Você pode até não gostar de funk, mas dificilmente não vai conhecer a Kondzilla e principalmente o fenômeno que a holding virou em volta do ecossistema da cultura do funk. A Kondzilla começou como uma produtora de clipes de funk, mas hoje em dia exp
Boa tarde pessoal!! | ||
Eu sou o Gabriel Costa (Mineiro), e essa é a edição #006 da Alavancas: a newsletter semanal com insights de marketing, growth, produto e negócios para te ajudar a encontrar as alavancas de crescimento da sua empresa. | ||
Você pode gostar de funk ou não. Mas não pode negar que a Kondzilla é um dos maiores fenômenos do audiovisual brasileiro e do mundo. | ||
Nesta edição eu trago 3 alavancas de crescimento deles para vocês, além de outros tópicos relevantes: | ||
| ||
🚜 Olha a explosão: Como a Kondzilla virou um fenômeno da música mundial | ||
A Kondzilla começou como uma produtora de clipes de funk, mas hoje em dia expandiu seu portfólio e está divida em 4 BUs: | ||
A Kondzilla Filmes é responsável pelas produções de conteúdo audiovisual. Como os próprios clipes que são postados em seus canal do Youtube, a série recém lançada na Netflix, documentários, comerciais, realities shows. | ||
A Kondzilla Records é a gravadora responsável pela carreira de artistas como MC Kevinho, MC Guimê, Tati Zaqui e MC Kekel. | ||
A Kondzilla.com é o portal de conteúdo sobre o movimento do funk criado pela Kondzilla, que recentemente criou um canal no Youtube com vídeos curtos de entretenimento | ||
Por fim, a Kondzilla Wear é o aproveitamento da força da marca traduzida em uma linha de roupas e acessórios da Kondzilla. | ||
Alguns dados sobre a Kondzilla: | ||
| ||
Estudo de caso | ||
Alavanca 1: Escolha do gênero musical e aposta no mainstream | ||
Com certeza a principal alavanca da Kondzilla foi um conjunto de 2 fatores: | ||
| ||
Escolha do gênero musical no momento certo - O Konrad, no início da empresa, viu uma oportunidade no nicho gigante do funk, após ver um clipe feito pelo celular, em cima de uma laje, batendo com a palma da mão, ter 7M views no Youtube. O Kond, que já estudava audiovisual na época percebeu que, criar clipes para artistas do gênero, com um viés mais voltado para ostentação, poderia dar muito certo… e deu! | ||
Com diversas produções audiovisuais voltadas para os artistas do funk, a produtora começou a se destacar no mercado com o diferencial de trazer a letras das músicas para os clipes: jovens da periferia que “venceram na vida” e ostentavam em mansões de alto padrão, com carros e motos de luxo. | ||
A KondZilla deu visibilidade à periferia de São Paulo, falando a mesma língua e mostrando o estilo de vida, a música, a estética | ||
Outra vantagem a escolha estratégica do Youtube como canal principal de veiculação dos clipes. A plataforma de vídeos estava em ascendência na época, o que ajudou na viralização dos vídeos. | ||
Aproveitar as oportunidades: foi a chave para o desdobramento da empresa, levando-a a atingir o tamanho que tem hoje. | ||
Mainstream - Outra alavanca da empresa surgiu depois do lançamento da música ‘Baile de favela’. A música explodiu e virou um hit na época, mas eles sabiam que ela poderia ter viralizado muito mais se a letra e o clipe tivesse uma linguagem mais leve. | ||
Escalar uma audiência gigantesca no YouTube exigiu suavizar os conteúdos. Com isso em mente, em 2016 eles tirar dos clipes os palavrões, armas e meninas de lingerie. | ||
No começo a Kondzilla foi muito criticada. Porém, no longo prazo essa mudança de linguagem abriu a porta para: | ||
| ||
Em um ano, de 2016 para 2017, o canal decolou de 6 milhões para 22 milhões de inscritos | ||
Um exemplo recente dessas duas alavancas em ação ocorreu durante a pandemia, onde a empresa notou que estava circulando na internet uma brincadeira com a música do MC Fioti “Bum Bum Tam Tam” e a vacina para prevenção do COVID-19, feito pelo Instituto Butantã. | ||
Eles não perderam tempo e chamaram o artista pra criar uma paródia da música e gravar um clipe dentro do Instituto Butantã. | ||
