Dia 30 de Agosto - Segunda-feira
0
0

Dia 30 de Agosto - Segunda-feira

Fonte: Ronaldo Wilhans

Vagner Veríssimo dos Santos
3 min
0
0

Fonte: Ronaldo Wilhans

Catedral Divino Espírito Santo - Barretos SP
Catedral Divino Espírito Santo - Barretos SP

Evangelho: Lucas 4,16-30


Aleluia, aleluia, aleluia.


O Espírito do Senhor repousa sobre mim; / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura.

17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito:

18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos

19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

22 Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”

23 Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”.

24 E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

25 De fato, eu vos digo, no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel.

26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.

27 E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

28 Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos.

29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício.

30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. – Palavra da salvação.


Reflexão:Jesus apresenta-se na sinagoga de Nazaré, onde fora criado. Diante da assembleia, lê um trecho de Isaías referente ao Messias e, fechando o livro, arremata: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que vocês acabam de ouvir”. Este é o projeto de vida de Jesus, sua missão: dedicar-se inteiramente aos mais pobres e sofredores. Pelo poder do Espírito Santo, Jesus vem libertar da opressão o povo e criar condições para que tenha vida abundante. Os nazarenos reagem primeiramente com admiração e passam em seguida à desconfiança. Finalmente, presos a categorias humanas (“filho de José”) e incapazes de dar o salto da fé, ficam furiosos, expulsam-no da cidade e tentam jogá-lo no precipício. Jesus, porém, “passando pelo meio deles, seguia seu caminho”. Sua missão estava apenas começando.

Meu Senhor e meu Deus eu te louvo e te agradeço por nos mostrar que devemos acreditar que somos capazes de ser missionários, como o Senhor nos ensina. Muitas vezes somos desacreditados por pessoas próximas, parentes e amigos por conta do que demonstramos em nossa caminhada de Fé. Pai nos fortaleça cada vez mais na missão de levar vossa palavra e o nosso testemunho para salvar aqueles que tanto necessitam e ainda não conhecem o caminho do amor deixado por ti. AMÉM 🙏🏼