Minha especialidade: começar coisas novas!
21
1

Minha especialidade: começar coisas novas!

Quem me conhece há pouco tempo, acredita que eu sempre fui um sujeito da tecnologia e marketing digital. Mas isso é recente quando eu penso na minha carreira inteira. Antes da Hotmart, eu passei pelos setores de comunicação de grandes empresa...

Alexandre Abramo
4 min
21
1

Quem me conhece há pouco tempo, acredita que eu sempre fui um sujeito da tecnologia e marketing digital. Mas isso é recente quando eu penso na minha carreira inteira. Antes da Hotmart, eu passei pelos setores de comunicação de grandes empresas das indústrias de siderurgia, metalurgia e automobilismo. Em meu último trabalho, estava liderando um time de inteligência de mercado no segmento imobiliário. Não tinha muito a ver com o meu perfil - sou jornalista por formação, mas aprendi muito no ano e meio que exerci a função. Sofrer fazendo algo que você não sabe pode ser uma grande escola. Essas reviravoltas na minha carreira foram comuns. Mas, na Hotmart, elas viraram rotina! Treze funções em cinco anos. Acha pouco? Vem comigo, que te conto tudo!

A minha chegada na Hotmart foi muito diferente. Quando fui contratado pelo João Pedro Resende, ainda não existia uma vaga para mim. Mas eu queria muito trabalhar na empresa e ele tinha certeza de que eu tinha a cultura da marca e de que valia a pena me dar essa oportunidade. A função? Ela viria com o tempo. Parece um jeito curioso pra contratar alguém, mas o Jota fez isso outras vezes na Hotmart. 

Inicialmente, comecei produzindo conteúdo, porque era o jeito mais rápido de conhecer esse mundo novo. E o Jota, como conhecemos, falou: “Estuda e aprende. Enquanto isso, a gente pensa no que você vai fazer.” Meu foco nesse período foi aprofundar meu conhecimento sobre a internacionalização da marca. Três meses depois, ele me convidou para ser o primeiro vendedor da Hotmart. Até então, o crescimento da empresa era orgânico. Ali ganhei mais um recomeço. O primeiro tinha acontecido quando ele me contratou.

Quando o Jota me chamou pra ser o primeiro vendedor, achei que ele estava “maluco” de verdade. Eu nunca tinha vendido nada, mas comprei a ideia porque acreditava muito na forma que a Hotmart fazia as coisas e tinha a liderança do Fernando, que já tinha feito isso, e sabia o caminho. Demorei três meses para fazer a primeira venda. Enquanto estava no processo, pensava: “eu não sei fazer esse negócio”. Mas, ao mesmo tempo, complementava: “ninguém vai se esforçar mais do que eu para aprender isso aqui.” 

O que eu fiz foi tentar conversar com o maior número de clientes ao mesmo tempo. Cheguei a fazer mais de 80 “calls” em um único dia! Parece absurdo, mas acredite, eu fiz. À medida que fui praticando, aprendi muito. Qual o melhor discurso? O que as pessoas topavam e o que não topavam? O que os convencia e os que não os convencia? Qual o significado dos ‘nãos’ recebidos? A partir disso, comecei a construir os argumentos para poder vender, de fato, a Hotmart para as pessoas. Meu segundo recomeço chegou com muito aprendizado.

Quando começou a dar certo, o Fernando Guimarães, que até hoje é meu líder e meu parceiro na história, me convidou para assumir uma equipe. Se antes eu não tinha vendido nada, agora eu nunca tinha liderado vendedores! Não fazia a menor ideia de qual era o perfil das pessoas que tínhamos que encontrar. E, mais do que isso, quais os processos que tínhamos que ter.

A partir de uma base empírica, criamos um processo em seis meses. Quando terminei, percebi que tínhamos criado algo que já existia. Bastava eu ter lido meia dúzia de livros, que teria ganhado seis meses pra mim e pra empresa. Hoje, quando vou começar qualquer coisa, busco ler o que já existe. Nessa nova virada, eduquei e criei, do zero, um time de vendas. Tudo pronto!

Estes livros poderiam ter me poupado 6 meses. Mas eles são assunto para outro post.
Estes livros poderiam ter me poupado 6 meses. Mas eles são assunto para outro post.

Para não perder o hábito, quando estávamos com a área montada, fui convidado para criar outra, a de Business Development (também conhecida como “Biz Dev”). A pegada era internacional e com a missão de criar produtos e serviços novos. Promovi um profissional para assumir a área nacional e comecei a trabalhar na formação de grandes especialistas, capazes de mudar o rumo do negócio, a partir das demandas que recebêssemos do conselho da empresa.

Olhando para a minha trajetória nesses cinco anos, interpreto todos esses movimentos como oportunidades que me tornaram (e tornam) um cara melhor. Isso só é possível porque temos líderes na Hotmart, e não estou falando de mim não, estou falando dos que estão acima de mim, que acreditam que a gente não precisa ficar travado na função para o resto da vida e que podemos fazer muito mais se tivermos o apoio certo.

Já dormi várias vezes com um time de 80 pessoas e acordei com zero. Já dormi com zero e acordei com 80. Começar coisas novas? Minha especialidade! 

Próxima missão? Diretoria Global de Negócios Estratégicos!

Aproveito ainda para deixar aqui 5 dicas para começar coisas novas ou do zero:

  • Não se apegue a cargos e funções. Cresce mais quem está disponível para fazer coisas novas
  • Não tenha medo de (re) começar sozinha/o
  • Estude, pratique. Pratique, estude.
  • Errou, tenta de novo até conseguir!
  • Confie em você. E agradeça sempre a oportunidade!