ATRIBUTOS DA DIVINDADE-LIVRO DOS ESPIRITOS- DOMINIO PUBLICO
ATRIBUTOS DA DIVINDADE-LIVRO DOS ESPIRITOS- DOMINIO PUBLICO. | ||
10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus? | ||
“Não; falta-lhe para isso o sentido.” | ||
11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade? | ||
“Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. | ||
Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele | ||
o verá e compreenderá.” | ||
A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender | ||
a natureza íntima de Deus. Na infância da humanidade, o homem o | ||
confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; | ||
mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamen- | ||
to penetra melhor no âmago das coisas; então, faz ideia mais justa da | ||
Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme a sã razão. | ||
12. Embora não possamos compreender a natureza íntima de Deus, | ||
podemos formar ideia de algumas de suas perfeições? | ||
“De algumas, sim. O homem as compreende melhor à medida | ||
que se eleva acima da matéria. Entrevê-as pelo pensamento.” | ||
13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, | ||
único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos ideia completa | ||
de seus atributos? | ||
“Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. | ||
Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do | ||
homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às | ||
vossas ideias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, | ||
com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas | ||
perfeições, porquanto, se uma lhe faltasse, ou não fosse infini- | ||
ta, já Ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, | ||
Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar | ||
isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições | ||
que a imaginação possa conceber.” | ||
Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, | ||
também teria sido criado, por um ser anterior. é assim que, pouco a | ||
pouco, remontamos ao infinito e à eternidade. | ||
é imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo | ||
nenhuma estabilidade teriam. | ||
é imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que cha- | ||
mamos matéria. De outro modo, Ele não seria imutável, porque estaria | ||
sujeito às transformações da matéria. | ||
é único. Se muitos deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem | ||
unidade de poder na ordenação do Universo. | ||
é onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano | ||
poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então | ||
não teria feito todas as coisas. As que não houvesse feito seriam obra de | ||
outro Deus. | ||
é soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se | ||
revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabe- | ||
doria não permite se duvide nem da Justiça nem da bondade de Deus. | ||