Liderar é ir além do gosto pelas pessoas
0
0

Liderar é ir além do gosto pelas pessoas

Engana-se quem pensa que para ser um bom líder basta apenas gostar de pessoas. Liderar vai muito além.

Tiago Vailati
3 min
0
0

Engana-se quem pensa que para ser um bom líder basta apenas gostar de pessoas. Liderar vai muito além.

As pessoas são movidas por algo muito mais profundo do que o cargo que ocupam ou sua remuneração. Todo profissional faz o que faz por acreditar nos objetivos da empresa e por entender que aquilo tem a ver com seus próprios objetivos.

Na prática, é o alinhamento de propósitos que faz as relações de trabalho funcionarem em sintonia. E quando aprofundamos neste ponto, passamos a enxergar expectativas que vão resultar numa em comum: todo liderado espera ser representado pelo seu líder.

Na minha visão, um líder legítimo pode ser reconhecido a partir de algumas características que vou descrever a seguir.

Conquistas e resultados

Os líderes que ganham evidência publicamente normalmente possuem um histórico de conquistas e resultados expressivos. Temos exemplos de longa data nos esportes, mas tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de bons exemplos de liderança em diversos campos de atuação, principalmente no empreendedorismo.

Quando falo de resultados não atribuo o mérito com exclusividade ao líder.

Muito pelo contrário. Os grandes líderes são os primeiros a reconhecerem a coletividade nas suas conquistas e atribuem a si a maior parcela de responsabilidade diante dos fracassos.

E o mais importante: o líder tem um papel fundamental na condução do time aos resultados. Não basta contar com boas pessoas, é preciso saber orientar, agir diante dos obstáculos e garantir que o caminho que se está seguindo é o que levará aos resultados desejados.

Desenvolvimento do time

Um time de sucesso não é formado apenas por pessoas geniais. Eu não acredito em genialidade como ingrediente principal. É algo bem subjetivo.

Durante os meus vários anos como líder já trabalhei com todo perfil de pessoas e entendi que tem um comportamento que é transformador: a vontade de dar certo. Eu, particularmente, chamo isso de "sangue nos olhos".

Pessoas com sangue nos olhos tem uma capacidade superior de se desenvolver. É neste aspecto que o líder contribui, incentivando a mudança, fazendo com que as pessoas enxerguem seus pontos de evolução para que encontrem o caminho para se desenvolverem.

Todos nós somos capazes de criar novas versões de nós mesmo em intervalos curtos de tempo. E líderes legítimos têm orgulho do crescimento do seu time.

Confiança conquistada

No campo profissional existem duas formas de se obter respeito: impondo mediante hierarquia ou conquistando a partir da confiança.

Nos times onde o engajamento é alto, certamente existe um grande nível de confiança que as pessoas têm umas nas outras e, principalmente, na figura do seu líder.

Formar um grupo de pessoas não é difícil. Mas, manter as pessoas motivadas a seguirem unidas em torno do sonho em comum só é possível se houver confiança fundamentada no respeito conquistado e não imposto.

Email image

Para conseguir ser bem sucedido na liderança é preciso ir além do gosto pelas pessoas. Pessoas bem relacionadas não necessariamente serão bons líderes. Um bom líder não é feito apenas do fato de gostar de pessoas. 

Gostar de pessoas é um atributo presente nas características de um líder de sucesso. Este é apenas um dos ingredientes, que quando ausente, destrói o sabor.

É preciso conquistar uma posição de referência na vida dos liderados. E isso se faz com tempo e dedicação.

Liderança tem a ver com conduzir pessoas aos resultados, a partir de uma relação de confiança, respeito e trabalho duro. O time é o reflexo do seu líder. Isso é algo que repito com frequência para as pessoas que lidero (e boa parte delas lideram times).