Resultado: O vídeo teve 14M de visualizações e a notícia do lançamento da música se tornou notícia no mundo inteiro e foi a matéria mais lida do The Guardian na primeira semana de janeiro de 2021. | ||
Alavanca 2: A marca Kondzilla e o growth loop no Youtube | ||
A Kondzilla sempre soube o valor de ter uma marca forte, e eles se esforçaram para conseguir isso. | ||
Geralmente as produtoras de vídeo colocam os créditos por suas produções de forma bem discreta, porém, a Kondzilla sempre fez questão de assinar todos os clipes assim que inicia, gerando mais valor para a marca da empresa. | ||
E já nos primeiros anos de trabalho, já assinando os clipes e postando em seu próprio canal, as produções começaram a dar tão certo, que o nome KondZilla começou a ascender e se tornar uma referência no mercado. | ||
No fim do dia, o Konrad queria que a Kondzilla estivesse associada a todos os sucessos. | ||
Com essa estratégia, eles criaram um growth loop de UGC (User Generated Content), ou seria melhor, Artist Generated Content? Da uma olhada na imagem abaixo: | ||
A Kondzilla criou um ciclo virtuoso onde todos saem ganhando: | ||
| ||
Após esse ciclo, a marca da Kondzilla estava ficando cada vez mais forte no meio do funk, e até maior que o nome de alguns MCs mais famosos. | ||
A escolha dele de criar uma vertical de funk onde todo mundo queria estar gerou um ciclo virtuoso fantástico. | ||
Alavanca 3: O ecossistema completo do funk | ||
Depois de um tempo, a Kondzilla já estava consolidada no mercado de clipes de funk. Já era o maior canal do Youtube no Brasil. Viu oportunidade de expandir suas operações para outras verticais. O Konrad tinha como objetivo transformar a Kondzilla de uma simples produtora de clipes para um ecossistema completo do funk. | ||
O YouTube nos trouxe até aqui e é muito importante na nossa estratégia, cada vez mais estamos diversificando e nos consolidando em diversas frentes como uma companhia de multiplataformas, sempre inovando e em linha com as tendências do mercado audiovisual e musical | ||
Kondzilla Records - Aqui foi onde eles quiseram levar a parceria com os artistas para outro nível criando uma gravadora que gerencia a carreira de mais de cem artistas, tais como Lexa, Kevinho, MC Kekel, MC Lan, entre outros. | ||
Muitas vezes os empresários contratavam a Kondzilla e quem era dono da música sempre foi o empresário. Porém, a Kondzilla já tinha o mercado, fazia sentido a organização ser dona de artistas também e dar mais destaque para a marca, desdobrando-a em produtos. | ||
A principal vantagem são todos os artistas estarem no mesmo canal, onde está também a audiência de todos os públicos. Isso deu muito certo para a visibilidade na hora de contratar, aproveitando o ciclo virtuoso. | ||
Em um mercado que não estava estruturado, o Kond criou a estruturação, trazendo o funk e o digital como negócio em outros níveis. | ||
Kondzilla Filmes - A Kondzilla sempre foi excelente em produções audiovisuais. Com isso em mente, eles decidiram não se restringir apenas a caixinha de clipes no Youtube e fizeram algumas apostas: | ||
Criaram uma série para a Netflix chamada Sintonia que já está na 2ª temporada e já foi premiada com o Grande Otelo, a mais premiação mais importante do audiovisual no Brasil, feita pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. | ||
uma curiosidade é que a música tema da série, foi lançada no canal da Kondzilla e atualmente já possui pouco mais de 84M views | ||
Outras apostas da empresa foram: | ||
| ||
Kondzilla.com - Como venho dizendo, o Konrad sempre quis que a Kondzilla fosse mais que uma produtora de clipes de funk, mas sim um ecossistema completo que representasse essa cultura da periferia. | ||
Foi com esse pensamento que eles criaram um portal de conteúdo sobre temas relacionados ao mundo do funk. A Kondzilla entendeu que tinha uma audiência gigante e uma marca forte, e era hora de gerar valor para ela e se comunicar com ela através de outros meios. | ||
