Loading...Loading...
35

Fortaleza e Ceará: dois clubes em ascensão no futebol brasileiro

By Alex Barbosa

Last update at 06/09/20211 Min.

Nao é a toa que os dois clubes cearenses, disputam uma vaga nas oitavas de final, da competição mais lucrativa em premiações, do futebol nacional. Modelos de gestão e com elencos enxutos e comprometidos, ambos almejam e podem alcançar voos mais altos. E o duelo nao é somente em campo. Tambem o é no campo da propriedade comercial. Hoje o Vozao conta com um número de sócio torcedor maior que o do Tricolor do Pici. Sendo 10 mil a mais. E em alta, mesmo em tempos de pandemia. No ultimo dia 5, dia mundial do meio ambiente, o Fortaleza se tornou o primeiro clube do Brasil a ter em seu planejamento estratégico. A idéia é buscar o uso da imagem do clube na divulgação das ações socioambientais propostas pelo projeto e na divulgação dessa cultura, transformando o Fortaleza, referência nesse modelo no país e no exterior.
Tudo isso relata no campo. No Campeonato Brasileiro passado, o Ceará terminou a frente do Fortaleza na 11a. posiçao, se classificando para a Sulamericana subsequente. Enquanto no Cearense de 2021, o Tricolor se tornou tricampeão em cima do mesmo Ceará. Três vitorias seguidas sobre o rival. E lembrando que levou o Brasileiro da Série B em 2018 com duas rodadas de antecedência.
Hoje, representando o Nordeste no cenario nacional, os dois rivais do estado do Ceará, trabalham para serem os mais exitosos em resultados esportivos. E vão bem nesse quesito. São tao antagonistas, que até os modelos de jogo são bem diferentes. Enquanto o Vozao, treinado por Guto Ferreira prefere um jogo mais reativo, de contra ataque a espera do adversário, o Tricolor propõe jogo, a base de muita velocidade dos seus atacantes, dominio da posse de bola sob o comando do técnico argentino, Juan Pablo Vojvoda.
A aguardar pelo progresso e crescimento, nao somente de Ceará e Fortaleza, mas de todos os clubes nordestinos. Que buscam seu lugar ao Sol, no cenario do futebol brasileiro.