XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)
Antífona de Entrada Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).
Evangelho (Lucas 6,27-38)Aleluia, aleluia, aleluia. Se nós nos amamos, irmãos, Deus vive unido conosco e, em nós, seu amor fica pleno! (1Jo 4,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.6 27Falou Jesus aos seus discípulos: "digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,28abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam.29Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica.30Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.31O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.32Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam.33E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores.34Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.35Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus.36Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.37Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados;38dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também".Palavra da Salvação.
Reflexão sobre o Evangelho:(09/09/2021 – Lucas 6,27-38) O cristão é aquele que se deixou seduzir por Jesus e o princípio de seu agir é fazer o mesmo que Ele fez em tudo. Somos convidados a ter em nós os mesmos sentimentos de Cristo. Nossa misericórdia, bondade, humildade, compaixão, amor e perdão precisam ser como Jesus faria. O Mestre nos pede que amemos não só nossos amigos, mas também nossos inimigos, pede que perdoemos aqueles que nos ofenderam não apenas duas ou três vezes, mas setenta vezes sete, ou seja, sempre. Este é Jesus, é assim que devemos ser seus seguidores. O amor não é um mero sentimento que deixamos crescer por um momento e abandonamos quando não temos mais forças. A compaixão será o nome do amor, e temos no Pai um modelo sobre como exercê-la: sem julgar os irmãos, sem condenar, liberando o perdão com generosidade. Faça a experiência: Ame e faça tudo o que queres! Deus abençoe você!