Dentro do portal, você encontra matérias, notícias, novidades do mundo, top N alguma coisa, agenda de eventos. Mas algo que achei interessante é que uma vez que eles geram valor para sua audiência através do portal, eles conseguem fazer a ponte para outros verticais da empresa, como a divulgação de um artista que lançou um clipe no canal da Kondzilla: | ||
Kondzilla Wear - Eles também aproveitaram a força da marca para criar uma linha de roupas e acessórios. | ||
Curiosidade: 1M inscritos sem postar nenhum vídeo | ||
Um fato curiosos foi o portal Kondzilla. Uma iniciativa da Kondzilla.com que tinha como objetivo abordar, em um canal do Youtube, o comportamento do jovem de favela, sempre com relevância e alinhados com o discurso desse público. | ||
Acontece que eles tiveram uma estratégia de lançamento curiosa. Eles anunciaram o canal mas decidiram que só iriam começar a postar vídeos depois que o canal atingisse a marca de 1M inscritos. | ||
E assim eles conseguiram! O canal foi o primeiro da américa latina a alcançar 1M inscritos sem nenhum vídeo postado. | ||
Deep Growth: André Izidro | ||
Se você gostou dessa edição da Alavancas ou tem mais interesse em saber sobre growth na indústria da música, esse episódio do deep growth é imperdível. Nele, o André Izidro, na época head de marketing na Kondzilla, bate um papo comigo e com a Tahi sobre o crescimento dessa empresa que virou um fenômeno do mundo do funk, além é claro de outros assuntos relacionados ao mercado da música. | ||
Resumo | ||
Escolha do gênero musical e aposta no mainstream - O crescimento da Kondzilla foi marcado pela escolha do gênero do funk no momento certo (quando o estilo musical estava começando a crescer) e alguns anos depois, optar por uma linguagem mais limpa, para reduzir a fricção na negociação com marcar e principalmente para que as músicas fossem mais longe, viralizando mais. | ||
A marca Kondzilla e o growth loop no Youtube - A marca da Kondzilla acabou ficando muito forte, e um dos fatores foi o growth loop que eles criaram em cima dos clipes postados. 1. Novo artista lança clipe > 2. Clipe viraliza no canal da Kondzilla > 3. Mais artistas consideram lançar seus próximos clipes no canal da Kondzilla. | ||
O ecossistema completo do funk - Depois de um tempo, a Kondzilla já estava consolidada no mercado de clipes de funk. Já era o maior canal do Youtube no Brasil. Viu oportunidade de expandir suas operações para outras verticais. O Konrad tinha como objetivo transformar a Kondzilla de uma simples produtora de clipes para um ecossistema completo do funk. Com isso, eles dividiram a empresa em 4 verticais: Kondzilla Records, Kondzilla Filmes, Kondzilla.com e Kondzilla Wear. | ||
💡 CAC e LTV: Domine essas importantes unit economics | ||
O que são | ||
CAC - O CAC é o Custo de Aquisição de Cliente. Ou seja, toda vez que você faz qualquer investimento em marketing para fazer uma pessoa se tornar um cliente (cliente é quem te paga por algo, diferente de um usuário, que não necessariamente paga), esse valor conta para compor o seu custo de aquisição de cliente. | ||
De forma resumida, o CAC é todo o valor que você investiu em um período dividido pela quantidade de novos clientes que você conseguiu trazer nesse período. | ||
CLTV - O CLTV (Customer Lifetime Value), também conhecido como LTV, é o valor que o cliente te gera de receita ao longo da vida dele como seu cliente. | ||
Vamos supor, com o mesmo esquema anterior, que eu entrei na sua loja, gastei 10 reais e no mês seguinte fiz uma compra de 100 reais. Isso quer dizer que o meu CLTV é de R$110, até esse momento. Depois disso eu parei e nunca mais fiz compras na loja. Já o Gabriel fez uma compra de 20 reais uma vez por mês durante um ano inteiro, fazendo com que o CLTV dele fosse R$240 (12x R$20). | ||
Quando você pega diferentes clientes, a quantidade de vezes que eles compraram, soma tudo e divide pela quantidade de clientes dentro de um período você tem o seu CLTV médio. | ||
As unit economics super importantes | ||
