Richarlison: o jovem que está fazendo a diferença dentro e fora dos gramados
0
0

Richarlison: o jovem que está fazendo a diferença dentro e fora dos gramados

Por Riva / 25 de novembro de 2022 / sexta-feira / 13h00

Redação
3 min
0
0
Email image

Por Riva / 25 de novembro de 2022 / sexta-feira / 13h00

Que o Brasil é o país que mais revela grandes jogadores no mundo nós já sabemos. Difícil mesmo é encontrar jogadores – principalmente os que já estão independente financeiramente – que abracem causas sociais e humanitárias. Estou fazendo esse questionamento porque a maioria só rompe o silêncio quando estão aposentados e não tem mais compromissos com a imagem do clube que joga, com a seleção brasileira e patrocinadores. A subserviência é tão grande que quando surge um jogador como Richarlison nós ficamos surpresos e esperançosos.

Os dois gols que Richarlison marcou contra a Sérvia foi menos importante do quê tudo que ele já fez e continua fazendo pelas classes menos favorecidas economicamente. Isso não significa que os gols não foram importantes – inclusive, o segundo gol foi de placa – e que teremos um novo gênio do futebol brasileiro. Afinal, a carreira de Richarlison está apenas iniciando e não sabemos o que pode acontecer no futuro.

Richarlison e Vinícius Júnior podem puxar uma fila de jogadores que vieram da periferia e estão prontos para fazer a diferença dentro e, principalmente, fora de campo. Com a exceção do chato e insuportável “menino Neymar”, termos uma geração mais carismática e humanista é muito importante para os jovens que estão buscando um mundo melhor e precisam de referências positivas. Uma geração que pode e deve usufruir dos bens materiais – carros, casas, iátes,….. – sem perder a humildade.

A lista de ações humanitárias que Richarlison já fez e continua fazendo é grande. Criou um time de futebol em Nova Venécia-ES, financiou pesquisas para a vacina contra a Covid-19, usou da própria imagem para incentivar as pessoas a se vacinarem, se manifestou sobre o apagão que afetou o Amapá, comprou e enviou cilindros de oxigênio para Manaus no pico da pandemia, luta contra as queimadas no Pantanal, protestou contra a morte de George Floyd, luta contra o racismo, pede comida na mesa do povo, pede educação para as crianças que menos têm condições financeiras, cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, faz questão de reiterar que pelo muito que já passou na vida não pode fechar os olhos quando a coisa fica ainda mais complicada para os pobres, destina parte do seu salário para causas sociais,……

O garoto que vendia picolé para ajudar nas despesas da humilde casa e sonhava em jogar futebol, já ganhou o prêmio Community Champion da Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA). Prêmio referente as ações beneficientes que Richarlison participa diretamente.

Parabéns para Richarlison e todos que de forma direta ou indireta lutam por um mundo melhor.