Nordeste perde posto de segundo maior polo de consumo e a culpa é porque o estado não ajudou o suficiente, será?
0
0

Nordeste perde posto de segundo maior polo de consumo e a culpa é porque o estado não ajudou o suficiente, será?

Em matéria produzida pelo veículo de notícias Alagoas 24 Horas, eles afirmam que depois de 13 anos, o Nordeste perdeu o posto para o sudeste, essa afirmação deles veio a partir de uma empresa especializada.

Alagoas Libertária
5 min
0
0
Planejado vs Realidade
Planejado vs Realidade

Em matéria produzida pelo veículo de notícias Alagoas 24 Horas, eles afirmam que depois de 13 anos, o Nordeste perdeu o posto para o sudeste, essa afirmação deles veio a partir de uma empresa especializada.

A matéria cita o que vinha ajudando ao nordeste a manter esse posto, era o governo, ela cita que foi graças ao Bolsa Família, política de valorização do salário-mínimo e pela ampliação dos investimentos públicos em grandes projetos.

Vamos tentar descontruir um pouco essa fábula e mostrar que só não está melhor porque o governo se meteu onde não foi chamado.

Começando com o Salário Mínimo, muitos pensam que isso é bom, e o fato que é o contrário, é nocivo aos indivíduos, se uma empresa que é obrigada a pagar no mínimo um valor registrado em lei positivada e o mesmo valor em impostos e penduricalhos criados pela famosa CLT, isso diminui o poder de compra de cada profissional, é sabido que o empresário deve pagar um pouco mais de  1.000 papeis coloridos e terá em gastos os mesmos valores para sustentar o governo, em primeira análise sem roubo (ou imposto como queira chamar) a empresa poderia contratar 2 profissionais com o mesmo valor ou aumentar o salário desse de acordo com o retorno que ele fosse dando.

Outro problema do Salário Mínimo é que desemprega muita gente, como assim desemprega?

Para isso vamos fazer um exercío que pode muito bem se encaixar em algo real.

Imagine que o empresário precisa de um indivíduo sem qualificação para realizar um trabalho que não requer competência, habilidade específica e que esse realize essa atividade 6 horas por dia durante os 5 dias da semana, dentro da cadeia de produção essa atividade que ele exerce gera para empresário 700 reais e ele oferece ao mesmo o salário mensal de 600 reais, veja o mesmo valor que o governo se propôs a dar por um curto espaço de tempo, pelas leis positivadas atuais, paridas pelos burocratas do gordinho que cometeu suicídio e os predecessores, esse empresário estaria cometendo um crime, logo para ele não estar devendo nada a máfia local (município e estado) nem a máfia federal incorrendo o perigo de ser sequestrado, ele não contrata esse indivíduo e resolve pagar coercitivamente o valor definido lá para alguém bem qualificado que irá desempenhar uma atividade não compatível com o mesmo, e esse profissional, eventualmente, ficará insatisfeito porque poderia está fazendo algo melhor e o empregador não pode pagar mais, porque a cada real aumentado ele dobra seu custo. Imagine esse efeito em vários locais, quantos desempregados ou pessoas fazendo bicos, e para muitos que não desejam se qualificar e viver uma vida simples, mendigar é mais válido pois tem mais ganhos.

E podemos observar a prática de contratação de PJ por PJ, como é feito com esses meios jornalísticos, para fugir desse arroubo que é a CLT filha da Carta del lavoro de Mussolini, sim a CLT é de origem fascista.

Outro ponto tratado nessa matéria são os "investimentos" em ASPAS gigantes do governo em obras que são sempre superfaturadas, vocês sabem que todos governantes, vulgo parasitas estatais, vivem para obter lucro, exatamente isso que você leu, eles vivem para ter lucros, em cada eleição cada político desse investem em suas campanhas com seu dinheiro advindo dos fundos partidários, do seu próprio "bolso" e/ou de empresários amigos, e por sua vez esses empresários investem e um ou mais políticos, para que esses quando ganhem contratem eles através de licitações viciadas, pois bem, se ele investiu dinheiro em sua candidatura é óbvio que ele vai querer lucrar assim que assumir, e a melhor forma disso ocorrer é através de obras.

A exemplo o viaduto da PRF que teve em 2016 aporte inicial de 16,7 Milhões e finalizar ele todo com 49 milhões, esses dias foi noticiado que finalizou parcialmente com 77 milhões, imagina quanto será para "finalizar-finalizar".

Óbvio que se fosse executado por empresas privadas para interesses privados, como? Os empresários locais são os mais interessados, entrariam com os investimentos e só quem vive por ali saberia a melhor forma de executar essa obra, e sairia com um custo muito menor, porque é lindo e moral você trabalhar para executar suas atividades com menor valor possível e com a melhor qualidade e no fim obter lucro, porque todo recurso é escasso e só os indivíduos sabem a melhor forma de usar, no fim aumentaria o fluxo de pessoas e vendas aos comerciantes locais. O maior exemplo, quando foi feito essa duplicada maceió região sul, existiam inúmeros negócios "legalizados", isto é, que pagam arrego ao governo para funcionar, e os negócios informais, quando foi feito parte desses negócios sumiram e passou a privilegiar outros que ficaram de mais fácil acesso, para as pessoas que só passam por lá, não percebeu, mas os que vivem sentiram e foram forçados a se realocar em novas posições, já que o estado os tirou de suas propriedades privadas.

E o terceiro ponto citado é o Bolsa Família, é óbvio que pra quem recebe é um alento, mas se o governo gera desempregados, diminui o poder de compra de quem vive em seu território imaginário com CLT, Salário Mínimo, incontáveis leis juspositivadas e pôr fim a inflação, imprimindo dinheiro que em primeira análise é para pagar suas contas ou distribuir com os amigos do rei, gera desempregados e baixo poder de compra, onde as mesmas pessoas que recebem o bolsa família que pode chegar a 375 reais, tenho certeza que há empresários dispostos a pagar o mesmo valor ou superior sem que seja coercitivamente roubado através de impostos, conhecido por todos. E esses indivíduos que receberiam os mesmos 375 ou mais poderia desempenhar um bom trabalho e receber aumento ou gratificações pelo serviço. Claro que todas as partes estão em comum acordo.

A matéria esquece que quem produz riquezas são os indivíduos através de trocas livres, governo ele só expropria e acumula e não ajuda a ninguém além dos que estão nas cadeiras. Governo funciona apenas para os políticos, é um erro pensar que governo ajuda os indivíduos.

Se não tivesse o estado, possivelmente estaríamos produzindo mais produtos e serviços e gerando mais riquezas, e mesmo com o estado no pescoço para garantir o monopólio, o nordeste ainda produz muitas riquezas.