Manifesto: como os gigantes mudam o mundo?
4
0

Manifesto: como os gigantes mudam o mundo?

Já parou para pensar que são os empreendedores que mudam o mundo? Tudo que está ao nosso redor - absolutamente tudo - não foi criado por força de uma lei, norma ou regulamento (ou por um político ou burocrata). Na verdade, foi criado por empreendedor

Zero Estado
8 min
4
0
Tudo que está ao nosso redor - absolutamente tudo - não foi criado por força de uma lei, norma ou regulamento (ou por um político ou burocrata). Na verdade, foi criado por empreendedores, inventores, criadores, trabalhadores, cientistas, artistas, inovadores, criativos, produtivos, pessoas comuns, mentes brilhantes e, por que não: GIGANTES.
Tudo que está ao nosso redor - absolutamente tudo - não foi criado por força de uma lei, norma ou regulamento (ou por um político ou burocrata). Na verdade, foi criado por empreendedores, inventores, criadores, trabalhadores, cientistas, artistas, inovadores, criativos, produtivos, pessoas comuns, mentes brilhantes e, por que não: GIGANTES.

Todos os dias acordamos, buscamos conquistar nossos sonhos, especialmente o de empreender e de ajudar outras pessoas.

Contudo, não percebemos que a cada dia que passa, vamos sendo esmagados pelo Estado. Deixamos de perceber que o futuro das nossas vidas - e dos nossos filhos - podem estar completamente arruinados, simplesmente porque focamos apenas em liderar nossos projetos, ao passo que deixamos que outras pessoas - incapazes- liderem o Brasil.

E o mais assustador: não nos damos mais conta disso. Afinal, estamos acostumados com essa situação.

Inconscientemente, acabamos "aceitando" a vida medíocre em que a esmagadora maioria dos brasileiros vivem hoje, em vez de assumirmos a responsabilidade e desafiarmos o status quo. Estamos presos, conformados com a política do Brasil, quase que paralisados, apesar de vivermos em um Brasil lento, ineficiente, improdutivo e corrupto.

O Brasil é simplesmente campeão em burocracia tributária, são: 5570 legislações municipais, 27 estaduais e 3 federais, 90 tributos diferentes, 363 mil novas normas tributárias desde 1988. No fim das contas, a legislação tributária é mais pesada que um elefante (7.2 toneladas).

Ainda, desde 1988 foram criadas 5 milhões de novas normas, somos o país onde mais se demora para pagar impostos, demoramos 1.501 horas por ano e, além disso, a média é de 558 dias para executar contratos na justiça.

Como se não fosse o bastante, cartórios batem recordes de arrecadação ano a ano (23,4 bilhões em 2021). E, ainda por cima, o processo de abertura de empresas é bastante demorado, tendo uma média de 45 a 60 dias.

Arrecada-se trilhões de reais por ano através de uma carga tributária altíssima equivalente a 34% e, por mais "incrível" que possa parecer, não oferece retorno NENHUM a população, estando na 133ª posição no índice de eficiência governamental. Além disso, temos uma legislação trabalhista engessada que dificulta a geração de novos empregos. No fim das contas, o Estado esmaga o empreendedor, custa caro e entrega muito pouco para a sociedade.

Aliás, a cada 1h de trabalho o Brasil produz 19 dólares, enquanto que os EUA produzem 89 dólares, a Alemanha 77 dólares, Austrália 65 dólares e Reino Unido 61 dólares. Isso decorre de duas principais questões, o Estado brasileiro:

  • impede a livre concorrência, havendo um grande número de empresas que sobrevivem às custas de proteção, subsídios e regras diferenciadas, além do excesso de burocracia que atrapalha quem quer empreender, e;
  • da ausência de senso de prioridade dos gestores públicos na alocação de recursos, que se negam a investir em educação básica e em capacitação profissional, prejudicando a vida de quem é trabalhador e quer ganhar dinheiro. 

O Brasil tem crescido anualmente apenas 0,8% em produtividade, enquanto o mundo cresce 1,9% e os países emergentes 3,3%. Na pandemia, o Brasil foi o país que mais manteve as escolas fechadas, o que acabou refletindo no aumento do percentual de crianças, de 6 a 7 anos, que não sabem ler e escrever para 40,8%.

Além do mais, a esmagadora maioria dos políticos - aqueles que deveriam trabalhar para transformar a vida do brasileiro em algo melhor - são desonestos, estão envolvidos em escândalos de corrupção, além de utilizar a máquina estatal somente para benefício próprio, para manter penduricalhos, "toma lá, dá cá", satisfazendo seus interesses egoístas, prejudicando aqueles que necessitam, especialmente os mais pobres.

No final das contas, o Estado não cansa de tentar arruinar, todos os dias, a vida dos empreendedores (e consequentemente a vida de todos). E continuará arruinando se não fizermos nada.

Já parou para pensar que são os empreendedores que mudam o mundo?

Tudo que está ao nosso redor - absolutamente tudo - não foi criado por força de uma lei, norma ou regulamento (ou por um político ou burocrata).

Na verdade, foi criado por empreendedores, inventores, criadores, trabalhadores, cientistas, artistas, inovadores, criativos, produtivos, pessoas comuns, mentes brilhantes e, por que não: GIGANTES.

São gigantes por que são os principais responsáveis por ter que sustentar nos ombros, dia após dia, todo o PESO estatal e, ainda assim, por mais difícil que seja, em meio a um ambiente que faz tudo para dificultar seu caminho, insistem em superar todos os obstáculos, mantendo-se firme em ajudar outras pessoas, sem deixar o mundo inteiro desmoronar.