Essas duas métricas combinadas são muito importantes para o seu negócio porque é preciso entender que o valor do cliente precisa ser maior que o custo. Ou seja, o CLTV sobre o CAC tem que ser pelo menos 1, para empatar os custos de marketing com as receitas. Quando essa proporção está abaixo de 1, quer dizer que você está gastando uma quantia maior para trazer o cliente do que o valor que ele te gera. | ||
Há algumas exceções, como por exemplo quando o tempo de payback é maior ou a empresa está num momento de crescimento explosivo, então nesses casos esse equilíbrio não é essencial. | ||
Depois que você pelo menos fica no zero a zero, seu objetivo deve ser otimizar mais e tentar chegar a um CLTV/CAC de pelo menos 3. Isso significa que a cada 1 real que você investe, você tem R$3 de faturamento. | ||
“Ah, mas então estou indo super bem, porque aqui o CLVT/CAC tá em 50.” | ||
Isso pode ser um problema. | ||
Você provavelmente está desperdiçando alguma coisa, porque a proporção é muito grande, então você pode estar muito nichado e falando com um público muito pequeno, sua receita poderia ser bem maior com um CLTV/CAC mais equilibrado. | ||
O que você quer fazer, nesse caso, é testar outros canais e expandir o seu investimento. Você vai trazer o CLTV/CAC com uma taxa menor, mas vai impactar muito mais gente, trazer muito mais cliente para a base. | ||
🛠️ 2 ferramentas para criar dashboards incríveis | ||
Metabase | ||
É uma ferramenta open-source que permite com que você integre diversas fontes de dados de origens diferentes e então realize consultas no banco de dados e crie dashboards que são atualizados em tempo real. | ||
Data Studio | ||
Se você nunca criou um dashboard antes e está começando a analisar seus primeiros dados agora, recomendo o Data Studio, ele é grátis, é fácil de usar e possui milhares de integrações de fontes de dados. Para ter ideia, você pode começar a criar o seu dashboard com dados que você coloca em uma planilha do Google Sheets | ||
🎓 Cultura de times de growth de alta performance | ||
Brian Balfour descreve os 5 princípios que ele utilizou para guiar o processo de criação e desenvolvimento do time de Growth que ele implementou na HubSpot e em outras empresas. O primeiro destaca o aprendizado constante como uma vantagem no mundo do Growth e é definido como o mais importante: "Be the best at getting better". | ||
Os outros 4 princípios são: procure uma estratégia de growth original e autêntica; a matemática e as métricas não mentem, mas também não nos diz tudo; foco é essencial; o Growth nunca acaba. | ||
🙂 Fim | ||
Com isso chegamos ao fim da 6ª edição! | ||
Como eu sempre falo, não adianta muito só ler. Minha sugestão de próximos passos: | ||
| ||
👋 Até 2ª-feira que vem! | ||
Gabriel Costa (Mineiro) | ||
Aaaaah, não poderia me esquecer de algo tão importante! 👀 | ||
💰 Momento jabá | ||
Essa newsletter é feita pela GLA - Growth Leaders Academy. A GLA é a plataforma de educação em Growth mais completa e acessível do mercado, onde você aprende e se conecta com os melhores profissionais. | ||
Tudo isso por R$49,90/mês. Uma bagatela. | ||
Algumas coisas que você vai encontrar lá dentro: | ||
Cursos: atualmente contamos com 3 cursos na plataforma. Growth para Iniciantes; Rotinas e Experimentos em Growth e Product-led Growth. Mais em breve! | ||
Aulas com especialistas: aulas sobre diversos temas para ajudar os profissionais com desafios do dia a dia como Branding, PR, Finanças para Startups, Marketing por Indicação, etc.. | ||
Gringo Talks: entrevistas com profissionais de growth com atuação fora do país. Tudo para que você aprenda as melhores práticas de growth do mundo. | ||
Growth Talks: aulas e bate-papo ao vivo todo mês comigo e o Gabriel (Mineiro). Além de conteúdo, uma conversa para debater os maiores desafios dos membros da nossa comunidade. | ||
Fórum e grupo de WhatsaApp: onde todo mundo conversa, se conhece e tira-dúvidas. Definitivamente o espaço mais valioso e onde nossa comunidade mais se ajuda! |