O Reino radical
0
0

O Reino radical

“Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos Céus” Mateus 5:3.

Xandico Viana
2 min
0
0

“Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos Céus” Mateus 5:3.

Nas Bem-aventuranças, Jesus estabeleceu os princípios centrais de Seu reino radical.
Nas Bem-aventuranças, Jesus estabeleceu os princípios centrais de Seu reino radical.

Essa não parece uma boa maneira de começar um sermão. Quero dizer, não é politicamente correto. Falta a delicadeza e bom senso de alguém especializado em relações públicas.

Afinal, quem deseja ouvir sobre pobreza de espírito? Esse pregador não está sintonizado com o mundo. Para ser “bem-sucedido”, você tem que dar às pessoas o que elas querem; tem que apresentar-lhes as palavras e ideias que elas desejam ouvir.

E qualquer ouvinte sabe que as pessoas se enchem de alegria com mensagens tais como: “Bem-aventurados os ricos” ou “Bem-aventurados os ricos de espírito“.

Bem, se Jesus realmente desejava atrair uma multidão, Ele tinha que inteirar-Se dos métodos do mundo. Com uma mensagem do tipo: “Bem-aventurados os pobres de espírito”, Ele nunca atingiria a maioria das pessoas. Ele nunca alcançaria o tipo de sucesso que é respeitado pela cultura em geral.

Mas é exatamente aí que está a diferença entre os valores convencionais e Jesus. Ele não estava preocupado com a admiração do mundo à Sua volta. Preocupava-Se em estar em sintonia com Deus.

Como resultado, Sua mensagem é o oposto daquela da cultura em geral. É uma mensagem contrária à sabedoria do mundo. Aos olhos do mundo, Jesus está pregando uma mensagem contracultural. Na realidade, essa primeira bem-aventurança inverte o sistema de valores do mundo. Ela revoluciona as coisas.

O reino de Jesus é um reino radical, e seus cidadãos também serão radicais. Essa é a mensagem surpreendente das Bem-aventuranças, do Sermão do Monte, e de todo o Novo Testamento.

“Bem-aventurados os pobres de espírito“. Essa é uma das declarações mais radicais do mundo. Contundo, constitui a base da mensagem cristã de Jesus.

E essa mensagem é pessoal, para mim e para você. Temos que escolher entre Jesus e o mundo – entre seus valores e os dEle. Nas Bem-aventuranças, Jesus estabeleceu os princípios centrais de Seu reino radical.