Perceba que os gigantes mudam o mundo gerando oportunidades, empregos, renda, desenvolvimento, produzindo produtos e serviços para sanar as necessidades das pessoas, impactando de forma positiva a sociedade, sempre buscando melhorar, inovar, buscando fazer mais, com a menor quantidade de recursos e, consequentemente, gerando maior retorno para a população. E, não apenas na forma de imposto para custear serviços públicos, mas, principalmente, em soluções para melhorar cada vez mais a vida das pessoas.

Perceba que o BRASIL - e o mundo inteiro - é sustentado por nós, os Gigantes.

Somos nós  que mudamos e melhoramos o mundo: empreendendo, errando, acertando, criando, trabalhando, pesquisando, produzindo, se inspirando em outras pessoas, para depois servir de inspiração e pensando em como melhorar o mundo.

Contudo, somos governados por pessoas que não estão preocupadas em melhorar a vida do cidadão brasileiro, pelo contrário, estão sedentas por poder, ganância, cheias de egoísmo que acabam ARRUINANDO as nossas vidas.

E que como se não fosse o bastante não PRODUZEM e não CONTRIBUEM em NADA para a melhorar o BRASIL, em vez disso são os responsáveis pelo ATRASO do nosso país, gerando desemprego, impedindo que o brasileiro ganhe o seu dinheiro honestamente, não tendo condições de sustentar sua família.

O que os políticos estão fazendo para melhorar a vida do brasileiro? Nada.

É por isso que todas as iniciativas, projetos, ideias, regras, normas, leis que forem criadas, ou que já existam, para atrapalhar a vida do empreendedor será desafiada. Todo político que tenha um discurso que venha a impedir que o empreendedor produza e gere riqueza, será desafiado.

Todas as pessoas interessadas em manter tudo como está será desafiada. No fim das contas, tudo aquilo que já existe e que impede o crescimento dos empreendedores será desafiado.

Esse é um movimento que busca unir CEM MIL GIGANTES para termos forças para desafiar o ESTADO e tudo aquilo atrapalha as nossas vidas. #VAMOSDESAFIARTUDO.

Afinal, todo mundo já sabe que o estado é lento, ineficiente, improdutivo, corrupto, contudo ninguém faz nada para mudar isso. Sendo assim, para chegarmos à Zona de Crescimento do Brasil e melhorarmos a vida das pessoas, é preciso despertar os Gigantes para saírem da Zona de Conforto, irem para o campo de batalha, desafiar o modelo político atual com o objetivo de ZERAR o peso do estado sobre os empreendedores.

Já imaginou termos um Brasil ágil, eficiente, produtivo, sem corrupção, com um ambiente fértil para mais e mais empresas, capaz de gerar mais emprego e renda? Um Brasil fácil de empreender, com carga tributária baixa e com leis que caminham junto da inovação? Que permita-nos errar rápido, para aprender rápido e, no fim do dia, melhorarmos a vida do brasileiro com mais velocidade? E se algo der muito errado, que se tenha um ambiente propício para nos reerguermos e começarmos tudo de novo? Um Brasil com pleno emprego em que o brasileiro é capaz de realizar seus sonhos e não só pagar conta para sobreviver?

Esse é o futuro que o Brasil merece.

Por isso, precisamos entender que a responsabilidade de mudar o mundo é NOSSA e que é necessário tomar uma iniciativa para virar o jogo. 

Para isso, nós precisamos: assumir as rédeas da política, acabar com leis inúteis e absurdas, numa busca incessante por menos Estado; mostrar como se faz gestão de verdade, aliando liberdade com responsabilidade; tomar decisões importantes enfrentando os fatos, baseando-se em evidências; e por fim, zerando o peso do Estado sobre os ombros dos empreendedores, para que não seja mais um peso, mas um aliado em busca de um objetivo: melhorar a vida do brasileiro.

Você prefere continuar empacado na situação medíocre que estamos hoje ou viver esse Brasil que acabei de narrar?

Quanto mais o tempo passa, mais o Estado se fortalece e mais pesado ficará para nós. Precisamos nos movimentar hoje, afinal, a mudança quase sempre falha por ser tarde demais. Mas, quase nunca falha por ser cedo demais.

A cada dia que passa as pessoas perdem seus empregos, não conseguem mais sustentar suas famílias e acabam caindo na miséria.

Este manifesto não é uma oportunidade batendo na sua porta para se juntar a um movimento de Gigantes que pretende mudar do Brasil, é quase que uma obrigação. É nossa responsabilidade melhorar, o mais rápido possível, a vida dos brasileiros. 

Desistir significa defender a perpetuidade de tudo como está hoje.

NÃO PODEMOS NOS ACOMODAR. SE FICARMOS PARADOS, SEREMOS ESMAGADOS.

Na verdade, temos a obrigação de mudar as regras do jogo, de superar expectativas, jogar o jogo diferente, e jogar melhor do que qualquer um. Esse é o nosso lema, faz parte da nossa essência empreendedora.

Eu tomei essa iniciativa, estou fazendo a minha parte, e agora preciso que você faça a sua!

Junte-se a nós, torne-se um verdadeiro Gigante e ajude-nos a transformar o Brasil em um lugar em que os brasileiros merecem.

Precisamos de você, afinal, 1 Gigante sozinho não faz muito barulho. Mas, já imaginou CEM MIL gigantes comprometidos em fazer tumulto suficiente para combater o Estado? E, 1 milhão de gigantes? Já imaginou o impacto? O céu é o limite.

Junte-se a nós!

Ass: Kim Ferreira de Melo.