei era afirmar que lavar as mãos, bem como outras práticas como essa, era condição para agradar a Deus. Quem não o fizesse tornava-se impuro. Então, esses senhores vindos de Jerusalém se achavam no direito de censurar e desprezar Jesus e seus discípulos. Imediatamente Jesus entra em ação e, falando à multidão, explica o equívoco. Cita o estimado profeta Isaías: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. E convida a todos a deslocar o foco: não se fixar no exterior das pessoas (questão secundária), mas levar em conta o que se passa no seu interior, pois é aí que brota o mal. Cabe a cada um examinar se suas práticas religiosas são autênticas e agradáveis a Deus ou se não passam de culto vazio.

Meu Senhor e meu Deus eu te louvo e te agradeço por nos orientar como e devemos ser como Cristãos. Jamais sejamos praticantes de atos que demonstram aos outros aquilo que verdadeiramente não somos. Nos dê forças Pai para que arranquemos de nossos corações, tudo aquilo que o Senhor nos dá gratuitamente, para salvarmos aqueles que estão distantes de ti. Esta é a forma do nosso irmão vê em nós o mais puro amor de Deus. AMÉM 🙏🏼