Economias globais e como tudo vem afetando a Web3 | Newsletter Alma DAO
0
0

Economias globais e como tudo vem afetando a Web3 | Newsletter Alma DAO

Hoje vamos comentar sobre como a economia mundial está se movimentando, após uma semana de divulgação, já conseguimos ver uma luz mais clara no final do túnel? 

Alma DAO
10 min
0
0

Fala, Builders!

Seja bem-vindo a mais uma edição da Newsletter da Alma DAO, feita para todos vocês, empreendedores, entusiastas e atuantes do mercado Web3. Aqui trazemos os assuntos mais importantes do momento, deixando todos vocês atualizados sobre as principais novidades do mercado.

Hoje vamos comentar sobre como a economia mundial está se movimentando, após uma semana de divulgação, já conseguimos ver uma luz mais clara no final do túnel? 

Tivemos ontem a divulgação do COPOM sobre o juros Brasileiro e também falaremos sobre como os governos e fundos de investimentos estão querendo colocar o seu pézinho no mundo Web3. 

 Bora juntos falar sobre? 

Juros no mundo

Não é novidade para ninguém que após a pandemia do COVID-19, todas as economias mundiais estão tentando se recuperar e com objetivo de retornarem a números pré-covid. Na última semana tivemos diversas movimentações, como Banco Central Europeu elevando a suas taxas de juros e os EUA paralisando o mesmo movimento.

Com isso, já conseguimos refletir sobre qual o cenário para os próximos meses do mercado, comentando sobre as economias e como tudo isso irá atingir o mercado de Web3.

Jerome Powell, Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos
Jerome Powell, Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos

Pausa nos aumentos do FED

Na última semana, tivemos a maior economia do mundo, os Estados Unidos da América, paralisando os aumentos de juros após 10 aumentos seguidos ao longo dos últimos meses. A decisão vai muito de encontro com o que todo o mercado esperava, 97,7% do mercado apostava na manutenção da taxa, enquanto apenas 2,3% previam uma nova alta de 25 pontos-base.

"Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica segue crescendo em ritmo modesto. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação continua elevada" - disse o FED em comunicado.

A pergunta que ainda fica para todo mercado é: Será uma pausa temporária ou teremos uma diminuição dos juros a partir de agora?

O Fomc ainda prevê juros na faixa de 5,6% ao final de 2023, logo, haveria espaço para mais dois ajustes de 25 pontos-base na taxa. Ao final de 2024, a projeção é de juros em 4,6% e de 3,4% em 2025, com isso, tudo indica que teremos um 2023 ainda mais morno para todo o mercado e os motores só serão reativados em 2024 com a possível queda dos juros.

A inflação vai ser contida?

Essa grande movimentação de 10 aumentos consecutivos do FED se dá principalmente pelo aumento da inflação nos últimos anos, o que ao contrário do Brasil, os EUA não possuem uma meta anual de inflação e sim uma margem em que eles se propõem em manter a moeda. 

O objetivo do Fed é aplicar uma política monetária que reduza a inflação à casa dos 2%, marca que não é atingida desde fevereiro de 2021, desde então, a inflação aumentou continuamente e agora está em torno de 4%, com as taxas de juros subindo a partir de março de 2022 até então.

Em apresentação ontem, 21/06, no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes, Powell defendeu a estratégia de reduzir o ritmo de aperto monetário aos poucos, o presidente do FED comparou que, como um carro que se aproxima de seu destino, é natural reduzir a velocidade das altas de juros. Com isso, todo o mercado deve ficar atento às movimentações da maior economia do mundo para o atingimento da meta inflacionária. 

Europa e resto do mundo

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu na última quinta-feira (15) manter o ritmo de aperto, optando por uma alta de 25 pontos-base em suas taxas de juros. A taxa subiu para 4,0% . Essa foi a oitava alta consecutiva de juros praticada pela autoridade monetária, que ficou dentro do previsto no consenso Refinitiv de analistas.

Já na ásia, o Banco Central Chinês (PBoC) cortou sua principal taxa de juros em 10 pontos-base. Alguns economistas, porém, esperavam um corte mais agressivo, de 15 pontos-base, em um momento em que a recuperação da segunda maior economia do mundo dá claros sinais de desaceleração.

Hoje, 22/06/2023, é a vez do Banco Central da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) tomar sua decisão e a expectativa é de uma nova elevação, na mesma magnitude, o que elevaria a taxa dos atuais 4,50% para 4,75%.

E o Brasil?

Ontem, 21 de junho de 2023, tivemos a quarta reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central Brasileiro e mais uma vez foi decidido manter a taxa de juros em 13,75%, com essa reunião, se torna a sétima vez que o comitê decide não alterar a taxa. 

A decisão veio dentro do esperado pelos economistas, sabíamos que 94% da base pesquisada acreditava em manutenção, ou seja, manter a taxa no mesmo patamar. A grande pergunta que os brasileiros ficam agora é: quando os juros irão cair? 

Hoje o Brasil é a economia com maior juros real no mundo, ou seja, o país que mais paga juros a investidores para que o dinheiro esteja ativo dentro da economia. No momento em que os juros começarem a cair, a saída de investidores internacionais pode fazer com que o dólar volte a subir e diminua a liquidez do mercado.

Isso também afeta diretamente o dia a dia do brasileiro, os juros mais baixos trarão alguns benefícios como a volta da facilidade ao crédito e a movimentação de investidores nacionais ao mercado de risco. Vale lembrar que a baixa dos juros faz voltar o grande fantasma da inflação que sempre temos de estar atentos. 

Como tudo isso afeta o mundo Web3?

Após essa enxurrada de informações e fatos sobre as economias mundiais, conseguimos traçar alguma lógica para o movimento dos próximos meses.

Como sabemos, o mercado Web3 é uma tendência que vem se provando desde a virada da última década e com ele os projetos vêm ganhando seu espaço. Mas é inegável dizer que o dinheiro de investimento de fundos e investidores institucionais é essencial para o alavancamento do nosso setor, assim, a queda dos juros mundiais e melhora da economia traria um fluxo para todos os projetos que vem se destacando.

Além da possível melhora da economia para os próximos meses, estamos acompanhando cada vez mais a inclusão do mundo Web3 no nosso dia a dia, como por exemplo: regulamentação governamental, adoção de empresas tradicionais de diversos setores e acesso facilitado para o grande público. Isso tudo só faz com que projetos de NFT’s, criptomoedas, Inteligência Artificial e outras diversas inovações, ganhem mais o seu espaço.

Por fim, a mensagem que fica é: Devemos continuar a trabalhar e focar no longo prazo. 

A revolução da Web3 é muito falada como uma revolução silenciosa, mas já conseguimos afirmar que essa revolução silenciosa está sendo discutida nos maiores governos mundiais e nas grandes empresas, como Nike, Starbucks, Twitter e entres dezenas de outras gigantes. Isso tudo faz com que o progresso do setor continue avançando de forma cada vez mais exponencial.

E se você é um builder e está procurando uma comunidade que realmente viva o mundo Web3 no seu dia a dia, conte conosco nessa construção e em dividir essa jornada. 

Entre na nossa lista de espera para fazer parte da nossa comunidade no Discord, clicando aqui.


Resumo de notícias

ETF de Bitcoin da BlackRock renova otimismo do mercado e desencadeia nova onda de pedidos de registro

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo deu entrada no seu pedido de lançamento de ETF lastreado em Bitcoin no dia 15 de junho para a SEC (Comissão de Valores Mobiliários Americana), a gestora propôs um "acordo de compartilhamento de vigilância" com os mercados futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME), isso por que a reguladora já recusou diversos outros pedidos parecidos, mas com essa cláusula os reguladores observam que a CME "monitora abrangentemente as condições do mercado de futuros e os movimentos de preços em tempo real e de forma contínua, a fim de detectar e prevenir distorções de preços, incluindo distorções causadas por esforços manipulativos."

Essa nova abordagem pode facilitar a aceitação da SEC, já que os principais motivos de recusa dos pedidos eram preocupações relativas a possíveis fraudes e manipulação de mercado, utilizando assim a Chicago Mercantile Exchange (CME), esse risco seria diminuído.

Outras empresas já estão seguindo a mesma metodologia da maior gestora de ativos, WisdomTree, fundo de gestão de ativos sediado em Nova York, é a mais nova empresa de investimentos a fazer um pedido de registro para um ETF de Bitcoin.

Embora a SEC ainda não tenha aprovado um único ETF de Bitcoin à vista, o analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, respondeu ao seu tweet sobre o arquivamento da WisdomTree, afirmando: "BlackRock é um recém-chegado a esta corrida. Eu dei vida a ela", disse ele. 

Além da atividade recente da WisdomTree, circulam rumores de que a Fidelity, uma gestora de ativos que administra trilhões de dólares, também pode estar tentando capitalizar com o novo entusiasmo pelos ETFs spot de Bitcoin. 

Veja a matéria completa clicando aqui.

Decreto define Banco Central como regulador de criptomoedas no Brasil

O Governo Federal Brasileiro divulgou um decreto no último dia 14/06, nomeando o Banco Central como o regulador responsável por supervisionar as empresas de criptomoedas no Brasil.

O Banco Central do Brasil será responsável por "regulamentar, licenciar e supervisionar os provedores de ativos virtuais" no Brasil, a menos que os ativos virtuais se qualifiquem como valores mobiliários e o regulador permanecerá com a CVM.

Com este decreto, o Banco Central iniciará uma fase conhecida como regulação extralegal, durante a qual estabelecerá regras específicas para operar negócios de criptomoedas no Brasil. O principal objetivo do Marco Legal das Criptomoedas é combater a atividade criminosa envolvendo criptoativos, incluindo a lavagem de dinheiro, e criar mecanismos de proteção aos investidores para aumentar o escrutínio das empresas que operam neste setor. 

Veja a matéria completa clicando aqui.

Deutsche Bank entra com pedido na Alemanha para realizar custódia de criptoativos

O Deutsche Bank, o maior banco da Alemanha e um dos maiores do mundo, solicitou uma licença para fornecer serviços de custódia de criptomoedas aos reguladores alemães. A decisão marca a entrada de outro player tradicional do mercado no espaço de ativos digitais. 

O Deutsche Bank está “expandindo seus negócios de custódia e ativos digitais”, disse David Lin, chefe de banco comercial do Deutsche Bank. O objetivo dessa licença é expandir as operações do banco e gerar mais receita por meio das taxas cobradas de seus clientes. 

Recentemente, uma filial do Deutsche Bank em Singapura concluiu uma fase de prova de conceito do Projeto DAMA (Digital Assets Management Access), projetado para facilitar o gerenciamento de fundos digitais que investem em títulos tokenizados. 

Com a novidade, os investidores institucionais poderiam ingressar no fundo por meio da cunhagem direta de tokens, através de um agregador de uma corretora de criptomoedas descentralizada ou por meio de um mercado integrado.

Veja a matéria completa clicando aqui.


Memes da news 

Milky road Newsletter
Milky road Newsletter
Instagram @criptomemebr
Instagram @criptomemebr

Nos vemos na próxima newsletter!

A Alma DAO conecta líderes e pessoas com ideias transformadoras para revolucionar o futuro da tecnologia. Acreditamos que a adoção de tecnologias Web3 levará a sociedade para um futuro com mais transparência, privacidade de dados e valor para quem cria. 

Por isso, conectamos criadores, empreendedores, visionários, desenvolvedores, investidores e entusiastas Web3 que querem fazer parte dessa mudança através de projetos, conteúdos, parcerias e muito mais…

Acompanhe a Alma no Instagram, Twitter, LinkedIn e compartilhe esta newsletter para quem deseja aprender mais sobre o universo da Web3 e fazer parte desta mudança!

Não deixe de conferir nosso podcast! Do learning ao expert, o Web3Cast apresenta como empreendedores e especialistas estão construindo negócios dentro da web3.